CHECKLIST:
Tudo o que você precisa fazer antes de começar uma estratégia de Marketing Digital.

Tempo de leitura: 9 min

INTRODUÇÃO

Em relação às estratégias de comunicação que vêm sendo utilizadas pelas empresas para alcançar cada vez melhores resultados, é incontestável o espaço (e investimento) que o marketing digital tem tido nesse processo.

Uma boa presença digital pode destacar seu negócio de seus concorrentes, alcançar seu público nos espaços que eles estão e se relacionar com os consumidores com a mensagem certa no momento exato. Mas, para que tudo isso funcione, é preciso ter um bom planejamento.

Planejar as estratégias que serão utilizadas por sua empresa no meio digital é o que irá garantir a utilização eficiente dos recursos disponíveis e diminuir a possibilidade de cometer erros.

Entretanto, muitas empresas e profissionais ainda têm dúvidas sobre como construir um plano estratégico de marketing digital. Por isso, criamos esse checklist com tudo o que você precisa saber para criar seu planejamento de marketing digital.

DEFINA SEUS OBJETIVOS

Para começar: pense nos objetivos de sua empresa. Que resultados você deseja alcançar? Ter mais visitas em seu site? Aumentar as interações nas redes sociais? Conquistar mais leads? Vender mais?

Somente sabendo onde você quer chegar é que pode planejar ações focadas para atingir os resultados esperados. Não é possível criar um planejamento sem saber o que se espera alcançar no final. Com isso, você evita gastar tempo e dinheiro em ações que não irão trazer o retorno deseja.

Por isso, pense bastante sobre as reais necessidades da sua empresa para o momento em que se encontra e defina suas prioridades. Os objetivos devem ser possíveis de serem alçados e mensuráveis. Tente ser bastante realista ao escolhe-los.

CONHEÇA O PÚBLICO QUE VOCÊ DESEJA ALCANÇAR

Agora que você definiu seus objetivos, é hora de conhecer o público que você deseja alcançar.

Comece levantando as informações sobre o perfil de sua atual audiência e clientes. Utilize o Google Analytics para descobrir as características comuns de quem acessa seu site, avalie as informações a respeito de seus seguidores nas redes sociais e verifique o perfil de seus clientes.

A maioria é mulher ou homem? De qual faixa etária? Onde trabalham e qual cargo ocupam? Quais meios de comunicação e redes sociais mais utilizam? Quais seus principais interesses? Quais suas maiores dificuldades? Como sua empresa pode ajudá-los?

Para te ajudar a responder essas perguntas, você pode realizar pesquisas diretas com seus clientes ativos, avaliar informações pessoais e o histórico de interações de seus leads com sua empresa ou divulgar formulários on-line para que seus seguidores nas redes sociais e seus contatos de e-mail possam responder.

Com base em todas essas informações, crie buyer personas, personagens fictícios que representam seus clientes ideais e pessoas que têm mais chances de fechar negócio com sua empresa. Quanto mais detalhes sobre a personalidade dessas personas você criar, mais assertiva e pessoal sua comunicação será.

 

ANALISE SEUS CONCORRENTES E O MERCADO

Conhecer o mercado que sua empresa está inserida, saber quem são seus concorrentes e analisar as ações de marketing digital que eles realizam é um passo importante para um planejamento estratégico.

Dessa forma, você pode avaliar pontos positivos e negativos da presença digital de outras marcas de seu segmento de atuação e verificar o que tem dado certo ou errado para os consumidores desses produtos. Além disso, você pode encontrar oportunidades de negócios que ainda não estão sendo exploradas pelo mercado e sair na frente de seus concorrentes.

ESCOLHA OS CANAIS QUE MAIS SE ADEQUAM AO SEU PÚBLICO

Com base em suas personas, é hora de escolher os canais pelos quais você irá se relacionar com seu público.

No meio digital, existem muitas formas e canais para falar com os consumidores. Você não precisa – e nem deve – estar em todos eles ao mesmo tempo. Se você fez bem a lição de casa, sabe onde seus clientes mais estão. Invista seus esforços (e recursos) nessas plataformas.

Entenda a especificidade de cada canal. O Instagram, por exemplo, é feito para imagens. Sendo assim, é preciso ter uma comunicação visual atraente para impactar seu público nessa rede. O LinkedIn pode não ter o alcance do Facebook, mas com certeza te dará mais visibilidade diante de parceiros de negócio e outras empresas. Se esse for seu público, invista.

Se você já possui um site e blog, dedique um tempo especial para analisá-los. Esses canais são o ponto principal de sua presença digital e merecem bastante atenção e cuidado. Avalie como é a experiência do usuário nessas plataformas e tente torná-la a melhor possível para que seu visitante sempre volte e avance na jornada do consumidor.

Compreender as características específicas e escolher a melhor forma de utilizar de cada um dos canais para divulgar sua mensagem podem determinar o sucesso de suas ações de marketing digital.

DEFINA SUAS MÉTRICAS

Para saber se você está no caminho certo para atingir os objetivos que você traçou no início do plano, é preciso que você escolha as métricas que irá utilizar para verificar se suas ações em cada canal estão tendo sucesso ou não.

Quanto mais cedo você detectar que uma ação não está tendo os resultados esperados, mais rápido poderá agir para ajustar seus rumos e evitar impactos negativos para o seu negócio ou gastos desnecessários.

Algumas das métricas mais importantes que devemos ter em nosso radar são:

 
ROI (Retorno sobre investimento):

Essa métrica mostra o valor que sua empresa consegue gerar a partir de um determinado investimento.

Para calculá-la, subtraia da receita total gerada todos os custos da campanha. Em seguida, divida esse resultado pelo custo da campanha. Multiplique o valor final por 100 e você terá a porcentagem.

Exemplo:

Realizamos uma campanha com custo total de R$ 10 mil. A receita gerada no período que ela foi veiculada foi de R$ 100 mil.

ROI = (100.000 – 10.000) / 10.000

ROI = 9

9 x 100% = 900%

Ou seja, no exemplo dado, o retorno sobre investimento da campanha foi de 900%.

Com isso você saberá se o investimento que tem feito em determinada ação ou canal tem gerado um retorno positivo para sua empresa. Assim, você pode investir em ações que gerem o melhor custo x benefício para o seu negócio.

 
CAC (Custo por aquisição de cliente):

Com o CAC você determina o valor médio que sua empresa investe para conquistar um cliente, desde o momento de atração até a finalização da compra.

Você precisa ter o máximo de informações sobre tudo o que envolve o ciclo de venda da sua empresa, como salários da equipe, comissões de venda, custo de ferramentas, gasto com anúncios, valores de campanhas, etc. Dessa forma, ele será o mais próximo do real possível.

Para calcular o CAC, divida a soma dos investimentos para conquistar um cliente pelo número de clientes adquiridos em um determinado período.

Com isso, você poderá investir em ações que tragam mais clientes por um custo mais atrativo.

 
Ticket médio:

É o valor médio que um cliente gasta com você em uma venda. Para calculá-lo, divida a soma das vendas geradas em um período pelo número de clientes que realizaram essas compras.

Além dessas, outras métricas que podem ser acompanhadas são: taxa de conversão; custo por lead; visibilidade, engajamento e influência nas redes sociais; visitas ao site, pageviews, sessões, tempo médio de navegação e taxa de rejeição. Escolha as que tem mais relação com seus objetivos.

É importante definir também quem irá realizar o acompanhamento e análises dessas métricas e com qual frequência.

 

PLANEJE SEU CONTEÚDO E DEFINA UM CRONOGRAMA

Em Inbound Marketing, uma das principais premissas para o sucesso de qualquer estratégia é oferecer o conteúdo certo, para a pessoa certa, no momento certo de sua jornada de compra. Para isso, você precisa criar conteúdos de qualidade e que ajudem de fato seu público a resolver problemas.

Entenda o caminho que um visitante do seu site faz até se tornar um lead e, futuramente, um cliente. Que tipos de conteúdo ele procura em cada etapa? Planeje a criação de artigos para seu blog, posts em redes sociais e e-mails marketing que ajudem a levar seu visitante a se tornar um cliente.

Monte um cronograma de publicações que integre todos os canais que você pretende utilizar. Organize a divulgação de sua comunicação de forma inteligente, considerando como cada mensagem deve funcionar melhor em cada plataforma e qual o melhor horário e frequência para postagens.

ACOMPANHE SEUS RESULTADOS E REALIZE TESTES

Com tudo estabelecido – seus objetivos, público, métricas e conteúdo – finalmente você colocou seu planejamento de marketing digital para funcionar. Mas, se você acha que esse é fim? Está muito enganado.

Agora é hora de acompanhar os resultados de cada ação. Verificar se elas estão tendo o retorno esperado e corrigir o curso quando for necessário. Faça testes A/B para avaliar qual a melhor forma de apresentar suas campanhas. Mantenha seu foco nos objetivos determinado no começo de tudo e vá em busca das metas de sua empresa.

Criar um planejamento de marketing digital é trabalhoso e exige muita pesquisa e reflexão. Mas ter esse documento estruturado e uma equipe competente e disposta a implementá-lo pode garantir o sucesso de sua empresa.

Esperamos que esse checklist tenha sido útil para você! Tem algum feedback? Entre em contato conosco!