5 maneiras eficientes de aumentar a produtividade da sua equipe

Equipe em volta da mesa comemorando resultados alcançados por ser produtiva - 5 maneiras eficientes de aumentar a produtividade da sua equipe

Aumentar a produtividade da equipe é um desafio para as empresas.

Logo, são diversos os fatores que levam essas a investirem em estratégias com o objetivo de otimizar os seus resultados.

Isso porque, colaboradores produtivos entregam melhores resultados e tornam o empreendimento mais competitivo e lucrativo em seu segmento de atuação.

Mas como fazer isso?

Conheça as 5 dicas que selecionamos para otimizar a produtividade da equipe.

1. Defina metas inteligentes e desafiadoras

As metas contribuem claramente para alinhar a equipe e canalizar esforço, como uma espécie de bússola.

Logo, é importante saber como defini-las e compartilhá-las internamente.

Um dos padrões mais conhecidos de metas é o SMART, que destaca cinco características que são sempre necessárias.

Nesse caso, boas metas devem ser: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais (com tempo bem definido).

É importante que a meta seja desafiadora, capaz de afrontar o status quo da companhia.

Porém, ela também deve ser realista para que a equipe possa alcançá-la.

2. Gerencie o tempo das tarefas

Muitas vezes, a falta de produtividade está encoberta pela má administração do tempo.

Ou seja, os funcionários perdem muitas horas de trabalho com coisas desnecessárias, como o excesso de reuniões ou checagem dos e-mails diários.

Por isso, é necessário saber gerenciar o tempo das tarefas.

Defina com clareza o que deve ser feito, quem é o responsável e quando o material deverá ser entregue.

Use prazos curtos, assim, você conseguirá manter o time focado e evitar distrações.

3. Crie uma cultura de produtividade

A cultura organizacional refere-se ao pensamento que é compartilhado dentro da empresa.

Quando se cria uma cultura de produtividade, os funcionários entendem que isso é algo realmente importante, e que todos devem trabalhar duro!

Mas como criar uma cultura assim?

Comece eliminando as reuniões desnecessárias.

Quando precisar organizar encontros, seja objetivo e dinâmico.

Dentro da empresa, compartilhe a ideia de que tudo pode ser feito em algumas horas de esforço.

Além disso, é importante criar um sistema de meritocracia, onde os funcionários são recompensados de acordo com o seu desempenho.

Utilize uma estratégia de plano de cargos ou remuneração variável (comissão, bonificação, etc.).

4. Aprimore o diálogo dentro da empresa

A comunicação interna tem um importante papel para aumentar a produtividade da equipe.

Quando há um diálogo claro e consistente dentro da empresa, os funcionários ficam mais bem informados, alinhados e engajados na busca pelos resultados.

Portanto, implemente novos canais de comunicação.

É possível usar várias ferramentas, desde mural de recados até redes sociais corporativas.

Além disso, é preciso eliminar qualquer ruído (como fofoca ou discussões) que possa prejudicar o diálogo interno.

5. Invista no bem-estar da equipe

O bem-estar e a produtividade dos colaboradores caminham juntas nas empresas de sucesso.

Segundo um  estudo da Deloitte, 43% das empresas afirmaram acreditar que programas de bem-estar ajudam a reforçar sua missão e visão. 

Sendo que, 60% deles acreditam que essa iniciativa ajuda a reter funcionários e e 61% disseram que ela aumenta a produtividade e os resultados financeiros.

Para melhorar o bem-estar da equipe, você pode:

  • incentivar a prática de exercícios físicos;
  • oferecer uma alimentação mais saudável;
  • estimular o equilíbrio da vida profissional/pessoal do colaborador;
  • implementar benefícios flexíveis como os da Caju.

Afinal, essas são formas eficientes de otimizar os resultados dos seus funcionários.

Busque aplicá-las e ter disciplina para manter cada mudança a longo prazo!

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Comunicação Interna através da TV corporativa

comunicação interna

Comunicação interna com eficiência e assertividade é um dos maiores desafios das empresas nos últimos tempos. O contexto da pandemia trouxe novos desafios, o colapso causado pelo Covid-19 atingiu todos os setores e também fez com que a sala de casa de muitas pessoas se transformasse em escritórios de grandes empresas. Isso mesmo, o home office!

Os colaboradores tiveram que se adaptar à nova situação de trabalho e adequar sua vida pessoal, que agora estava atrelada a sua jornada de trabalho.

Mesmo que muitas empresas já tenham retomado suas atividades normais, a pergunta que fica é: como superar os desafios da Comunicação Interna que foram superdimensionados no período da pandemia?

Atualmente, no mercado, existem muitas ferramentas que prometem elevar o nível da Comunicação Interna de empresas, porém, nenhuma delas é tão eficiente quanto a TV Corporativa.

Ao longo deste artigo, vamos ver como a solução de TV Corporativa é uma aliada da Comunicação Interna, confira!

Comunicação Interna - Inspire Digital

Comunicação Interna moderna e efetiva

Com a era digital, os meios de Comunicação Interna já existentes, como o mural, por exemplo, entraram em defasagem. Com o surgimento de outras tecnologias, quem recebe a informação não quer apenas recebê-la, quer também interagir e participar.

Com isso, empresas que adotam um regime de comunicação institucional tradicional já não possuem o controle de engajamento dos colaboradores como tinham antes, afinal de contas, os meios de comunicação envolvem-se também na maneira como definimos as nossas relações interpessoais, e na empresa isso não ocorre de forma diferente.

Ou seja, se em algum momento as empresas só transmitiam mensagens ao colaborador, continuar fazendo só isso,não dará a certeza de que os colaboradores como receptores se sentirão satisfeitos, pois em resumo, agora também é preciso ouvir, interagir e deixar participar.

Nesse sentido, sabe-se que, muito mais que apenas comunicar e querer engajar, é preciso interagir e instaurar uma cultura disruptiva pautada em diálogo, trocas e participação.

Comunicação Interna afetiva

Grandes autores defendem que a C.I é o conjunto de opções e ferramentas que objetivam estabelecer relações com o público interno ocasionando interação entre equipes e entre colaboradores e a própria empresa.

No entanto, para estabelecer relações é importante que a comunicação dialógica ocorra em todos os níveis da empresa, isso porque os líderes precisam estar abertos à conversa e a darem e receberem feedbacks, transformando, assim, o funcionário em protagonista de suas produções.

E nem preciso falar que essa estratégia, além de aumentar os níveis de engajamento desse público tão importante, também aumenta os níveis de produção e consequentemente a receita da organização.

Ouvir, interagir e comunicar é criar laços afetivos duradouros entre o colaborador e a organização, uma grande estratégia para ganhar força competitiva no mercado, diminuir índices de turnover e, é claro, reter talentos.

TV Corporativa como protagonista de uma C.I. efetiva

A comunicação é essencial em todos os setores e níveis de um negócio e, nesse sentido, é muito importante que estratégias de C.I. sejam tomadas com a finalidade de alinhar os colaboradores a cultura da empresa. Isso é essencial para deixar todos no mesmo ritmo e informados, para manter um bom clima organizacional e fazer com que a empresa cresça e se destaque no mercado.

E para ajudar na estratégia de comunicação interna, apresentamos um parceiro que oferece soluções tecnológicas para manter a qualidade na comunicação.

A Pix Mídia oferece a solução de TV Corporativa, ferramenta que auxilia da comunicação interna até ações de endomarketing, através do IMídiaTV.

O IMídiaTV é o gerenciador de TV corporativa mais completo do mercado, ele traz todas as ferramentas para ajudar a organizar os fluxos de comunicação de maneira fácil e de acordo com o contexto da empresa.

Além disso, a tecnologia possui a maior biblioteca de conteúdos institucionais do mercado e o melhor: conteúdo personalizável de acordo com a necessidade da empresa.

Possui ainda uma interface muito intuitiva e de fácil manejo, agendamento inteligente e o editor de templates mais fácil do mercado. Tudo isso para otimizar os fluxos de comunicação interna, engajar, valorizar e promover ações importantes para os colaboradores de forma rápida e eficiente.

Por fim, podemos afirmar que manter os colaboradores engajados e produtivos é um grande desafio para as empresas, mas com a TV corporativa da Pix Mídia, tudo se torna mais fácil, rápido e eficiente.

Gostou da solução? Entre em contato com os nossos parceiros da Pix Mídia e conheça as melhores estratégias para a sua empresa.

Como reduzir os impactos do Coronavírus (COVID-19) na rotina das empresas

Coronavírus covid19

A pandemia do novo coronavírus transformou a rotina de todos nós e afetou diretamente pequenas e médias empresas. Saiba como agir neste momento de crise. 

As mudanças que estamos atravessando nas últimas semanas para tentar conter a pandemia do Coronavírus (Covid-19) vêm deixando a sociedade alarmada. Mas por mais que a perspectiva seja de dias difíceis pela frente, uma coisa é certa: deixar-se levar pelo pânico não vai salvar a sua empresa. Neste momento, por mais difícil que possa parecer, é preciso buscar equilíbrio e sangue frio para retomar o controle da situação. Em momentos emergenciais como este, a agilidade na tomada de algumas decisões é crucial para manter a saúde da sua empresa e atravessar a crise. E é exatamente sobre isso que vamos falar aqui. 


Home Office e produtividade

Para as empresas que já adotavam o home office em alguma medida, essa transição do escritório para casa provavelmente foi sentida com menos impacto. No entanto, se é a primeira vez que você testa esse modelo em sua empresa e você tem receio de que a equipe não se adapte, tenha calma. 

Momentos de crise pedem flexibilidade e mente aberta para buscar soluções. Essa é uma oportunidade de você trabalhar a capacidade de adaptação do seu negócio. Manter alguns hábitos na rotina podem ajudar a garantir a produtividade: tomar um banho logo cedo, trocar o pijama por uma roupa de dia a dia, fazer os intervalos para almoço e lanche nos mesmos horários que faz no escritório. Parece pouco, mas tudo isso ajuda. 

Aproveite as plataformas disponíveis para manter a sua equipe alinhada. A organização de tarefas fica mais fácil com o uso de ferramentas como o Trello e o Asana. Mantenha o ritmo de reuniões periódicas para ficar alinhado com sua equipe. Use ferramentas de videoconferência, como o Google Hangouts, Skype e Zoom. Para auxiliar com o planejamento neste momento de crise, o Facebook compartilhou um Guia de Resiliência para Pequenos Negócios e um Roteiro Rápido de Ações para Enfrentar o Covid-19


Entenda como conversar com o seu cliente neste momento

Assim como você está apreensivo com o Covid-19, o seu cliente certamente também está. Neste momento, toda atenção e cuidado são necessários. Ter uma boa estratégia de marketing digital é fundamental para se comunicar com seus clientes de forma clara, concisa, transparente e com o tom correto. Em tempos de dificuldade e crise, a comunicação via e-mails e redes sociais deve ser muito bem planejada e é essa nossa função. 

Na Inspire Digital, todos os planejamentos são feitos visando nutrir a base de prospects e clientes, estreitar o relacionamento com eles e ter empatia com suas necessidades. Tudo isso é fundamental para zelar pela imagem da sua marca. Afinal, passada toda a tormenta, as pessoas vão se lembrar de quem levou a elas confiança e credibilidade.


Os cuidados com o orçamento

Com certeza a reavaliação do orçamento foi a principal medida adotada por todas as empresas. O grande problema é que muitas decisões foram tomadas no calor do momento, motivadas pelo pânico gerado pela situação. Cortes massivos de funcionários e congelamentos repentinos podem parecer, em um primeiro momento, a única solução plausível, mas não é bem assim. Respire fundo e procure avaliar o impacto de suas decisões em um viés mais amplo do que o orçamento. 

Faça ajustes, movimente suas equipes, busque planos estratégicos, mas não tome decisões sem planejamento. Isso aumenta o risco de você ter um gargalo que pode inviabilizar sua operação. Nos últimos dias, o governo federal anunciou uma injeção de R$ 147 bilhões nos próximos meses para mitigar os efeitos da crise na economia. 

Bancos e fintechs também estão oferecendo linhas de crédito com taxas e prazos de pagamento mais flexíveis. Neste momento, avaliar a tomada de um empréstimo pode ser mais produtivo do que promover diversos cortes. 

Por fim, cuide bem da sua saúde e também das pessoas ao seu redor! Fique em casa, mantenha a limpeza do ambiente, lave as mãos com frequência e redobre os cuidados de isolamento se você estiver com suspeita de ter se contaminado pelo coronavírus e reforce os cuidados de saúde para sua equipe. Por fim, mantenha o pensamento de confiança, vamos atravessar este momento juntos! 

Como planejar e aumentar suas vendas na Black Friday

planejar aumentar vendas black-friday

Novembro se aproxima e, com ele, mais uma Black Friday chega para alavancar os resultados de vendas do seu negócio. Comemorada no Brasil desde 2010, este ano a Black Friday acontecerá no dia 29 de novembro e, segundo especialistas, a crise econômica não irá tirar o ímpeto do consumidor em aproveitar essa data.

De acordo com levantamento realizado pela Ebit|Nielsen, 88,6% dos consumidores que realizavam compras pela internet teve a intenção de aproveitar a Black Friday em 2018, número 8% maior do que apresentado na pesquisa do ano de 2017. Ainda de acordo com a Ebit|Nielsen, a estimativa foi que os e-commerces tivessem faturado R$ 2,43 bilhões na data, o que representaria um valor 15% maior do que o esperado em 2017.

A data é considerada um importante evento entre os varejistas, afinal, é oportuna para zerar o estoque e aumentar o faturamento. Algumas pesquisas mostram que, em relação a dias comuns, a conversão das lojas é 46% maior dia da Black Friday. Isso indica que os consumidores se preparam para a data.

De acordo com dados de uma pesquisa divulgada pelo Google, a finalidade da compra na Black Friday possui particularidades em relação a outras datas comemorativas. Nesse evento, os consumidores são movidos pela sensação de “eu mereço”, por isso, estão mais propensos a comprar itens para si ou para a casa.

Mas, para de fato aproveitar os índices de lucratividade projetados, as empresas precisam se planejar e criar estratégias para alcançar e conquistar seus potenciais clientes. Para te ajudar, preparamos um conteúdo com tudo o que você precisa saber para elevar suas vendas na Black Friday.

Como fazer seu planejamento digital para a Black Friday

Diversas análises indicam que em 2019 o faturamento entre os e-commerces terá um aumento significativo em comparação aos resultados obtidos no ano passado. No entanto, ainda existem desafios que tornam-se obstáculos para muitos varejistas, especialmente pela falta de planejamento para a Black Friday.

Preparar-se com antecedência e implementar as estratégias de marketing digital é fundamental para o sucesso das vendas nesse período, o que requer a análise e trabalhar os seguintes pontos:

Entender o comportamento do cliente

Com a disseminação da internet e aparelhos mobile, muitos dos consumidores optam por realizar as compras da Black Friday por meio de computadores ou pelo smartphone, o que oferece aos e-commerces maior vantagem perante o comércio físico nesta data.

De acordo com o levantamento feito Google, em 2017, as categorias de produtos que foram responsáveis pelo maior número de vendas foram smartphones (39%), TV (26%) e eletroportáteis (26%).

Ao delinear detalhadamente o perfil da persona de interesse, as empresas podem patrocinar campanhas personalizadas que irão atingir assertivamente seu público, pois além daqueles que já aguardam a Black Friday, o estudo mostra que apenas 2% dos consumidores que já participaram desse evento não pretendem comprar nada este ano e que 78% dos que nunca compraram em Black Friday pretendem comprar ou não descartam a possibilidade de faze-lo.

Criar campanhas e anúncios eficientes

Mais do que criar ofertas e benefícios no frete, o planejamento para a Black Friday requer também que os e-commerces disponham de uma comunicação eficaz para encontrar e atrair seus consumidores.

Algumas das ações mais utilizadas pelas marcas são as campanhas patrocinadas, como Google Ads e Facebook Ads, que permitem a exibição dos anúncios somente para os usuários que apresentam o perfil de compra ideal para aquele produto.

Redes sociais e campanhas de inbound igualmente complementam as estratégias de marketing elaboradas para a Black Friday, pois auxiliam a divulgação das promoções, bem como, interação com os internautas.

Comumente usado em diferentes datas, o e-mail marketing se faz uma imprescindível investida, já que se dirige ao consumidor de forma direta e pessoal, o atualizando sobre promoções, cupons de descontos e novidades da loja virtual.

Todas essas formas de comunicação, quando bem elaboradas, criam uma base de clientes bem trabalhada e engajada, prontos para serem direcionado à ação de compra.

Assegurar a excelência desde o momento da compra até o pós-venda

Vale ressaltar que, tão importante quanto o planejamento estratégico, é a qualidade ofertada ao seu cliente, o que abrange desde o primeiro acesso no site, até o atendimento pós-venda.

Sendo assim, priorize a qualidade de seu e-commerce, garantindo questões como um bom layout, navegabilidade e segurança. Do mesmo modo, o prepare para suportar um grande número de acessos simultâneos durante todo o período da Black Friday.

O atendimento é outra questão extremamente relevante, logo, tenha colaboradores disponíveis para esclarecer dúvidas antes e também após a efetuação da compra, o que permite que o cliente sinta-se mais seguro e próximo da marca.

A Black Friday é uma das melhores datas do ano para se investir em ações estratégicas que visam o aumento das vendas, assim como, para a atração de novos clientes e trabalhar da base já existe. Contudo, pesquisa e planejamento são os alicerces para que seu e-commerce alcance índices profícuos.

E você, já está preparado para a Black Friday? Se quiser contar com a ajuda de especialistas em estratégias de inbound marketing para alavancar suas vendas, entre em contato com a Inspire Digital.