Sabemos que é quase impossível falar de Marketing, sem falar de Produção de Conteúdo, certo?
Mas, você sabe o que é Produção de Conteúdo? Para saber mais sobre essa estratégia, leia nosso artigo sobre Marketing de Conteúdo.
A grosso modo, podemos dizer que a produção de conteúdo consiste em oferecer materiais no meio digital que sejam relevantes para o seu público.
O objetivo é educar, ensinar, tirar dúvidas ou ajudar o leitor a resolver algum problema que ele tenha.
Segundo uma pesquisa feita pela consultoria Demand Metric em 2017, com a produção de conteúdo é possível captar até três vezes mais leads do que com os anúncios pagos.
Sendo assim, as marcas precisam se fazer presentes e se beneficiar do meio digital.
No entanto, esse contato com o cliente precisa ter um impacto positivo, e é por isso que a produção de conteúdo é indispensável em uma estratégia de marketing.
Ou seja, a produção de conteúdo é baseada no desenvolvimento de materiais com o intuito de fortalecer o seu negócio e criar autoridade para a sua empresa, sendo esses materiais apresentados em diversos formatos, como:
- Blog post;
- E-book;
- Artigos;
- Webinars;
- Conteúdos em redes sociais.
Além disso, mais pessoas passam a conhecer o seu negócio e essas podem vir a se tornar novos clientes no futuro.
Neste artigo, vamos apresentar 5 razões para você investir em Produção de Conteúdo:
- Por que investir em Produção de Conteúdo
- Produção de conteúdo em alta
- Clientes engajados
- Mais oportunidades de negócios
- Convencimento e processo efetivo
- Resultados expressivos
- Já se convenceu?
Por que investir na Produção de Conteúdo?
Sabemos que a produção de conteúdo é uma estratégia essencial para empresas que desejam investir em marketing.
Ela deve ser muito bem pensada para que você alcance o público certo, além disso, ela pode trazer ótimos resultados sem que você precise investir muito.
Listamos algumas dicas que podem ajudar você na produção de conteúdo:
- Organização: tenha o seu processo de criação e pesquisas bem definidos;
- Conheça muito bem o seu público: para quem você vai falar e o que ele busca;
- Estude sempre: estar atualizado contribui para que você tenha conteúdos relevantes e transmita sempre o melhor para o seu público.
- SEO: entenda pelo menos o básico das práticas de SEO para melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de busca.
- Lembre-se: Feito é melhor do que perfeito, entregue o conteúdo para o seu público, e depois vá lapidando, melhorando.
- Tenha qualidade: entregue conteúdos ricos, com referências, um bom texto e com um padrão de qualidade.
- Analise as métricas: isso vai ajudar você a identificar o que gera maior resultados e o que precisa ser reavaliado.
Além disso, os benefícios são diversos:
- Ajuda a aumentar a visibilidade do seu negócio;
- Você consegue maiores resultados com um custo menor;
- Pode ser usada junto com outras estratégias;
- Aumenta o engajamento com a marca;
- E ajuda a impulsionar a captação de leads.
Produção de conteúdo em alta
Conforme a pesquisa brasileira Content Trends 2018, entre os 3 mil respondentes dos 19 segmentos consultados, 73% das empresas participantes são adeptas ao marketing de conteúdo.
Já, entre as que ainda não praticam essa estratégia (27%), a maior parcela delas aponta a falta de equipe como principal razão para não implantar (29,4%).
Contudo, mais da metade (61,8%) têm a intenção de colocar a produção de conteúdo em prática.
Ou seja, existe muita atenção em torno desta vertente do marketing digital, porque mostrou valor para as empresas e para o cliente.
Clientes engajados
Para que a produção de conteúdo traga resultados é preciso conhecer o perfil do cliente com o máximo de aprofundamento possível.
Entre as ferramentas utilizadas pela equipe de marketing está a criação da persona.
Isso é feito a partir de dados reais sobre os clientes atuais e em potencial da empresa.
Outra ferramenta é o mapa de empatia, em que são analisadas as expectativas dos consumidores e o que, de fato, é entregue para ele.
O objetivo é entender se esse consumidor está sendo atendido de forma satisfatória.
Assim, todo o conteúdo produzido é personalizado de acordo com cada realidade.
Com isso, aumenta o potencial de atrair, interessar e manter o público engajado com a marca.
Mais oportunidades de negócios
No marketing de conteúdo existe uma grande atenção para a jornada do consumidor.
Ou seja, a trajetória de ações que o cliente realiza entre o interesse e a utilização do produto.
Isso mesmo, até a utilização, pois se entende que a interação continua mesmo após a compra.
Já que todo produto tem a missão de encantar o seu comprador e, com isso, torná-lo recorrente.
A jornada indica diferentes momentos do consumidor, que podem variar em níveis de interesse e tipos de dúvida.
Ao conhecer cada etapa desse processo é possível planejar o suporte adequado a cada fase, gerando mais leads e vendas.
Convencimento e processo efetivo
Esse atendimento e suporte se materializam a partir de canais de produção de conteúdo e de ferramentas que otimizam o atendimento.
Alternativas que vão desde a agilidade nos contatos diretos (automatização, por exemplo), até a interações nos comentários das redes sociais.
Mas, principalmente sendo efetivo na busca silenciosa do cliente, ao deixar disponível os conteúdos que vão de encontro ao interesse e dúvidas dele.
Com isso, o consumidor se sente atendido e compreendido, pois ao invés de receber ofertas insistentes, teve acesso ao que realmente desejava.
Assim, também é possível perceber que o processo se torna mais fluido e efetivo.
Sendo assim, se o cliente decidir pela compra depois de ter entendido o produto através dos conteúdos, não só o time comercial se torna mais produtivo, mas o nível de satisfação tende a ser maior.
Resultados expressivos
Voltando à pesquisa, o marketing de conteúdo apresenta resultados que o consolidam como uma estratégia de sucesso.
Afinal, conforme apontado na Content Trends 2018, a média mensal de visitas aos sites de empresas que têm produção de conteúdo é 2,6 vezes maior.
Os números absolutos são uma média de 88.767 visitas ao site das empresas que aplicam o marketing de conteúdo frente a 34.008 visitas das que não.
E, como consequência de mais visitas, também é maior o número de clientes em potencial cadastrados, corretos? Sim!
O marketing de conteúdo reforça essa lógica e intensifica o resultado.
A média de leads gerados é 3,7 vezes maior entre empresas que têm essa estratégia.
A média mensal é de 1.859 para as que adotam a prática versus 496 das que não.
Entre as empresas que adotaram o marketing de conteúdo, quanto mais conteúdos forem produzidos, assim também serão os leads gerados.
A pesquisa aponta que empresas que publicam mais de 13 conteúdos mensais geram 1,8 vezes mais visitas. Uma média mensal de 185.620 versus 331.075.
Já se convenceu?
Acredito que já conseguimos comprovar a relevância dessa prática, não é mesmo?
Empresas que dão a atenção correta e necessária ao seu público recebem em troca melhores resultados a partir da preferência e engajamento deles.
Este processo é específico e, por isso, é preciso contar com profissionais que sejam especialistas em adaptá-lo à realidade do seu negócio.
Ao procurar uma agência, não se esqueça de checar portfólio e alinhar como será o processo no dia a dia, antes de fechar a parceria.
Além disso, se envolva com os conteúdos, optando e avaliando ativamente. Afinal, eles precisam refletir sobre a sua empresa.
Você tem conseguido realizar algumas dessas ações e gerado resultados positivos com a produção de conteúdo?
Conte como tem sido o seu processo nos comentários e compartilhe sua experiência conosco!
Conclusão
É evidente que a Produção de Conteúdo é essencial nas estratégias de marketing de qualquer empresa.
Além de gerar autoridade para o seu negócio, você consegue manter um relacionamento mais próximo com o consumidor.
Ofereça materiais que sejam relevantes e os ajudem a resolver possíveis problemas, sanar dúvidas e ensinar as melhores estratégias para que esses alcancem os seus objetivos.
Através de conteúdos ricos e de qualidade, é possível potencializar os resultados do seu negócio, sem necessariamente investir muito.
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Uma resposta para “Produção de Conteúdo – 5 Razões para você investir nessa estratégiaTempo de leitura: 9 min”
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