Aprenda a ganhar dinheiro no InstagramTempo de leitura: 10 min

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Ganhar dinheiro no Instagram

Aprenda a ganhar dinheiro no Instagram com essas 4 dicas.

Provavelmente, você já escutou sobre pessoas que ganham dinheiro no Instagram, certo?

Existem várias formas de ganhar dinheiro no Instagram, o que permite que as marcas escolham o que for melhor para elas visando seu relacionamento com os clientes.

Além disso, é preciso trabalhar com métricas, elas ajudam a avaliar e entender o comportamento dos seguidores.

Confira algumas dicas de como ganhar dinheiro no Instagram.

Parcerias de conteúdo de marca

Uma das formas de ganhar dinheiro no Instagram é fazendo parceria com as suas marcas favoritas.

Ou seja, através de posts patrocinados promovendo produtos, serviços ou iniciativas de outras marcas que você gosta.

Essa opção é indicada para pessoas que possuem milhares de seguidores, já tendo um bom alcance e engajamento. 

Sendo possível atrair o público da marca para o seu perfil e vice-versa, gerando ótimas oportunidades de negócio para ambos os lados. 

Bem como, forneça dados à marca, como por exemplo o número de seguidores, média de curtidas e os compartilhamentos que o conteúdo da marca recebeu. Assim, terá provas do resultado e o porquê você merece receber por isso.

Esse tipo de parceria é bem simples, você só precisa se atentar às especificações da marca (links, hashtags, marcações, etc).

Como começar?

Algumas marcas podem optar por um contrato de exclusividade com os influenciadores digitais. Para começar, é preciso que:

  1. Identificar os potenciais parceiros para negócio: Para verificar o acesso, basta ir para a “Página Inicial >Ferramentas de conteúdo de marca”;
  1. Após criar o conteúdo de marca, ative o botão “Adicionar rótulo de parceria paga” e em seguida “Adicionar parceiros de marca”.

Aprimorando a estratégia de conteúdo de marca

  • Seja você mesmo: Os seguidores sabem quando uma parceria não está alinhada ao estilo do influencer. Por isso, é importante buscar por marcas que estejam alinhadas ao seu perfil.
  • Parcerias que valem a pena: Coloque os conteúdos da marca no centro das suas estratégias e seja transparente com os seus seguidores.
  • Conteúdos voltados para dispositivos móveis: Conteúdos em vídeos devem ser capturados verticalmente, além disso, normalmente são visualizados no modo mudo, uma opção é adicionar textos ou habilitar as legendas nas configurações.
  • Categorias proibidas e restritas: Sabemos que alguns conteúdos não podem ser divulgados nos conteúdos de marcas, e outros trazem algumas restrições, confira aqui quais são.
  • Parcerias pagas: Se você estiver recebendo pelo conteúdo, deve adicionar o rótulo de “Parceria Paga”.

Como saber se você se qualifica?

É preciso cumprir as:

Selos ao vivo

Através dos selos do Instagram, é possível ganhar dinheiro com as transmissões ao vivo. Ou seja, os seus seguidores compram selos no formato de coração.

Quando esses são comprados, você verá o coração do lado do nomes dos seguidores, e o total de selos comprados.

Mas, para ganhar dinheiro com as lives no Instagram, você precisa fazer o seu cadastro na plataforma e preencher alguns dados, como:

  • Nome;
  • Dados bancários;
  • Razão social da empresa (CNPJ);
  • Número Internacional de Conta Bancária para receber em dólares.

Para visualizar os ganhas detalhados, vá em “Visualizar” durante a transmissão, e os selos podem ser vistos em “Selos” no seu painel profissional. Os selos podem ser comprados durante as transmissões por US$0,99 até US$4,99.

Começando a usar os selos

  • Crie uma conta profissional no Instagram;
  • Configure uma conta de pagamento no aplicativo do Instagram.

Use os selos da melhor forma

  • Os selos seguem as regras de vídeo ao vivo: Se você domina a criação de vídeos ao vivo, os selos não têm nenhum segredo. Qualquer dúvida, basta acessar a página do Live.
  • Envolva os seus seguidores: Antes de iniciar as transmissões, pergunte para a sua audiência o que ela deseja ver, além disso, durante a transmissão é possível ver quem comprou um selo e assim interagir com eles.
  • Avise que os selos estão ativados: Como os seguidores entram em horários diferentes nas transmissões, avise ao longo do vídeo que os selos estão disponíveis.
  • Compartilhe as metas de selos: Isso faz com que os seguidores se sintam envolvidos e parte do vídeo. Além disso, é uma forma de incentivar os mesmos a comparem os selos.
  • Reconheça quem apoia o seu vídeo: O Instagram sempre envia um lembrete dos usuários que compraram os selos, e sempre que você atinge um marco também. Sendo assim, é possível agradecer aos apoiadores de forma coletiva ou individual quando isso acontecer.

Ativando o selo no Instagram

  • Vá até “Perfil” e clique no “Painel Profissional”;
  • Se você tiver a opção para monetizar, verá um botão “Configurar selos”, caso contrário, clique em “Candidatar-se à monetização”;
  • Feito isso, vá até o painel profissional para ver a atualização de status;
  • Com acesso aos selos, eles serão disponibilizados automaticamente quando começar uma transmissão ao vivo.

Como saber se você se qualifica?

Para estar qualificado, é preciso:

Para isso, basta acessar o painel profissional para verificar a sua qualificação. Contudo, os selos só estão disponíveis para os criadores de conteúdo que recebem convite e moram nos seguintes países: 

  • Reino Unido;
  • França;
  • Espanha;
  • Itália; 
  • Alemanha;
  • Japão;
  • Austrália;
  • Turquia;
  • Brasil;
  • México. 

Anúncios de vídeos no Instagram

Os vídeos no Instagram, são uma ótima oportunidade para fortalecer a conexão com os seus seguidores, bem como, os anúncios de vídeo in-stream.

Quando os seus conteúdos do Instagram se tornam lucrativos, as marcas podem usar os mesmos para se promoverem. 

Assim, o valor que você irá receber é baseado no número de visualizações que o seu vídeo alcançou, ou seja, as  chamadas Reproduções Monetizáveis.

Em outras palavras, será destinado a você 55% da receita do anúncio gerada por visualizações, tudo isso será pago mensalmente. Conforme os anúncios são ativados, novas métricas para monetização são encontradas dentro de Insights.

Começando os anúncios de vídeo in-stream

  • Ativando a monetização: Para começar a ganhar dinheiro no Instagram, você precisa ativar a monetização. Para isso, acesse as configurações da conta e em seguida “Criador de Conteúdo” e vá para “Anúncios de vídeo in-stream”, feito isso, clique em “Começar”. Após aceitar todos os termos, ative o botão de “Permitir monetização” nos vídeos do Instagram.
  • Depósito direto: Para que o depósito direto seja configurado, é preciso que você tenha o SSN ou EIN, além das informações bancárias. Com todos esses dados em mãos, insira as informações de pagamento, caso precise alterar, basta acessar “Configurações”.

Aperfeiçoe os anúncios de vídeo in-stream 

  • Trabalhe com conteúdos autorais e use vídeos com duração de 2 a 4 minutos, eles são os mais indicados.
  • Os anúncios de vídeo in-stream, só serão remunerados quando os usuários clicarem para assistir à prévia exibida no feed do Instagram, logo, lembre-se de ativar as prévias do feed para ganhar dinheiro.
  • Conforme falamos, o ideal é que os vídeos tenham de 2 a 4 minutos para assim serem monetizados. Contudo, conteúdo com imagens estáticas, enquetes, vídeos em loop, montagens de texto e apresentação multimídia não serão aprovados.
  • Nesse caso, não é indicado usar iscas de engajamento, ou seja, tentar direcionar o público para uma ação, isso pode não ser monetizado.

Como saber se você se qualifica?

Para estar qualificado, é preciso:

Atualmente, os anúncios de vídeo in-stream estão liberados apenas para criadores de conteúdo de alguns países, sendo eles:

  • EUA;
  • Reino Unido;
  • Austrália.

Vender no Instagram

Uma outra dica para ganhar dinheiro no Instagram, é fazer a divulgação dos seus produtos da loja na comunidade.

Através da loja, é possível obter um maior alcance e acompanhar o desempenho dos seus produtos pelos insights.

Começando a sua loja

Para que você consiga criar a sua loja no Instagram, é preciso que você tenha uma conta comercial e uma página do seu negócio no Facebook, feito isso, siga os seguintes passos:

  1. Tenha uma loja no Facebook ou se preferir, um catálogo de produtos dentro do gerenciador de negócios;
  2. Você vai precisar vincular a sua página do Facebook à sua conta comercial do Instagram;
  3. Conecte o Instagram ao catálogo de produtos;
  4. Cadastre seu perfil de compras no Instagram e conclua a análise da conta;
  5. Ative o recurso de compras no Instagram.

Para ajudar nesse processo, você pode conferir o Guia de Configurações do Instagram.

Aperfeiçoando suas vendas no Instagram

  • Comunique aos seus seguidores e apoiadores da marca, que as compras já podem ser realizadas;
  • Marque seus produtos nos conteúdos do Instagram, assim, quando um usuário tocar na etiqueta, automaticamente ele será direcionado para uma página específica destinada a compra;
  • Seja criativo e deixe a sua loja interessantes, apresentando todos os detalhes e curiosidades do produto, para torná-los mais atrativos, tente organizar os itens em coleção;
  • Desperte a curiosidade e aumente as chances de sucesso, ou seja, antes de qualquer lançamento trabalhe de modo a despertar o interesse do público, faça propagandas, use a contagem regressiva e tudo mais que incentive a compra do produto;
  • Alcance novos seguidores fazendo parcerias de conteúdo com profissionais do seu nicho ou veículos de mídia.

Saiba se a sua conta está qualificada para criar uma loja?

Para isso, é necessário:

Além disso, verifique se a função “compras” está disponível no país que você está.

Bônus

Um conteúdo divulgado no site do Facebook, mostra que até o final de 2022 a plataforma deseja investir mais de  US$ 1 bilhão em ferramentas que visam oferecer novos meios de ganhar dinheiro com o conteúdo criado não só no Facebook, mas também no Instagram.

Para saber mais e se inscrever nas ferramentas, clique aqui.

Conclusão

Como você pode observar, existem diversas  formas de ganhar dinheiro com o Instagram, o que permite que as marcas escolham o que for melhor para elas visando seu relacionamento com os clientes.

Contudo, sempre ressaltamos em nossos conteúdos, que a venda é o último estágio do funil de vendas, sendo assim, é preciso criar uma conexão sólida e transparente com a sua audiência.

Ofereça conteúdos que façam sentido e atendam ao que o seu público precisa e deseja, a fim de conquistar verdadeiros seguidores e divulgadores da marca.

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