4 lições de 2021 para as empresas aplicarem em 2022

4 lições de 2021 para as empresas aplicarem em 2022Tempo de leitura: 4 min

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×
4 lições de 2021 para as empresas aplicarem em 2022

Certamente o ano de 2021 foi difícil para muitas pessoas.

Além das incertezas causadas pela pandemia, os obstáculos tornaram o ano que se passou desafiador para todos, especialmente para as empresas. 

Entretanto, não tem como não admitir que o jeito de se viver no mundo mudou. A nossa forma de consumir produtos e serviços foram um dos pontos decisivos para que o mercado se adaptasse.

Nesse contexto, você deve estar se perguntando: o que vai ser do pós-pandemia?

Que modificações a pandemia promoveu nos hábitos de consumo? Como ser mais eficiente na hora de criar um anúncio ou produto? 

Responderemos essa e outras perguntas com as lições de 2021 que pretendemos colocar em prática em 2022. Confira só!

1 – Dois anos de pandemia e a mudança nos brasileiros?

O Isolamento Social trouxe consigo a adaptação de atividades externas para as atividades dentro de casa.

Diante desse cenário, o mundo do marketing se modificou para entender o novo consumidor que surgiu com esse contexto. 

Segundo a Google, as mudanças digitais têm sido sem precedentes.

Por conta do tédio do isolamento social, foi visto um aumento nas buscas por cursos de meditação, encontros online, delivery, planejamento de finanças e até mesmo assuntos como almoço de família.

2 – Liberdade: a tendência do corpo livre entre as mulheres.

O movimento body positive, que visa a aceitação corporal, ganhou força durante a pandemia. Além disso, outro ponto interessante é a busca emergente por transição capilar que aqueceu as pesquisas sobre o assunto no Google.

Nesse sentido, o que as marcas têm a ver com isso?

Por conta desse movimento, espera-se que as marcas estejam cada vez mais engajadas com uma publicidade que mostre quebra de padrões, equidade e comprometimento com assuntos como bem-estar.

3 – Deslocamento em tempos de pandemia

Sem dúvidas, outro ponto importante de ser comentado é que a privação de ir às ruas diminuiu o movimento em bares, restaurantes e até mesmo em supermercados.

Nesse contexto, além da maior presença de fornecedores em aplicativos de entrega de refeição, agora também já existe a disputa das marcas pelos minimercados em condomínios. 

As compras por impulso migraram para o online e as marcas se aproveitam disso para estarem cada vez mais posicionadas nas redes sociais, nos sites e nos aplicativos.

4 – Tecnologia ajuda as empresas no e-commerce

O User Experience é um ponto crucial e relevante para qualquer e-commerce.

Durante a pandemia, as empresas perceberam a importância de se atentar à experiência que o seu usuário está tendo ao acessar o seu produto.

Listamos alguns pontos:

  • Como está a usabilidade do seu site?
  • O seu site está preparado para receber um alto volume de acessos?
  • Existe alguma forma de facilitar a compra no seu site?

Curioso, não? Pode ser que você nunca tenha pensado nesses pontos que são cruciais para que o seu cliente finalize a jornada de compra e se sinta satisfeito dentro do seu site.

O que fica de aprendizado para os negócios?

Diante da retrospectiva acima, você deve estar se perguntando: mas o que podemos aprender com todo esse estudo de impacto da pandemia no consumo e estilo de vida?

Um dos pontos mais importantes que podemos destacar como aprendizado é o “viver o presente”, sem planejar minuciosamente o futuro, mas ao mesmo tempo trabalhar bastante para tirar suas ideias do tempo presente do papel.

Acreditamos que a pandemia veio para mostrar que não temos controle total sobre tudo, concorda?

É importante se preparar, mas de forma que seus planos e de sua empresa possam ser adaptáveis, abertos a sugestões.

O “novo” e uma mudança de mindset podem te surpreender, acredite!

Lembre-se sempre que as empresas que se preparam conseguem lidar melhor com os obstáculos que encontram no caminho.

Curtiu o nosso conteúdo? Envie para um amigo empreendedor que adoraria saber mais sobre o assunto.

E não se esqueça de acompanhar mais sobre o mundo do marketing digital no nosso linkedin e instagram.

Compartilhe este post.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Seja o primeiro a saber!

Inscreva-se na nossa lista de emails exclusiva e receba as notícias mais recentes da equipe Inspire.

Continue lendo

Certamente o ano de 2021 foi difícil para muitas pessoas. Além das incertezas causadas pela pandemia, os obstáculos tornaram o ano que se passou desafiador. Nesse contexto, você deve estar se perguntando: o que vai ser do pós-pandemia? Que modificações a pandemia promoveu nos hábitos de consumo? Responderemos essa e outras perguntas com as lições de 2021 que pretendemos colocar em prática em 2022. Confira só!