A grande maioria dos empresários e gestores já percebeu que as formas antigas de divulgação e merchandising não são mais tão eficazes para prospectar e fidelizar clientes.
Logo, os investimentos em Inbound Marketing dispararam e os resultados costumam ser bastante positivos.
Porém, alguns erros ainda são comumente cometidos nessa estratégia.
Ou seja, para que o desempenho das ações seja perfeito, é preciso seguir alguns passos fundamentais e fugir de armadilhas que podem prejudicar a performance das campanhas.
Quer descobrir o que você não pode fazer nas suas táticas de Inbound Marketing?
Então confira agora 4 erros que devem ser evitados!
1. Não conhecer bem o público-alvo
O primeiro passo para qualquer campanha bem-sucedida de Inbound Marketing é conhecer muito bem o seu público-alvo.
Assim, será possível preparar um conteúdo segmentado e bem direcionado para o tipo de cliente que você deseja atrair e fidelizar no seu negócio.
Se a sua empresa for iniciante, pesquisas e questionários podem ser de grande valia para determinar uma ou mais personas.
Já se você tem uma base definida de consumidores, o histórico de compras pode fornecer dados valiosos, como idade, gênero, estado civil e produtos ou serviços mais adquiridos.
2. Não respeitar o funil de vendas
O funil de vendas é um dos principais princípios do Inbound Marketing e não respeitá-lo é um erro de iniciante.
Por meio de suas diversas etapas, é possível enviar conteúdo específico exatamente para o cliente que se encontra em determinada fase e assim, conduzi-lo até o passo seguinte.
Para quem está no topo, materiais mais genéricos são a grande pedida.
Ou seja, posts de blogs e newsletters, por exemplo, fazem um grande sucesso.
Já para quem está mais trabalhado, é hora de enviar conteúdos que demonstrem as vantagens que a sua empresa oferece, levando o comprador a finalizar sua compra.
3. Não integrar canais e colaboradores
Outra questão fundamental no Inbound Marketing e nas empresas que baseiam suas estratégias no mundo virtual é que todos os canais devem ser integrados adequadamente.
Ou seja, é fundamental usar blogs, redes sociais, newsletters e o próprio site oficial da sua empresa para fortalecer a sua imagem e ampliar o relacionamento com o público.
Por essa razão, todas as equipes e colaboradores precisam estar a par das ações e estratégias propostas.
Equipes de vendas, atendimento, pós-vendas, todas precisam estar em sintonia para que as chances de sucesso sejam ampliadas desde o início do relacionamento com o cliente.
4. Não ter consistência no conteúdo
Uma boa estratégia de Inbound Marketing precisa oferecer consistência no seu conteúdo.
Acredite: a qualidade do seu material é proporcional a tudo o que você utiliza.
Se você fizer um post malfeito, por exemplo, a má impressão no seu público poderá minar outros artigos, mesmo que sejam de excelente qualidade.
A periodicidade também entra nessa equação, pouco adianta oferecer um material agora e sumir por três ou quatro meses.
Portanto, tente fazer do seu conteúdo um diferencial entre você e as outras empresas.
Ofereça sempre algo exclusivo, aprofundado e de altíssimos atributos, com informações atraentes e úteis.
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