Métricas de marketing digital: saiba quais são realmente relevantesTempo de leitura: 4 min

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×

O grande diferencial que você conquista ao investir em publicidade on-line é a possibilidade de obter resultados concretos a partir da análise das métricas de marketing digital.

É essencial acompanhá-las para avaliar o desempenho de todas as suas ações de marketing e ter um controle maior sobre o seu investimento, focando nas estratégias que trazem melhores resultados e garantindo o crescimento de sua empresa.

Assim como existem várias estratégias para atrair os seus clientes ideais, há também uma diversidade de métricas a serem mensuradas. No post de hoje, você conhecerá as métricas que são realmente relevantes para o seu negócio e que podem garantir o sucesso de seu planejamento de marketing. Confira!

4 métricas de marketing digital para mensurar

1. Taxa de Conversão

A taxa de conversão mede basicamente o quanto suas ações estão sendo eficientes para transformar os visitantes de seu site, sejam eles seguidores ou usuários, em clientes.

Ela pode ser analisada a partir da ação tomada por esses visitantes em vários meios: site, e-mail, landing page, anúncio ou download. Ou seja, se eles assinam a sua newsletter ou fazem o download de um material rico, você conseguiu convertê-los.

Essa métrica é muito importante para observar a qualidade de seus canais de comunicação, identificando os pontos fortes e fracos e, assim, implementar mudanças.

A taxa de conversão pode ser calculada a partir do número de pessoas que visualiza a sua página ou anúncio, dividido pelo número de pessoas que realmente executou uma ação.

2. Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

Para atrair um cliente e conquistá-lo, a sua empresa deve realizar um investimento, seja em campanhas pagas, seja na contratação de uma equipe de marketing. Tudo isso foi gasto para adquirir esse cliente.

O Custo de Aquisição por Cliente mede exatamente o que você gastou para conquistar compradores. Se o CAC de sua empresa está baixo, significa que seus esforços estão trazendo bons resultados.

Já se o CAC está alto, é preciso rever o seu planejamento de marketing e fazer ajustes, pois o seu investimento pode estar bem mais alto do que o necessário.

Para calcular o CAC, considere todos os seus gastos com marketing durante determinado período de tempo e divida esse número pela quantidade de clientes adquirida.

3. Retorno sobre o investimento (ROI)

Essa é uma das métricas mais importantes, pois ela mede o lucro de sua empresa a partir de todo investimento em ações de marketing.

Assim, é possível identificar se suas estratégias estão realmente gerando vendas ou se você está tendo prejuízo. Caso o seu ROI esteja baixo ou negativo, é preciso rever e ajustar o seu planejamento para buscar o crescimento da empresa.

O ROI pode ser calculado a partir da subtração de seu lucro pelo investimento, dividido pelo investimento.

O resultado representa quantas vezes a sua estratégia gerou resultados, tendo como referência o valor de seus gastos.

4. Taxa de abertura de e-mail

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais importantes para criar um relacionamento com seus leads, levá-los às outras etapas do funil de vendas e concluir uma venda. Por isso, é necessário analisar se eles estão tendo bons resultados e impactando seus clientes ideais de maneira positiva.

Por meio da taxa de abertura de e-mails, é possível saber se as mensagens enviados estão sendo abertos e lidos, prática que incentiva a conversão.

Essa métrica permite que você faça ajustes no período de envio dos e-mails (de 2 em 2 ou de 3 em 3 dias, por exemplo), otimize os títulos e assuntos e entregue sempre um conteúdo de qualidade que seja interessante para a sua persona.

A taxa de abertura de e-mail pode ser calculada a partir de dados gerados por ferramentas de automação de marketing. Acompanhar os resultados de sua estratégia é essencial para aumentar as vendas e fidelizar clientes, priorizando sempre as campanhas que geram resultados e entregam informações valiosas aos consumidores.

Agora que você já conhece as métricas de marketing digital relevantes, confira em nosso blog 5 ferramentas usadas para mensurar os resultados de sua empresa e gerar bons resultados a partir de seu investimento em marketing digital!

Compartilhe este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seja o primeiro a saber!

Inscreva-se na nossa lista de emails exclusiva e receba as notícias mais recentes da equipe Inspire.

Continue lendo

4 lições de 2021 para as empresas aplicarem em 2022

Certamente o ano de 2021 foi difícil para muitas pessoas. Além das incertezas causadas pela pandemia, os obstáculos tornaram o ano que se passou desafiador. Nesse contexto, você deve estar se perguntando: o que vai ser do pós-pandemia? Que modificações a pandemia promoveu nos hábitos de consumo? Responderemos essa e outras perguntas com as lições de 2021 que pretendemos colocar em prática em 2022. Confira só!

LEIA MAIS »