Chatbots: o que são e como podem ajudar o seu negócio?Tempo de leitura: 4 min

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×

A constante evolução tecnológica tem tornado possível uma série de conceitos que, há alguns anos, considerávamos impossíveis, como a possibilidade de acessar a internet ou realizar pagamentos bancários por meio de um dispositivo móvel.

Mas as inovações digitais não se limitam apenas aos smartphones e suas inúmeras aplicações. O setor de atendimento também está passando por grandes avanços, e um grande destaque é a tecnologia de comunicação de inteligência artificial chamada Chatbot.

Quer entender melhor o que são Chatbots e como eles podem ajudar o seu negócio? Continue a leitura e tire suas dúvidas!

O que são Chatbots?

O termo Chatbot é a junção de “Chatter” (pessoa ou individuo que conversa) com “bot” (uma forma de abreviar “robô” em inglês).

Ou seja, Chatbot é uma tecnologia baseada em algorítimos que foi criada para dar capacidade a robôs (softwares) de se comunicarem e interagirem com seres humanos através de inteligência artificial, de forma mais natural possível.

Como funcionam os Chatbots?

Existem duas linhas de Chatbots: os que são baseados em um sistema de regras e os que utilizam inteligência artificial.

O Chatbot que se baseia em regras é restrito aos comandos pré-definidos de seu desenvolvedor. Por isso, sua interação é muito limitada. Já aquele que utiliza inteligência artificial é infinitamente mais avançado. Além das regras pré-definidas, ele tem capacidade de “aprender” e “raciocinar” suas respostas com base nas novas informações adquiridas.

Onde são aplicados?

Atualmente, os Chatbots estão inseridos nos canais de comunicação e atendimento das empresas. Mas o seu uso não é tão recente assim, separamos alguns exemplos famosos:

  • Eliza: criado em 1966, foi o primeiro Chatbot da história;
  • GrowthBot: muito utilizado pelo setor de marketing digital;
  • Hi Poncho: serviço inteligente de previsão do tempo;
  • Watson: criado pela IBM, é um chatbot muito utilizado pelo setor financeiro. O Banco Bradesco o integrou em seu sistema em 2014.

Quais as vantagens dos Chatbots para as empresas?

Chatbots oferecem muito mais do que suporte

Suas aplicações têm sido usadas em diversos setores, como:

  • entretenimento: permite interação com personagens de séries, jogos e filmes;
  • notícias: desde previsão do tempo, notícias esportivas até os mais variados nichos da sociedade;
  • operacionais: podem auxiliar em compras online, transações bancárias e muitas outras operações nas quais as pessoas costumam precisar de suporte;
  • atendimento: como citamos no início do artigo, uma das áreas onde os Chatbots têm seu potencial mais explorado é no setor de atendimento ao cliente.

É uma forte tendência do mercado

A previsão é de que a maioria das empresas com perspectiva de crescimento adotem o uso de Chatbots em seus sistemas de comunicação, como forma de possuir vantagem competitiva dentro do mercado.

Afinal, na medida em que a empresa cresce, mais clientes passam a entrar em contato. Portanto, nada melhor do que automatizar seus canais de atendimento de maneira eficiente e segura.

Otimizam o setor de atendimento das empresas

Ao entrar em contato com o setor de atendimento de uma empresa, independente de qual seja o motivo, o cliente espera ser ouvido, bem atendido e ter seu problema solucionado.

A inteligência artificial utilizada nos Chatbots está evoluindo de tal forma que as pessoas acreditam estarem falando com outro ser humano durante um atendimento.

Somando esse fato com a eficiência de um software potente, o resultado é uma significativa otimização no setor de atendimento.

Reduzem custos operacionais

Considerando que eles podem reduzir o índice de insatisfação dos clientes por conta de seu atendimento otimizado e que sua necessidade de manutenção é exponencialmente mais barata, é evidente que os Chatbots podem reduzir diversos custos operacionais do negócio. Além disso, um único sistema pode chegar a atender milhares de pessoas simultaneamente.

Se você se interessa pelo tema e quer saber mais sobre o assunto, recomendamos a leitura destes dois artigos, publicada recentemente no site Think with Google.

Hoje em dia existem algumas ferramentas gratuitas disponíveis no Facebook Messenger e a Inspire começou a testar uma delas. Clique aqui para ver como funciona. 🙂

Compartilhe este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seja o primeiro a saber!

Inscreva-se na nossa lista de emails exclusiva e receba as notícias mais recentes da equipe Inspire.

Continue lendo

4 lições de 2021 para as empresas aplicarem em 2022

Certamente o ano de 2021 foi difícil para muitas pessoas. Além das incertezas causadas pela pandemia, os obstáculos tornaram o ano que se passou desafiador. Nesse contexto, você deve estar se perguntando: o que vai ser do pós-pandemia? Que modificações a pandemia promoveu nos hábitos de consumo? Responderemos essa e outras perguntas com as lições de 2021 que pretendemos colocar em prática em 2022. Confira só!

LEIA MAIS »