A constante evolução tecnológica tem tornado possível uma série de conceitos que, há alguns anos, considerávamos impossíveis, como a possibilidade de acessar a internet ou realizar pagamentos bancários por meio de um dispositivo móvel.
Mas as inovações digitais não se limitam apenas aos smartphones e suas inúmeras aplicações. O setor de atendimento também está passando por grandes avanços, e um grande destaque é a tecnologia de comunicação de inteligência artificial chamada Chatbot.
Quer entender melhor o que são Chatbots e como eles podem ajudar o seu negócio? Continue a leitura e tire suas dúvidas!
O que são Chatbots?
O termo Chatbot é a junção de “Chatter” (pessoa ou individuo que conversa) com “bot” (uma forma de abreviar “robô” em inglês).
Ou seja, Chatbot é uma tecnologia baseada em algorítimos que foi criada para dar capacidade a robôs (softwares) de se comunicarem e interagirem com seres humanos através de inteligência artificial, de forma mais natural possível.
Como funcionam os Chatbots?
Existem duas linhas de Chatbots: os que são baseados em um sistema de regras e os que utilizam inteligência artificial.
O Chatbot que se baseia em regras é restrito aos comandos pré-definidos de seu desenvolvedor. Por isso, sua interação é muito limitada. Já aquele que utiliza inteligência artificial é infinitamente mais avançado. Além das regras pré-definidas, ele tem capacidade de “aprender” e “raciocinar” suas respostas com base nas novas informações adquiridas.
Onde são aplicados?
Atualmente, os Chatbots estão inseridos nos canais de comunicação e atendimento das empresas. Mas o seu uso não é tão recente assim, separamos alguns exemplos famosos:
- Eliza: criado em 1966, foi o primeiro Chatbot da história;
- GrowthBot: muito utilizado pelo setor de marketing digital;
- Hi Poncho: serviço inteligente de previsão do tempo;
- Watson: criado pela IBM, é um chatbot muito utilizado pelo setor financeiro. O Banco Bradesco o integrou em seu sistema em 2014.
Quais as vantagens dos Chatbots para as empresas?
Chatbots oferecem muito mais do que suporte
Suas aplicações têm sido usadas em diversos setores, como:
- entretenimento: permite interação com personagens de séries, jogos e filmes;
- notícias: desde previsão do tempo, notícias esportivas até os mais variados nichos da sociedade;
- operacionais: podem auxiliar em compras online, transações bancárias e muitas outras operações nas quais as pessoas costumam precisar de suporte;
- atendimento: como citamos no início do artigo, uma das áreas onde os Chatbots têm seu potencial mais explorado é no setor de atendimento ao cliente.
É uma forte tendência do mercado
A previsão é de que a maioria das empresas com perspectiva de crescimento adotem o uso de Chatbots em seus sistemas de comunicação, como forma de possuir vantagem competitiva dentro do mercado.
Afinal, na medida em que a empresa cresce, mais clientes passam a entrar em contato. Portanto, nada melhor do que automatizar seus canais de atendimento de maneira eficiente e segura.
Otimizam o setor de atendimento das empresas
Ao entrar em contato com o setor de atendimento de uma empresa, independente de qual seja o motivo, o cliente espera ser ouvido, bem atendido e ter seu problema solucionado.
A inteligência artificial utilizada nos Chatbots está evoluindo de tal forma que as pessoas acreditam estarem falando com outro ser humano durante um atendimento.
Somando esse fato com a eficiência de um software potente, o resultado é uma significativa otimização no setor de atendimento.
Reduzem custos operacionais
Considerando que eles podem reduzir o índice de insatisfação dos clientes por conta de seu atendimento otimizado e que sua necessidade de manutenção é exponencialmente mais barata, é evidente que os Chatbots podem reduzir diversos custos operacionais do negócio. Além disso, um único sistema pode chegar a atender milhares de pessoas simultaneamente.
Se você se interessa pelo tema e quer saber mais sobre o assunto, recomendamos a leitura destes dois artigos, publicada recentemente no site Think with Google.
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