Os esforços de marketing digital certamente estão entre as atividades mais importantes para todas as empresas que buscam atingir bons resultados de vendas e geração de leads na internet.
No entanto, de nada adianta investir para obter performance se a a empresa não for capaz de mensurar o impacto das campanhas no departamento de vendas — afinal, é para isso que existem as métricas. Entre elas, o ROI no marketing digital é uma das mais importantes para o seu negócio.
No post de hoje, mostraremos a você o que essa métrica significa, como ela pode ser calculada e porque ela precisa ser considerada na mensuração da sua estratégia de marketing. Confira!
O que é o ROI no marketing digital?
Como a maior parte das métricas, ROI é a sigla, que neste caso quer dizer Return On Investment — ou, Retorno sobre o Investimento.
É um indicador bastante conhecido entre empreendedores e profissionais de marketing e é utilizado para mensurar o resultado obtido por uma empresa a partir de um orçamento investido. Ou seja, é um número que indica quanto a empresa ganhou em relação ao montante aplicado.
Como estamos falando aqui do ROI no marketing digital, isso significa que a métrica será considerada a partir das campanhas digitais destinadas à aquisição de novos clientes.
Vale sempre lembrar que, além do marketing digital, é possível também trabalhar com o ROI em outros ambientes do negócio que envolvem recursos e tomadas de decisão.
Por que é uma métrica importante para o marketing digital?
Qualquer empresa que se preze possui dois tipos diferentes de gastos, os custos e os investimentos, e a maior diferença entre os dois está justamente no resultado que eles podem gerar.
Isso porque, enquanto o primeiro inclui montantes que a empresa gasta para manter a operação em funcionamento, o segundo prevê os gastos que trazem rentabilidade à organização.
Diante desse cenário, o cálculo do ROI no marketing digital passa a se tornar uma das atividades mais essenciais, já que é essa métrica que vai mostrar se o investimento está realmente trazendo retorno, e não apenas gerando mais e mais custo.
Isso significa que a análise da métrica é que vai gerar um grupo de ações que precisam ser tomadas para melhorar o aproveitamento dos recursos, como a otimização de campanhas ou, ainda, a redução ou a pulverização do orçamento.
Como fazer o cálculo do ROI?
Para facilitar sua compreensão sobre o papel ocupado por essa métrica, vamos ver como fazer o cálculo do ROI no marketing digital. Você perceberá que, apesar da sua importância, ela é bastante simples de ser calculada.
A fórmula é a seguinte: receita obtida no período menos o valor investido, dividido pelo valor investido. Muito simples, não é?
Uma fórmula que pode tranquilamente ser inserida em sua planilha de controle financeiro, reunindo tanto a receita obtida quanto o valor investido. Configure uma automação com esses fatores e ficará muito mais simples ver e analisar esses números!
Para facilitar o entendimento, vamos ver um exemplo. Digamos que sua empresa investiu, em um período determinado, R$ 6 mil em suas campanhas de marketing digital e, desse esforço, foi gerado um rendimento em receita de R$ 21 mil.
Se aplicarmos a fórmula, vamos ver que a receita obtida menos o valor do investimento (21.000 – 6.000) vai resultar em R$ 15 mil. Se dividirmos esse valor pelo total investido (6.000), o resultado vai ser um ROI no marketing digital de 2,5. Ou seja, para cada R$1 investido, você obteve R$2,50 de retorno.
Essa métrica está entre as mais fundamentais para empresas que desejam obter o máximo de resultado de suas iniciativas de comunicação e marketing na internet. Insira o cálculo do ROI no marketing digital em suas ações estratégias e, com certeza, a mensuração da eficácia de seu trabalho será muito mais eficiente.
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