Sim, o planejamento é uma tarefa fundamental para qualquer organização. Afinal, é nesse momento que estabelecemos as metas, os objetivos e os planos de ação do negócio.
Acontece que nada disso será válido se também não definirmos as métricas que serão acompanhadas durante o desenvolvimento das atividades. Elas são como um termômetro de desempenho da empresa.
Mensurar é tão importante quanto planejar! Por isso, é fundamental definir quais serão as métricas empresariais que serão acompanhadas no negócio. Confira logo a seguir!
Ticket médio
Essa é uma métrica indispensável para a equipe de vendas. O ticket médio tem como objetivo avaliar qual é a receita gerada por vendedor da empresa, levando em consideração o número de contatos estabelecidos com o cliente.
Com isso, podemos avaliar quais são as estratégias de sucesso usada pelos nossos vendedores. Para calcularmos o ticket médio, basta levantarmos a receita total do vendedor e dividir pelo número de contatos estabelecidos.
Lembrando, é claro, que esse tipo de métrica também pode ser usada para avaliar a equipe como um todo. Neste caso, o ticket médio da empresa é calculado com a soma de toda a receita divida pelo número de clientes que geraram o volume total de compras.
Taxa de conversão
Essa é uma métrica muito similar ao ticket médio, mas com um foco um pouco diferente. Basicamente, a taxa de conversão tem como objetivo avaliar a quantidade de vendas realizadas pelo vendedor levando em conta o número de contatos estabelecidos.
Se analisarmos essa métrica em conjunto com o ticket médio, podemos descobrir o perfil do vendedor — se ele gosta de vender em volume, por exemplo.
A métrica é similar e, portanto, o cálculo também é: devemos levantar o número de negócios fechados e dividir pelos contatos estabelecidos com o cliente. Também podemos fazer a taxa de conversão da empresa. No caso, somamos os contratos fechados e dividimos pelas abordagens de venda realizadas.
Custo de aquisição do cliente (CAC)
Essa é uma das métricas empresariais indispensáveis para o marketing, afinal, tem como objetivo descobrir quanto dinheiro foi gasto para adquirir cada cliente da empresa.
Assim, podemos verificar quais são as estratégias mais eficientes, ou seja, quais delas trazem o retorno esperado pelo empreendedor com a menor aplicação de recursos possível.
O CAC é muito fácil de ser calculado: deve-se pegar toda a verba investida no marketing e descobrir quantos clientes foram gerados com ela em dado período.
Retorno sobre o investimento (ROI)
O ROI também é outra métrica importante para quem atua na área de marketing. Basicamente, o objetivo desse tipo de métrica, como o nome já sugere, é descobrir qual foi o retorno sobre determinado investimento.
É muito similar ao CAC, mas, aqui, pretendemos descobrir qual foi a receita gerada com as aplicações financeiras feitas na área de marketing. Para calcularmos o ROI, devemos realizar a seguinte fórmula:
ROI = (Retorno obtido – Investimento realizado) / (Retorno obtido)
Net Promoter Score
Por fim, é muito recomendado avaliarmos o nível de satisfação do cliente. Para isso, temos o Net Promoter Score (NPS). Essa métrica é realizada de uma forma diferente. Devemos fazer uma pergunta simples para o cliente: de 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa empresa para alguém?
Se eles respondem com notas que vão de 0 a 6, estamos diante de clientes detratores, que provavelmente nunca voltarão a fazer negócios com você — e ainda podem falar mal da empresa.
Os que avaliam entre 7 e 8 são os neutros. Por fim, temos os clientes promotores, que são fidelizados e ainda promovem a empresa. Esses últimos avaliam o negócio com notas entre 8 e 10.
O uso de métricas empresariais pode ajudar o gestor a desenvolver um olhar mais crítico sobre o seu negócio — com base em números, e não apenas na simples intuição. Dessa forma, é possível melhorar os resultados e o desempenho de todo o negócio!
Gostou do nosso post de hoje? Então que tal conferir como a sua empresa pode crescer com o marketing digital?