Assim como é importante desenvolver ações digitais para atrair visitantes para seus canais de comunicação, planejar estratégias para conversão de leads — ou seja, para transformar em clientes as pessoas interessadas em seu produto ou serviço — é fundamental.
É a partir dessas ações que você garantirá o sucesso do seu planejamento de marketing, assim como o crescimento das vendas em seu negócio, construindo um bom relacionamento com os seus clientes ideais.
Seja por meio da assinatura da sua newsletter, do canal de sua empresa no YouTube ou até mesmo da compra de um produto ou serviço, é muito importante que você incentive o seu lead a completar a ação desejada.
Neste artigo, apresentaremos as melhores estratégias para conversão de leads e mostraremos a você como é possível transformá-los em clientes fiéis e divulgadores da sua marca. Acompanhe!
1. Invista em Inbound Marketing
O Inbound Marketing tem se destacado como uma das mais importantes estratégias para a conversão de leads e construção de um bom relacionamento com os clientes.
Por meio de blog posts, e-mail marketing e outros canais digitais de comunicação, é possível atrair os consumidores certos, ou seja, aqueles que já têm um certo interesse pelo tipo de produto ou serviço que sua empresa oferece.
Mas para ter sucesso com essa estratégia é preciso pesquisar e entender quais são os problemas e necessidades de seus clientes ideais, também chamados de personas.
Assim, você poderá produzir os conteúdos certos, que irão atraí-los e ajudá-los, aumentando as suas conversões.
2. Faça call-to-actions atrativos
O call-to-action (CTA), ou chamada para ação, é essencial para que você conquiste mais conversões. Eles cumprem a função de influenciar os visitantes a completar a ação desejada.
Ele pode ser incluído ao final de um post no seu blog, em vídeos, mídias sociais ou até mesmo em arquivos PDF, no formato de botões, banners ou links em textos.
Para produzir CTA’s que realmente convertem, construa frases pequenas e com verbos no imperativo, como “faça”, “baixe” ou “solicite”. Dependendo do formato, inclua imagens atrativas e utilize cores que chamem a atenção do internauta.
Além disso, é muito importante que o seu CTA ofereça um benefício para o usuário, como uma informação ou material valioso que poderá ajudá-lo a solucionar os seus problemas.
3. Mensure seus resultados
É muito importante mensurar os seus resultados, tanto para as estratégias digitais de Inbound Marketing e call-to-action quanto para aquelas de mídias sociais e e-mail marketing.
A partir de um acompanhamento contínuo de seus resultados você poderá observar quais foram as ações que deram resultados positivos e quais não alcançaram as metas esperadas. Assim, é possível ajustar a campanha no curto prazo.
A mensuração não só contribui para que você conheça melhor o perfil de seus clientes, como também invista seu tempo e dinheiro nas estratégias que tiveram maiores taxas de conversão.
4. Trabalhe com a nutrição de leads
Se você já conseguiu converter visitantes em leads, é preciso torná-los clientes e divulgadores de sua marca. A nutrição de leads é uma das etapas mais importantes para conquistar esses objetivos, já que é onde você irá preparar e educar a sua persona para que ela efetue a compra.
Por isso, planeje e desenvolva conteúdos específicos para cada etapa do funil vendas (topo, meio e fundo), focando na resolução dos problemas e nas dúvidas que os seus leads apresentam em cada estágio.
Os conteúdos podem ser desenvolvidos em formato de texto, imagem, vídeos, e-mails marketing ou qualquer outro tipo de material relevante. O mais importante é que ele seja capaz de conduzir a sua persona para a etapa seguinte do funil de vendas.
Lembre-se, ainda, de que o planejamento é essencial para o sucesso de suas estratégias digitais. Antes de iniciar qualquer ação, analise a sua persona e o perfil de seu negócio para criar estratégias segmentadas.
Assim, é possível aumentar as suas conversões e fidelizar clientes, otimizando não apenas o seu tempo, mas também o seu investimento.
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