Novembro se aproxima e, com ele, mais uma Black Friday chega para alavancar os resultados de vendas do seu negócio. Comemorada no Brasil desde 2010, este ano a Black Friday acontecerá no dia 29 de novembro e, segundo especialistas, a crise econômica não irá tirar o ímpeto do consumidor em aproveitar essa data.
De acordo com levantamento realizado pela Ebit|Nielsen, 88,6% dos consumidores que realizavam compras pela internet teve a intenção de aproveitar a Black Friday em 2018, número 8% maior do que apresentado na pesquisa do ano de 2017. Ainda de acordo com a Ebit|Nielsen, a estimativa foi que os e-commerces tivessem faturado R$ 2,43 bilhões na data, o que representaria um valor 15% maior do que o esperado em 2017.
A data é considerada um importante evento entre os varejistas, afinal, é oportuna para zerar o estoque e aumentar o faturamento. Algumas pesquisas mostram que, em relação a dias comuns, a conversão das lojas é 46% maior dia da Black Friday. Isso indica que os consumidores se preparam para a data.
De acordo com dados de uma pesquisa divulgada pelo Google, a finalidade da compra na Black Friday possui particularidades em relação a outras datas comemorativas. Nesse evento, os consumidores são movidos pela sensação de “eu mereço”, por isso, estão mais propensos a comprar itens para si ou para a casa.
Mas, para de fato aproveitar os índices de lucratividade projetados, as empresas precisam se planejar e criar estratégias para alcançar e conquistar seus potenciais clientes. Para te ajudar, preparamos um conteúdo com tudo o que você precisa saber para elevar suas vendas na Black Friday.
Como fazer seu planejamento digital para a Black Friday
Diversas análises indicam que em 2019 o faturamento entre os e-commerces terá um aumento significativo em comparação aos resultados obtidos no ano passado. No entanto, ainda existem desafios que tornam-se obstáculos para muitos varejistas, especialmente pela falta de planejamento para a Black Friday.
Preparar-se com antecedência e implementar as estratégias de marketing digital é fundamental para o sucesso das vendas nesse período, o que requer a análise e trabalhar os seguintes pontos:
Entender o comportamento do cliente
Com a disseminação da internet e aparelhos mobile, muitos dos consumidores optam por realizar as compras da Black Friday por meio de computadores ou pelo smartphone, o que oferece aos e-commerces maior vantagem perante o comércio físico nesta data.
De acordo com o levantamento feito Google, em 2017, as categorias de produtos que foram responsáveis pelo maior número de vendas foram smartphones (39%), TV (26%) e eletroportáteis (26%).
Ao delinear detalhadamente o perfil da persona de interesse, as empresas podem patrocinar campanhas personalizadas que irão atingir assertivamente seu público, pois além daqueles que já aguardam a Black Friday, o estudo mostra que apenas 2% dos consumidores que já participaram desse evento não pretendem comprar nada este ano e que 78% dos que nunca compraram em Black Friday pretendem comprar ou não descartam a possibilidade de faze-lo.
Criar campanhas e anúncios eficientes
Mais do que criar ofertas e benefícios no frete, o planejamento para a Black Friday requer também que os e-commerces disponham de uma comunicação eficaz para encontrar e atrair seus consumidores.
Algumas das ações mais utilizadas pelas marcas são as campanhas patrocinadas, como Google Ads e Facebook Ads, que permitem a exibição dos anúncios somente para os usuários que apresentam o perfil de compra ideal para aquele produto.
Redes sociais e campanhas de inbound igualmente complementam as estratégias de marketing elaboradas para a Black Friday, pois auxiliam a divulgação das promoções, bem como, interação com os internautas.
Comumente usado em diferentes datas, o e-mail marketing se faz uma imprescindível investida, já que se dirige ao consumidor de forma direta e pessoal, o atualizando sobre promoções, cupons de descontos e novidades da loja virtual.
Todas essas formas de comunicação, quando bem elaboradas, criam uma base de clientes bem trabalhada e engajada, prontos para serem direcionado à ação de compra.
Assegurar a excelência desde o momento da compra até o pós-venda
Vale ressaltar que, tão importante quanto o planejamento estratégico, é a qualidade ofertada ao seu cliente, o que abrange desde o primeiro acesso no site, até o atendimento pós-venda.
Sendo assim, priorize a qualidade de seu e-commerce, garantindo questões como um bom layout, navegabilidade e segurança. Do mesmo modo, o prepare para suportar um grande número de acessos simultâneos durante todo o período da Black Friday.
O atendimento é outra questão extremamente relevante, logo, tenha colaboradores disponíveis para esclarecer dúvidas antes e também após a efetuação da compra, o que permite que o cliente sinta-se mais seguro e próximo da marca.
A Black Friday é uma das melhores datas do ano para se investir em ações estratégicas que visam o aumento das vendas, assim como, para a atração de novos clientes e trabalhar da base já existe. Contudo, pesquisa e planejamento são os alicerces para que seu e-commerce alcance índices profícuos.
E você, já está preparado para a Black Friday? Se quiser contar com a ajuda de especialistas em estratégias de inbound marketing para alavancar suas vendas, entre em contato com a Inspire Digital.