6 estratégias de marketing para sua empresa crescer em 2018Tempo de leitura: 6 min

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Muitos empreendedores, quando pensam em crescimento para suas empresas, automaticamente imaginam investimentos milionários e a abertura de novas unidades. Entretanto, nem sempre essa é a receita do sucesso. Muitas vezes, investir em um bom planejamento e em algumas estratégias de marketing  mais assertivas pode aumentar a produtividade de vendas no longo prazo a um custo relativamente baixo.

As startups foram as grandes responsáveis pelo desenvolvimento dessa mentalidade no cenário empreendedor, pois, em geral, são empresas que precisam fazer muito com pouco orçamento.

No post de hoje, vamos mostrar algumas estratégias que podem ajudar sua empresa crescer em 2018. Confira!

1. Analise seu negócio e defina metas

Antes de traçar seu planejamento estratégico, faça uma análise dos resultados que sua empresa atingiu até o momento. Observe que fatores influenciaram seu crescimento de maneira positiva e quais estratégias não funcionaram da maneira esperada nos últimos anos. Avalie também se seu produto vende melhor em determinadas épocas e tente entender o porquê. Analise, ainda, quanto é o gasto médio de seus clientes.

Com base nessas informações, defina metas sustentáveis para o seu crescimento neste ano e trace as estratégias de marketing que deverá executar.

2. Conheça e desenvolva seu cliente

Este é um termo bastante conhecido no segmento das startups, e diz respeito ao entendimento que o empresário precisa ter sobre as necessidades reais dos seus clientes.

É um processo trabalhoso de ser mantido, pois demanda proximidade entre as partes, mas que tem um custo reduzido e pode trazer excelentes resultados. Converse com seus clientes e descubra quais os problemas que eles têm, como enxergam sua empresa e o que esperam dos seus produtos.

A partir dessas informações, construa suas estratégias de marketing para alcançar seus leads em todas as etapas do funil de vendas e automatize o fluxo de relacionamento para levá-los de um estágio a outro, até estarem preparados para comprarem seu produto ou serviço.

3. Crie sua rede e estabeleça parcerias estratégicas

Um das formas mais interessantes de fazer a sua empresa crescer é pelo investimento em inovação. Esse processo pode ser interno, estimulando o desenvolvimento dos funcionários, ou até mesmo externo, com a participação de clientes, fornecedores e parceiros de negócio.

Neste contexto, criar uma rede significa estimular a colaboração entre todos os envolvidos com sua empresa, de forma a incentivar o surgimento de novas ideias a partir de uma visão 360º sobre o mercado e a posição da sua empresa nele.

Parcerias de colaboração mútua também são excelentes estratégias de marketing para o aumento das vendas e dos resultados de seu negócio. Mas, para fazerem sentido, precisam gerar benefícios para sua empresa e seu parceiro. Caso contrário, não vai funcionar.

4. Desenvolva sua presença on-line

Boa parte das compras realizadas hoje em dia começam com uma pesquisa na internet para encontrar possíveis soluções para um problema. Por isso, manter uma boa presença on-line é essencial para sua empresa aproveitar esse movimento. Caso contrário, esses potenciais clientes jamais conseguirão encontrar seus produtos ou serviços.

Construir um bom site é o primeiro passo para a criação dessa presença, incluindo todas as informações necessárias para que o visitante entenda mais sobre o problema que vem enfrentando e as possíveis soluções para ele. A partir disso, apresente o trabalho de sua empresa e como ela poderá ajudá-lo a solucionar sua necessidade. Com isso, você poderá transformar seu visitante em um lead e até mesmo e em um cliente real.

5. Use estratégias de marketing digital para atrair clientes

Falando em usar a sua presença on-line e seu site para gerar prospects para a empresa, uma das maneiras mais eficazes e baratas de fazer isso na web é por meio de estratégias de marketing digital.

Depois de fazer seu site, comece a pulverizar seu investimento em diferentes frentes do marketing on-line — mídias sociais, SEO, marketing nos buscadores, e-mail marketing, entre outros — para entender quais trazem melhores resultados para o seu negócio.

Para muitos especialistas, 2018 será o ano dos vídeos na web. Estima-se que eles serão responsáveis por quase 80% de todo o tráfego da internet neste e ano e, por isso, as marcas estão se preparando para investir fortemente nessa tendência.

Com a melhoria na qualidade e velocidade das conexões no mundo, consumir conteúdo audiovisual está cada vez mais simples e rápido. Esse tipo de conteúdo tem grande capacidade de ser educativo e de facilitar o entendimento das pessoas. Por isso, vídeos tutoriais, do tipo “faça você mesmo” são cada vez mais procurados pelas pessoas e podem ser facilmente utilizados pelas marcas para atrair potenciais clientes.

Realizar ações com influenciadores digitais também é uma tendência forte para 2018 e pode trazer ótimos resultados para o seu negócio. Muitas vezes, o impacto de uma ação com influenciadores do seu nicho de negócio pode trazer resultados iguais ou superiores a uma campanha veiculada na televisão. Isso porque essas pessoas possuem grande influência entre o grupo que os segue e podem até mudar o padrão de consumo de seus seguidores.

Ao investir em estratégias de marketing de influência, foque em quem desempenha um papel mais estratégico junto ao público que você deseja atingir e não em quem é simplesmente mais famoso na internet. Além disso, dê liberdade para o criador desenvolver o conteúdo sobre sua marca do jeito que ele está acostumado a falar com o público.

6. Construa autoridade com conteúdo na web

Muitas das pessoas que fazem pesquisas em buscadores como o Google estão em busca de conhecimento e conteúdo de qualidade, que as ajude a resolver situações do dia a dia. Por esse motivo, empresas estão investindo cada vez mais no chamado marketing de conteúdo. Esse tipo de estratégia de marketing contribui de forma determinante para que seu site seja encontrado no momento em que estas buscas acontecem.

Além desse benefício, vale lembrar que as marcas que geram conteúdo de qualidade costumam construir uma imagem de autoridade e referência naquele assunto — o que ajuda, e muito, na conquista de novos clientes e melhores resultados.

Saber utilizar as estratégias de marketing que estão à disposição é o principal trabalho de um empreendedor que busca fazer a sua empresa crescer. Antes de apostar em grandes investimentos, invista nas iniciativas que podem dar resultado sem onerar tanto seu orçamento.

Esperamos que as dicas listadas aqui sejam úteis para seu trabalho. Para não perder nenhum conteúdo que publicamos, curta nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades!

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