Contratei uma plataforma de automação de marketing, e agora?Tempo de leitura: 6 min

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×

Com o objetivo de aprimorar a comunicação de sua empresa com sua base de contatos e aumentar suas vendas, você decidiu contratar uma plataforma de automação de marketing, porém, no meio de tantas funcionalidades e possibilidades, você ainda não sabe ao certo o que esperar dessa ferramenta e por onde começar para atingir os resultados desejados para o seu negócio.

Para te ajudar nessa tarefa, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber para dar seus primeiros passos no mundo da automação de marketing.

O que é automação de marketing?

A automação de marketing é um processo que permite as empresas atraírem cada vez mais potenciais clientes sem deixar de lado a forma personalizada de se relacionar com eles. Como isso é possível? Através de ferramentas que rastreiam, armazenam e analisam informações sobre as formas como um lead se relaciona ou não com sua empresa. Quais páginas ele visita em seu site, que conteúdos ele faz download, por quais posts ele se interessa em suas redes sociais, que e-mails ele abre, quais ele clica e quais não. Com a automação de marketing é possível saber tudo isso a partir do momento que um visitante preenche um formulário em seu site e se torna um lead.

Baseado nessas informações, é possível segmentar seu público de acordo com as características e interesses em comum, diferenciando que contatos precisam de mais informações e quais já estão prontos para a compra.

Com isso, seu time de marketing pode criar estratégias para se relacionar com cada grupo de forma mais personalizada, oferecendo conteúdos que atendam dúvidas e necessidades específicas, com o intuito de levar seu potencial cliente cada vez mais perto da decisão de adquirir seu produto ou serviço.

Além disso, como a cada interação você descobre mais a respeito dos seus leads, seu time de vendas terá mais conhecimento a respeito de seus potenciais clientes e poderá realizar contatos mais assertivos na hora agir para fechar negócio.

Quais os benefícios de uma plataforma de automação de marketing?

Algumas empresas menores ainda têm dúvidas sobre a importância da contratação de ferramentas de automação de marketing para o seu negócio, afinal, por não terem tantos contatos e clientes, conseguem realizar essas atividades de relacionamento e classificação manualmente.

Entretanto, conforme a empresa vai crescendo, fica impossível se relacionar de forma individualizada com todos os contatos. Por isso que a automação é tão importante para o crescimento de um negócio, pois, como já dissemos, ela permite que a empresa ganhe escala e mantenha o relacionamento personalizado com os leads e clientes.

Confira, a seguir, outros benefícios que a automação de marketing pode trazer para a sua empresa:

Otimização da nutrição de leads

Com a automação de marketing, você pode definir fluxos para a nutrição de seus leads de acordo com seu perfil, características e etapa em que se encontram na jornada do consumidor. Ao serem programados, cada passo do fluxo acontece sem a necessidade de uma pessoa ter que iniciá-lo manualmente. Isso economiza tempo e evita erros.

Geração de oportunidades de vendas mais qualificadas

Ao nutrir seus leads com o objetivo de levá-los sempre para a próxima etapa do funil de vendas e monitorar a forma como eles respondem aos conteúdos que você oferece, fica muito mais fácil identificar que contatos estão mais prontos para realizarem uma compra.

Ao passar o lead para o time de vendas, todas as informações que você reuniu ao longo do relacionamento com ele serão muito úteis para aumentar as chances de fechar negócios, pois seus vendedores saberão exatamente qual o interesse de cada contato.

Redução do CA (custo de aquisição de cliente)

O CAC (custo por aquisição de cliente) é uma métrica que indica quanto dinheiro foi investido para conquistar um novo cliente. A automação de marketing ajuda a reduzir esse valor, pois você economiza tempo de trabalho da sua equipe, que não precisará realizar tarefas maçantes e repetitivas manualmente.

Com algumas tarefas automatizadas, seu time pode investir mais tempo planejando formas de atingir mais pessoas e atrair mais clientes.

E agora, por onde começar?

Agora que você já entendeu as vantagens da plataforma de automação para o seu negócio, é hora de colocar a mão na massa e fazer a ferramenta funcionar para atingir seu potencial máximo.

Comece configurando a plataforma, subindo sua base de contatos e a integrando com seu site, redes sociais e outras ferramentas que utiliza para se relacionar com seu público (como CRM ou e-commerce).

Se você ainda não definiu suas personas, jornada de compra, estratégias de marketing digital e métricas, é importante elaborar esse planejamento o quanto antes. Assim, ficará mais claro como criar conteúdos e fluxos de nutrição de leads que façam sentido para o perfil do seu público e que sejam capazes de atingir os resultados que sua empresa precisa.

Com base em seu planejamento, pense na estrutura que você deve seguir para se relacionar com seus leads e clientes. Crie fluxos de automação de e-mails que os levem a interagir com sua empresa de forma a sempre irem mais fundo no seu funil de vendas.

Determine, também, alguns critérios que possam demonstrar que esses usuários estão na etapa de decisão da jornada de compra (como o acesso à página de pedido de orçamento de seu site ou a solicitação de uso em período de teste de seu serviço). Crie fluxos que automatizam o envio desses contatos diretamente para o seu time de vendas poder fechar negócio.

Quando tudo estiver funcionando, não se esqueça de acompanhar constantemente os resultados de suas ações. Assim, você pode otimizar o que está dando certo e corrigir o que não está alcançando os resultados esperados.

E não tenha medo de arriscar. Teste novas formas de realizar as ações que você já vem fazendo e avalie de que forma seu público se comporta em relação a conteúdos e elementos diferentes. Isso pode ajudar – e muito – sua empresa a alcançar resultados ainda melhores.

Mas, se você não tem tempo para configurar todas essas funcionalidades ou ainda se sente perdido para começar a usar sua plataforma de automação, não se desespere. Diversas empresas oferecem consultoria para implantação e planejamento estratégico de automação de marketing. Você pode usar esse tipo de serviço para dar o ponta pé inicial que sua empresa precisa para não ficar para trás no mercado.

A Inspire Digital é uma agência especialista nesse tema. Se tiver interesse, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar seu negócio crescer através do marketing digital.

Gostou desse post. Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais e inscreva-se em nossa Newsletter para não perder nenhum conteúdo.

Compartilhe este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seja o primeiro a saber!

Inscreva-se na nossa lista de emails exclusiva e receba as notícias mais recentes da equipe Inspire.

Continue lendo

4 lições de 2021 para as empresas aplicarem em 2022

Certamente o ano de 2021 foi difícil para muitas pessoas. Além das incertezas causadas pela pandemia, os obstáculos tornaram o ano que se passou desafiador. Nesse contexto, você deve estar se perguntando: o que vai ser do pós-pandemia? Que modificações a pandemia promoveu nos hábitos de consumo? Responderemos essa e outras perguntas com as lições de 2021 que pretendemos colocar em prática em 2022. Confira só!

LEIA MAIS »