Como reduzir os impactos do Coronavírus (COVID-19) na rotina das empresasTempo de leitura: 4 min

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×
Coronavírus covid19

A pandemia do novo coronavírus transformou a rotina de todos nós e afetou diretamente pequenas e médias empresas. Saiba como agir neste momento de crise. 

As mudanças que estamos atravessando nas últimas semanas para tentar conter a pandemia do Coronavírus (Covid-19) vêm deixando a sociedade alarmada. Mas por mais que a perspectiva seja de dias difíceis pela frente, uma coisa é certa: deixar-se levar pelo pânico não vai salvar a sua empresa. Neste momento, por mais difícil que possa parecer, é preciso buscar equilíbrio e sangue frio para retomar o controle da situação. Em momentos emergenciais como este, a agilidade na tomada de algumas decisões é crucial para manter a saúde da sua empresa e atravessar a crise. E é exatamente sobre isso que vamos falar aqui. 


Home Office e produtividade

Para as empresas que já adotavam o home office em alguma medida, essa transição do escritório para casa provavelmente foi sentida com menos impacto. No entanto, se é a primeira vez que você testa esse modelo em sua empresa e você tem receio de que a equipe não se adapte, tenha calma. 

Momentos de crise pedem flexibilidade e mente aberta para buscar soluções. Essa é uma oportunidade de você trabalhar a capacidade de adaptação do seu negócio. Manter alguns hábitos na rotina podem ajudar a garantir a produtividade: tomar um banho logo cedo, trocar o pijama por uma roupa de dia a dia, fazer os intervalos para almoço e lanche nos mesmos horários que faz no escritório. Parece pouco, mas tudo isso ajuda. 

Aproveite as plataformas disponíveis para manter a sua equipe alinhada. A organização de tarefas fica mais fácil com o uso de ferramentas como o Trello e o Asana. Mantenha o ritmo de reuniões periódicas para ficar alinhado com sua equipe. Use ferramentas de videoconferência, como o Google Hangouts, Skype e Zoom. Para auxiliar com o planejamento neste momento de crise, o Facebook compartilhou um Guia de Resiliência para Pequenos Negócios e um Roteiro Rápido de Ações para Enfrentar o Covid-19


Entenda como conversar com o seu cliente neste momento

Assim como você está apreensivo com o Covid-19, o seu cliente certamente também está. Neste momento, toda atenção e cuidado são necessários. Ter uma boa estratégia de marketing digital é fundamental para se comunicar com seus clientes de forma clara, concisa, transparente e com o tom correto. Em tempos de dificuldade e crise, a comunicação via e-mails e redes sociais deve ser muito bem planejada e é essa nossa função. 

Na Inspire Digital, todos os planejamentos são feitos visando nutrir a base de prospects e clientes, estreitar o relacionamento com eles e ter empatia com suas necessidades. Tudo isso é fundamental para zelar pela imagem da sua marca. Afinal, passada toda a tormenta, as pessoas vão se lembrar de quem levou a elas confiança e credibilidade.


Os cuidados com o orçamento

Com certeza a reavaliação do orçamento foi a principal medida adotada por todas as empresas. O grande problema é que muitas decisões foram tomadas no calor do momento, motivadas pelo pânico gerado pela situação. Cortes massivos de funcionários e congelamentos repentinos podem parecer, em um primeiro momento, a única solução plausível, mas não é bem assim. Respire fundo e procure avaliar o impacto de suas decisões em um viés mais amplo do que o orçamento. 

Faça ajustes, movimente suas equipes, busque planos estratégicos, mas não tome decisões sem planejamento. Isso aumenta o risco de você ter um gargalo que pode inviabilizar sua operação. Nos últimos dias, o governo federal anunciou uma injeção de R$ 147 bilhões nos próximos meses para mitigar os efeitos da crise na economia. 

Bancos e fintechs também estão oferecendo linhas de crédito com taxas e prazos de pagamento mais flexíveis. Neste momento, avaliar a tomada de um empréstimo pode ser mais produtivo do que promover diversos cortes. 

Por fim, cuide bem da sua saúde e também das pessoas ao seu redor! Fique em casa, mantenha a limpeza do ambiente, lave as mãos com frequência e redobre os cuidados de isolamento se você estiver com suspeita de ter se contaminado pelo coronavírus e reforce os cuidados de saúde para sua equipe. Por fim, mantenha o pensamento de confiança, vamos atravessar este momento juntos! 

Compartilhe este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seja o primeiro a saber!

Inscreva-se na nossa lista de emails exclusiva e receba as notícias mais recentes da equipe Inspire.

Continue lendo

4 lições de 2021 para as empresas aplicarem em 2022

Certamente o ano de 2021 foi difícil para muitas pessoas. Além das incertezas causadas pela pandemia, os obstáculos tornaram o ano que se passou desafiador. Nesse contexto, você deve estar se perguntando: o que vai ser do pós-pandemia? Que modificações a pandemia promoveu nos hábitos de consumo? Responderemos essa e outras perguntas com as lições de 2021 que pretendemos colocar em prática em 2022. Confira só!

LEIA MAIS »