O Google Analytics 4 ou também chamado GA4, traz um monitoramento mais efetivo sobre o comportamento dos consumidores.
Tal monitoramento, é feito em cada etapa da sua jornada com as marcas.
Sendo assim, o Google Analytics 4 busca preencher espaços deixados pela redução dos cookies.
Além de incentivar a implementação da regulamentação de privacidade de dados.
Com as mudanças relacionadas ao marketing orientado a dados, é cada vez maior a necessidade de uma visão mais analítica sobre o comportamento dos usuários.
Sendo assim, o uso de ferramentas atualizadas é de extrema importância, e uma delas é o Google Analytics.
Usada para captar insights e entender o comportamento dos usuários, a fim de criar estratégias inteligentes com base nessas informações.
Neste artigo você vai ver:
- O que é o Google Analytics 4?
- O que muda no Google Analytics 4?
- Quais são as vantagens?
- Como adicionar ao seu site?
- Como fica a análise de dados?
O que é o Google Analytics 4?
Diante das mudanças no comportamento dos consumidores e a privacidade dos usuários no meio digital, surgiu a necessidade de uma atualização ao que desrespeito a análise de dados.
Portanto, o Google Analytics 4 ou GA4 nada mais é do que uma atualização do Analytics, antecipando uma tendência da Transformação Digital.
Ou seja, o uso de análises preditivas para fundamentar decisões estratégicas.
Logo, através do uso da inteligência artificial, o GA4 fornece uma visão mais completa do usuário.
Dessa forma, contribuindo na otimização do ROI (Retorno sobre Investimento) das campanhas.
Uma vantagem do Google Analytics 4, é que ele pode ser usado em sites e apps, enquanto que o Universal Analytics (geração anterior) era compatível somente com sites.
Tais informações são de extrema importância para entender como os usuários interagem com o nosso site e melhorar a sua experiência.
Logo, é possível otimizar os resultados de conversão.
O que muda no Google Analytics 4?
Em primeiro lugar, uma das mudanças é a possibilidade de se obter uma visão com foco no usuário.
Dessa forma, as análises passam a ser feitas com base no comportamento e não mais de modo fragmentado.
Ou seja, não sendo mais baseada na segmentação dos dispositivos usados pelos usuários para acessar os canais da empresa.
Logo, as campanhas no google ads podem ser personalizadas de acordo com as etapas do cliente na jornada de compra.
Por exemplo, omnichannel, já que existe uma combinação da análise de tráfego multiplataforma.
Outra mudança é a adaptação de plataformas para um futuro sem o uso de cookies.
Já que esses permitem que o ads forneça sugestões aos usuários durante seu acesso na internet, com base nos rastros deixados por esse no meio digital.
Todavia, de modo geral o que muda é a facilidade de captar e analisar dados:
Previsibilidade
Com o uso da inteligência artificial, o Google Analytics sinaliza os profissionais de marketing para mudanças significativas no comportamento dos usuários.
Insights preditivos
Com base nos dados, a inteligência artificial consegue realizar previsões e obter o cálculo da probabilidade de rotatividade.
Maior interação com o Google Ads
Através dos insights captados, podemos criar segmentações de forma mais inteligente e com maior chances de ROI.
Foco no usuário
O GA4 calcula a interação do site e app de forma conjunta, tendo foco na experiência do usuário e não nos canais.
Uma melhor integração com o Google Ads
O GA4 oferece uma melhor integração junto ao Google ads e a outros produtos do Google, contribuindo para melhorar o retorno sobre investimento do marketing.
Lembre-se, para que a sua estratégia seja efetiva, busque unificar todas as informações obtidas através do Google Analytics com outros dados relevantes da sua empresa.
Quais são as vantagens?
Todos os profissionais de marketing e aqueles que usam o Google Analytics para analisarem dados, serão beneficiados com as atualizações realizadas.
Afinal, as atualizações foram feitas com base nas solicitações dos próprios usuários.
O objetivo é aperfeiçoar a análise de dados dos clientes.
Assim, uma das vantagens é que agora as ações que antes eram realizadas após mudanças feitas no código do site, podem ser feitas em um único painel.
Assim como, apresentar informações atualizadas e em tempo real.
Além disso, é possível obter uma melhor compreensão do ciclo de vida dos clientes.
Ou seja, desde o primeiro contato com o seu site até chegarem a consumidores do seu produto e/ou serviço.
Assim, podemos mapear toda a sua jornada e obter insights baseados no comportamento e interesse desses em todos os pontos de contato com a marca.
Logo, podemos maximizar o ROI nas estratégias usadas.
Bem como, uma melhor integração entre marketing e tecnologia, visando atender as necessidades dos seus clientes.
Como adicionar ao site?
Antes de tudo, vamos precisar do Google Tag Manager, para saber mais, clique aqui.
Se você já tiver uma tag configurada no código html do site, siga esse procedimento:
Acesse: Administrador > Propriedade > + Criar propriedade
Coloque o nome e os detalhes da propriedade > Próximo
Coloque as informações solicitadas da sua empresa > Criar
Após concluir essa etapa, você será direcionado para a captação de fluxo de dados.
Nessa página você vai selecionar as opções desejadas, no caso vamos selecionar “Web para sites”.
Após completar todos os passos anteriores, pode finalizar e Criar Fluxo.
Com o novo fluxo pronto, uma nova tag de monitoramento será gerada.
Você pode instalar ela manualmente no código html, ou usar o próprio Google Tag Manager.
Se você já tem instalado o tag manager, basta escolher Usar tag existente na página > Gerenciador de Tags do Google.
Automaticamente vai aparecer o passo a passo do que fazer para a inclusão da nova tag:
- Abra uma nova janela no Google Tag Manager;
- Clique em Tags > Nova.
- Configuração da tag
- Escolha Google Analytics: Configuração do GA4.
- Coloque o ID da métrica.
- Clique em Acionador
- Escolha All Pages
- Salvar tag
Agora precisamos testar antes de publicar, para ver se está tudo certo:
- Vá em visualizar para abrir o Tag Assistant
- Coloque os dados do seu site
- Abra a página para confirmar se a tag do GA4 está disparando
- Clique em container loaded para visualizar
Você vai notar que na parte onde está Google containers found, já vai mostrar que o container do Google Analytcs 4 já está ok.
Por último, feche o tag assistant, volte no tag manager e pode clicar em enviar para que a tag seja publicada.
O prazo para esses dados chegarem no Google analytics é de 24h.
Análise de dados
Por fim, chegamos na análise de dados.
Como falado no início, o GA4 trouxe um monitoramento mais efetivo sobre o comportamento dos clientes em cada etapa da sua jornada com as marcas.
Com isso, algumas perguntas podem ser respondidas, como por exemplo:
- A quantidade de usuários que começam pesquisando um produto na web e acabam finalizando a compra em um aplicativo?
- A quantidade de usuários na web que possuem o app instalado, mas que nunca usaram?
- O tempo que leva uma jornada completa?
- Qual o tempo em que os usuários navegam entre a web e o aplicativo?
São inúmeros os insights que podem ser captados através dessas análises.
Veja alguns dados que podem ser analisados:
Aquisição
Aponta o caminho usado pelos usuários que chegam até o seu site e o comportamento desses nos canais de aquisição.
Engajamento
Você consegue enxergar as ações tomadas pelos usuários no seu site, isso ajuda a entender quais ações podem maximizar as conversões.
Monetização
Destinada ao e-commerce, é possível visualizar os produtos mais buscados e o resultado dos anúncios no Google Shopping ou no Google ads.
Retenção
Esse relatório traz o retorno dos usuários no seu site, ou seja, qual a frequência com que eles retornam e quantas vezes eles retornam.
Informações demográficas
Como o próprio nome sugere, são apresentados os dados de interesses, cidade, idade, gênero, região de origem, entre outros.
Tecnologia
Apresenta o sistema operacional usado pelos usuários, em outras palavras se foi por computador, celular e qual o navegador usado.
Com isso, você consegue criar audiências e direcionar melhor as suas campanhas, visando um maior engajamento, por exemplo.
Conclusão
Portanto, o Google Analytics 4, traz um monitoramento mais efetivo sobre o comportamento dos clientes em cada etapa da sua jornada com as marcas.
Com isso, maior facilidade na captação de dados e como esses são apresentados.
Dessa forma, através de insights mais preditivos, é possível fundamentar decisões estratégicas.
Tais informações são de extrema importância para entender como os usuários interagem com o nosso site e melhorar a sua experiência.
Logo, os resultados de conversão são otimizados.
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