9 habilidades as quais você profissional de Marketing precisa ficar atento em 2022Tempo de leitura: 5 min

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Habilidades

Você possui as habilidades necessárias para atuar com Marketing de Conteúdo?

Afinal, sabemos que o Marketing de Conteúdo é fundamental nas estratégias de qualquer negócio.

Afinal, ele serve para atrair o público por meio de conteúdos que sejam relevantes e que os ajude em suas necessidades.

Ou seja, o objetivo do marketing de conteúdo é:

  • Aumentar o engajamento com a sua marca;
  • Aumentar a visibilidade do seu negócio;
  • Manter os seus leads engajados;
  • Gerar autoridade para a marca;
  • Melhorar a experiência do consumidor no pós-venda.

Além disso, através dele é possível aumentar o tráfego do seu site, maximizar as vendas e educar o seu mercado.

Portanto, é preciso que os gerentes de marketing e de conteúdo usem estratégias visando impulsionar os mesmos em 2022.

Em outras palavras, para alcançar esses resultados, é preciso que as marcas desenvolvam 9 habilidades essenciais dentro do marketing de conteúdo.

1. Habilidades para criação de conteúdo

Embora pareça óbvio, são poucos os profissionais de marketing que conseguem desenvolver conteúdos capazes de alcançar bons resultados.

Antes de tudo, a escrita é extremamente importante não só para o blog, mas também para outras páginas do seu site.

Logo, para desenvolver habilidades de redação e minimizar possíveis erros gramaticais, é essencial ler muito.

Além disso, algumas ferramentas podem auxiliar nesse processo, como o Grammarly e o Clarice.ai, que ajudam a revisar os conteúdos.

2. Habilidades de Edição

Antes de um conteúdo ficar excelente, ele precisa ser editado, revisado e corrigido caso necessário.

Através dessas edições alguns erros podem ser observados:

  • Gramaticais;
  • Concordância;
  • Fluidez dos parágrafos;
  • Entre outros.

Ou seja, a edição auxilia para que o conteúdo se torne claro e de fácil compreensão para o leitor.

Em outras palavras, fique legível e seja capaz de fazer o leitor se conectar à situação.

Se for o caso e a sua empresa tiver um orçamento disponível para isso, contrate um editor profissional. 

Contudo, você pode capacitar seus profissionais de marketing para as habilidades de edição.

3. Compreensão do Funil de Vendas

Como todos os canais de marketing, o objetivo do marketing de conteúdo é transformar leads em clientes.

Logo, é essencial que os profissionais de marketing de conteúdo usem o funil de vendas em suas estratégias, ou seja:

  • Topo do Funil (Tofu);
  • Meio do Funil (Mofu);
  • Fundo do Funil (Bofu).

Afinal, existem públicos em diferentes estágios do funil de vendas e o conteúdo deve ser criado pensando nisso.

4. Habilidades de planejamento

O planejamento é essencial em qualquer negócio e em qualquer projeto, e dentro do marketing de conteúdo ele é indispensável.

Afinal, nós profissionais de marketing de conteúdo, sabemos que ele requer tempo e consistência até chegarmos no objetivo esperado.

Para isso, é preciso que os profissionais de marketing conheçam o seu público e as reais necessidades deles.

Assim, será possível desenvolver conteúdos que atendam ao que eles buscam e precisam.

Algumas ferramentas podem ajudar nesse planejamento, como por exemplo o Trello e o Notion.

5. Habilidades para pesquisa

Sabemos que pesquisar público e concorrência são essenciais dentro do marketing, afinal, isso trará insights relevantes para a criação de estratégias.

Além disso, para desenvolver bons conteúdos, é preciso realizar a curadoria de conteúdo.

Ou seja, pesquise sobre o assunto, veja o que os concorrentes estão falando sobre ele, tópicos abordados.

Outro ponto, é pesquisar sobre a palavra-chave, ou seja, volume de pesquisas e dificuldades do SEO.

Algumas ferramentas podem ajudar, como o Ubersuggest e o SEMrush.

Uma dica, quando falar sobre dados, pesquisas e relatórios, busque apresentar prova social, trazendo credibilidade para o assunto abordado.

6. Habilidades em SEO

Sabemos que a base para gerar tráfego ao site é o bom uso de SEO.

Dados divulgados pelo site BrightEdge, mostram que a participação do tráfego orgânico aumentou em 53% nos sites.

Logo, é preciso que os profissionais de marketing mantenham os conteúdos otimizados para um bom SEO.

Afinal, marketing de conteúdo e SEO estão interligados e devem andar lado a lado.

  • Faça pesquisas sobre a palavras-chave;
  • Use a palavra-chave de forma estratégica em seus conteúdos;
  • Realize o SEO nas páginas;
  • Use o atributo alt nas imagens;
  • Entre outros.

Com um bom SEO, os seus conteúdos serão melhor ranqueados pelo Google.

7. Habilidades para a promoção de conteúdo

Poucos profissionais dão atenção à divulgação dos conteúdos.

Contudo, não adianta termos um ótimo conteúdo em mãos e poucos terem conhecimento que ele exista.

Portanto, trabalhe a divulgação do mesmo em suas redes sociais, comunidades e e-mail.

Ao fazer isso, você consegue aumentar não só o tráfego para o seu conteúdo, mas também o alcance.

8. Habilidades para análise de dados

Hoje em dia, é quase impossível falar em estratégias sem analisar números.

É através deles, que conseguimos avaliar a eficácia dos nossos esforços dentro do marketing de conteúdo. 

Entretanto, é preciso que os profissionais saibam os números que precisam ser analisados.

Ou seja, é preciso que esses profissionais entendam os principais indicadores de desempenho (KPIs), e saiba como rastrear cada um deles.

Logo, o Google Analytics pode ajudar nesse processo, além de fornecer insights sobre o comportamento do seu público.

9. Habilidades técnicas

Chegamos na era da tecnologia, logo, algumas habilidades técnicas se fazem necessárias.

Afinal, algumas ferramentas são importantes na criação e divulgação dos conteúdos de forma eficaz.

Por exemplo, o WordPress para gerenciamento dos conteúdos e o Google Analytics para análise e captura de insights.

Portanto, é essencial capacitar os profissionais de marketing de conteúdo,para que esses consigam extrair dados que sejam relevantes na criação das estratégias. 

Por fim, para que as metas sejam alcançadas, é preciso investir em capacitação profissional.

Assim, você profissional de marketing estará preparado para as habilidades requisitadas em 2022.

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