Criar uma campanha é muito importante quando se trata de se firmar no meio em que está sendo inserido e se destacar dos concorrentes. Por isso, é importante se atentar ao fazer campanhas para não fazer parte das estratégias de marketing que deram errado.
Buscar o espaço e o sucesso desejado no meio em que está sendo inserido é fundamental, fugindo totalmente do comodismo, e sempre buscando o novo e aquilo que as pessoas que consomem seu negócio procuram.
Conseguindo se tornar referência nos mais diversos meios em que o negócio está sendo inserido, como em um stand para eventos, obtendo resultados positivos diante de todo cenário.
Dessa forma, é importante buscar estratégias para campanhas de marketing para ir de encontro à inovação e ao novo, pensando em alguns passos a serem seguidos quando se trata destas estratégias.
Começando com um bom planejamento, criando-se metas e lugares a serem alcançados, conseguindo definir os caminhos a serem trilhados e o que se espera ao trilhar esses caminhos.
Criando uma relação concreta com todos os meios de pesquisas em que se pode imaginar, desde uniformes personalizados para eventos até os mais variados assuntos e temas.
Definir objetivos é outro passo a ser pensado com cuidado, pensando no local em que se almeja chegar e o lugar em que quer ocupar com sua ideia, com toda história que a marca carrega.
Identificar o público-alvo pensando em como chegar até este público com mais facilidade, podendo atingir esse público com muita mais facilidade e com estratégias ainda maiores e melhores.
Como por exemplo, pensando em um cenário em que o público a ser alcançado, é o público que consome balões para decoração de aniversario. Pensando em métodos para se alcançar este público de forma mais fácil.
Escolher os canais em que serão divulgados os conteúdos, disponibilizando o tempo e dedicação a rede social escolhida, trazendo conteúdo com foco e direcionamento certo para que o seu público cresça e alcance um público ainda maior.
Desenvolver o conteúdo é um passo importantíssimo, para que se haja uma relação boa com quem está consumindo seu conteúdo.
Sendo uma espécie de troca, fazendo com que as pessoas divulguem por si só aquilo que elas consomem. Por exemplo, alguém que está consumindo impressão 3D, acabe chegando até o conteúdo devido a esta divulgação.
Seguindo esses passos de forma cuidadosa e direcionada, o caminho a se trilhar se torna muito mais tranquilo.
Porém, o cuidado maior precisa ser justamente com isso, em se acomodar e achar que esse caminho realmente é tranquilo e não impõe dificuldades durante o percurso em que se trilha.
Estratégias de marketing que deram errado
Apesar de serem poucas as falhas técnicas cometidas pelas empresas, é preciso atenção para que o erro não seja cometido outras vezes.
Para os mais diversos meios, como uma empresa de projeto de controle de acesso, consiga adotar estas estratégias e se tenha atenção durante todo esse processo, para que não se tenha falhas nestas estratégias.
Se for cometido as falhas para que não seja fatal para a sua marca. Por isso, é importante que se tenha total atenção nessas estratégias, e no que é divulgado.
Entre as marcas que já cometeram erros em suas estratégias de marketing, podemos citar:
- Bombril;
- Sony;
- Starbucks;
- Dove;
- Reserva.
Abaixo, confira como esses erros foram negativos para a imagem das marcas e como poderiam ter sido evitados com a contratação de uma empresa de cartão de visita para revisar e adequar o processo.
Bombril
A marca Bombril, em duas campanhas publicitárias nos anos de 2012 e 2020, foi acusada de racismo, por conta do conteúdo divulgado e por não prestar total atenção naquilo que estava sendo circulado e nos detalhes de suas campanhas.
Fazendo com que houvesse os mais diversos ataques e repercussões negativas para a marca, devido ao conteúdo divulgado e devido a um teor racista naquilo que estava sendo propagado pela marca.
Associando a palha de aço ao cabelo crespo em uma das campanhas, fazendo com que as pessoas se sentissem desconfortáveis com o conteúdo divulgado e tivessem um julgamento negativo sobre a marca.
Sony
Em 2006, a Sony lançou um evento para anunciar uma nova versão de seu aparelho PSP branco. Evento em que o mundo tecnológico estava acompanhando, devido a toda repercussão e toda expectativa criado no console.
Nesse evento, a marca veiculou uma série de outdoors com adesivo para vitrine em que uma mulher negra era comandada por uma mulher branca com frases como “os brancos portáteis estão chegando”, que significa: “os laptops brancos estão chegando”.
A reação da comunidade americana de videogames foi imediata, porém o debate foi dividido. Algumas pessoas acusam a empresa de racismo, enquanto outras entendem isso como parte de um evento de lançamento de produto.
Porém, a Sony não admite que o produto seja racista e afirmou que seu objetivo é provar que o novo modelo é mais potente que o antigo aparelho preto.
Entretanto, a forma de representar a evolução do produto não é a mais adequada, pois é preciso atentar para a forma como as pessoas interpretam a atividade.
Starbucks
Em 2018, a Starbucks lançou uma campanha de marketing muito confusa nos Estados Unidos para lançar uma nova série de café que é mais suave e doce do que a versão tradicional.
O problema é que as informações apresentadas no anúncio não são muito corretas, e por causa das falhas de redação, provocou uma reação negativa nos consumidores.
Mostrando o quanto é importante se ter atenção aos detalhes, e a colocação e forma que será divulgado o conteúdo, não abrindo a frase ou o que está sendo dito para as mais diversas interpretações possíveis.
Além disso, a frase impressa no vidro é: “Cabelo loiro quebra as regras”, o que não agrada a maioria do público porque se entende indicar que loiras são mais felizes que as outras pessoas com cabelos de outras cores.
Dove
A Dove se desculpou após realizar uma postagem em seu perfil de mídia social que foi considerada polêmica e logo tomou proporções negativas para a marca.
Em sua retratação, a empresa disse: “Não representa uma diversidade verdadeiramente bela, e é isso que Dove é apaixonado e essencial para nossa fé. Isso não deveria acontecer”.
Após a repercussão negativa, a empresa excluiu as postagens e novamente divulgou um pedido de desculpas em suas redes sociais.
A postagem em questão era em formato de GIF que mostrava uma negra tirando uma camiseta no seu mesmo tom de pele, revelando em seguida uma mulher branca, que tirava uma camiseta de tom bege e mostrava uma terceira mulher.
O conteúdo deixava um leque de interpretações para o público, o que fez com que a marca tivesse de lidar com ataques e comentários diversos.
Reserva
A Reserva é uma marca de roupas muito inovadora, mas falhou na campanha de marketing digital do Dia dos Namorados. Demonstrando falta de atenção no conteúdo divulgado e abrindo para que o conteúdo tivesse as mais diversas interpretações.
Além dos vídeos e stories no Instagram, a marca também divulgou “Vamos ser reais? O que a gente realmente quer no Dia dos Namorados …” e os usuários interagem ativando a voz da postagem, que é de um vídeo adulto emitindo gemidos.
O público demonstrou que o conteúdo é sexista e desnecessário. A princípio, a equipe reserva expôs seu ponto de vista, cujo objetivo é promover o amor. Mas logo depois disso, decidiu se desculpar, pagar pelos custos de publicação e encerrar a publicação.
Evite erros e tenha atenção no que está sendo divulgado
É importante ter em mente que uma venda não acaba após a venda, mas que o conteúdo continua sendo circulado, e que a mensagem que o produto carrega em si, passa para os mais diversos públicos e avaliações.
Desde placas de comunicação visual interna aos mais diversos públicos, tendo um poder de alcance gigantesco diante de tudo que é apresentado todos os dias.
Antes de lançar uma campanha, vários fatores devem ser totalmente avaliados e planejados, incluindo qual é o objetivo e a quem se destina. Além disso, também precisa expandir a análise para identificar lacunas ou problemas que podem surgir após a divulgação.
O objetivo é evitar que se tornem campanhas de marketing errôneas, conforme mostrado acima. Comece a publicar e interrompa a atividade. As campanhas de marketing são uma estratégia inteligente com grande potencial para capitalizar o negócio.
Porém, se algo der errado, a melhor saída é, por exemplo, admitir a culpa, ajustar-se e buscar reconquistar a confiança pública. Mostrando de fato que o erro foi cometido e que o caminho para mudança já está sendo trilhado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.