Arquétipos de Marca – Construindo a Identidade do seu NegócioTempo de leitura: 21 min

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Arquétipo

Segundo Carl Gustav Jung, um psiquiatra e psicoterapeuta suíço, arquétipos são conjuntos de imagens geradas através de uma repetição progressiva.

Ou seja, tudo que acontece com os nossos antepassados, isto é, todas as suas experiências e vivências, moldam a nossa forma de ser.

Assim como nós, as marcas também possuem a sua própria personalidade. E essa personalidade é identificada por um Arquétipo.

Portanto, os arquétipos são responsáveis por criarem a personalidade da marca, o seu propósito, os seus valores e as suas crenças.

Mais do que estratégias de segmentação de mercado, é preciso entender como o seu público enxerga o mundo e quais são os valores que direcionam a sua vida.

Afinal, por que será que criamos uma conexão com determinadas marcas?

Neste artigo, você vai ver:

  • O que são arquétipos de marca
  • Qual a sua importância
  • Como escolher o seu arquétipo
  • Quais são os arquétipos de marca
  • Arquétipo na construção de uma marca de sucesso

O que são Arquétipos de marca?

Arquétipos são como personagens que estão em nosso inconsciente coletivo.

Ou seja, são padrões comportamentais que definem as nossas características e criam conexões com outros indivíduos através da identificação.

Logo, os arquétipos fazem com que os consumidores se relacionem com as suas marcas e criem uma conexão com ela.

Levando esse conceito para dentro de branding, arquétipos são as características, valores e propósitos de uma marca.

O conceito surgiu em 1919, com o psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Gustav Jung.

Ele observou que os arquétipos eram mais do que imagens ideais de vida ou conduta humana, ou seja, eles eram os princípios básicos da motivação.

Em 1980, alguns estudos surgiram com a ideia de aproximar marketing e ciência, tal estudo chama-se Neuromarketing.

Em síntese, ele tentava explicar como o nosso cérebro respondia as propagandas. Mas, somente no início do século 21, o arquétipo ganhou o mundo.

Arquétipo é um conceito criado para que uma marca se posicione perante o seu público-alvo.

Logo, marcas que tem o seu propósito e suas características bem definidas, conseguem se comunicar melhor com o seu mercado.

Além disso, são capazes de otimizar o uso de seus atributos e acabam por conquistar a confiança do seu público.

Assim como, promover um estilo de vida capaz de impactar os seus consumidores.

Uma boa definição de arquétipo seria “imagens afetivas”, ou seja, imagens que transmitem alguma emoção.

Assim, os conteúdos passam de inconscientes para conscientes, logo, é possível controlar os comportamentos por meio de uma comunicação arquétipa.

Da mesma forma que as pessoas precisam de uma personalidade, as marcas também precisam.

Por fim, podemos dizer que os arquétipos são responsáveis por influenciar o modo como enxergamos e interpretamos as coisas, mesmo que inconscientemente.

Qual a sua importância?

Para quem acredita que esses arquétipos são usados no meio da publicidade e do marketing para fazer branding, acertou!

Diante de consumidores cada vez mais conectados, e ao mesmo tempo mais distantes, as marcas acabam exercendo o papel de um  relacionamento.

Ou seja, as marcas substituem algum relacionamento que falta na vida dos consumidores, é como se elas passassem a ser uma extensão de nós mesmos.

Logo, procuramos por marcas que tenham arquétipos aos quais representam aquilo que queremos ser. 

Assim, isso explica o porquê algumas marcas são tão valiosas e as “queridinhas” do público.

Mas, vale lembrar, que os arquétipos devem estar alinhados não só com a marca, mas também com o seu público.

Assim, ela será reconhecida inconscientemente, e como resultado o gatilho mental ao qual você deseja, será ativado.

Definir um arquétipo ajuda:

  • Transmitir a mensagem da Marca
  • Construir a sua imagem
  • Fidelizar a marca 
  • Criar engajamento com a marca
  • Construir uma comunidade
  • Gerar conversões e vendas

Logo, a sua marca acaba por criar uma conexão profunda junto ao público, ou seja, o relacionamento se torna mais intenso.

Afinal, o objetivo de toda marca não é só apresentar o que faz e ganhar leads. Acima de tudo, é agregar valor e ter um significado na vida do seu consumidor.

Assim, quando ele se deparar com menções a sua empresa, vai pensar: “Eu gosto dessa marca”!.

Por fim, a sua marca precisa se destacar e criar uma imagem condizente com as características do seu público, ou seja, que esteja relacionada com os seus clientes. 

Como escolher o seu arquétipo?

Sabemos que um produto ou serviço por si só, já não é o suficiente para fidelizar os seus clientes.

As marcas precisam se esforçar mais, ou seja, envolvendo, criando conexões e oferecendo um estilo de vida diferente de qualquer outro. 

Dessa forma, a sua marca passa a transmitir a sensação de que a necessidade do consumidor, pode ser atendida pela sua empresa.

Afinal, quando esses arquétipos são identificados pelo nosso cérebro, acabam por influenciar as nossas emoções e as nossas decisões. 

Antes de tudo, é primordial conhecer o seu público, o seu posicionamento no mercado e o que cada arquétipo representa.

Ou seja, ninguém olha a foto de um cachorrinho e imagina características como agressivo, pouco amigável ou antissocial.

Logo, quando pensamos em marcas, os arquétipos transmitem o mesmo significado.

Em outras palavras, apresentam aos consumidores as características por trás das marcas.

Mas, devemos escolher um arquétipo dominante e não todos.

Com essa estratégia, a sua marca torna-se visível para o mercado, além disso, passa a ter personalidade clara, bem definida e começa a gerar engajamento.

Logo, precisamos entender que definir o nosso arquétipo é de extrema importância na construção do nosso branding.

Assim, a sua marca começa a ser humanizada, e você consegue ter a percepção se está seguindo o caminho certo, respeitando a sua missão, visão e valores.

Quando pensamos em arquétipo de marca, é sobre isso que estamos falando.

Quais são os arquétipos de marca?

Agora que você compreende o que é arquétipo e qual a sua importância na construção do branding, vamos apresentar quais são eles.

Carl Jung, apresenta 12 tipos de arquétipos.

  1. O Inocente
  2. O Sábio
  3. O Herói
  4. O Fora da Lei
  5. O Explorador
  6. O Mago
  7. A Pessoa Comum
  8. O Amante
  9. O Bobo da Corte
  10. O Cuidador
  11. O Criador
  12. O Governante.

Ele acredita que todos nós nos encaixamos dentro das 12 opções, com um único arquétipo sendo dominante.

Vamos apresentar cada um deles para vocês.

O Inocente

Arquétipos - Inocente.

Como o próprio nome já adianta, esse arquétipo carrega como característica a  simplicidade, transparência, bondade e positividade.

O Inocente enxerga tudo de forma simples, busca resgatar a inocência da criança e mostrar o lado positivo de tudo.

Para ele, as coisas podem ser resolvidas de forma simples e descomplicada.

O seu objetivo é ser feliz e esforçar-se ao máximo para ser bom.

Marcas com esse arquétipo:

  • Coca-cola
  • Disney
  • Mc Donalds

O inocente busca uma forma de adequar o seu estilo de vida, a um modo mais natural e simples.

Ele deseja ser livre para ser ele mesmo, sem rótulos e sem imposições da sociedade.

Na prática, marcas que estão ligadas a bondade, simplicidade e que trazem valores sólidos na sua identidade, se encaixam melhor a esse arquétipo.

Seus produtos e serviços fornecem uma resposta objetiva e simples a possíveis contratempos fáceis de identificar.

O arquétipo do inocente é mais sensível aos preços.

O Sábio

Arquétipos - Sábio

A razão de existir desse arquétipo, é o conhecimento. 

O sábio está sempre em busca de aprender coisas novas, estimula o aprendizado e tem como base a informação.

Seu objetivo é ajudar o mundo a obter sabedoria, valorizando muito o ato de pensar.

Para esse arquétipo, o ato de compartilhar conhecimento é uma forma de entender o mundo.

O sábio traz em suas características a sabedoria, a inteligência, o aprendizado, a evolução e uma visão de mundo diferente.

Marcas com esse arquétipo:

  • Google
  • Harvard
  • FGV

O sábio é o arquétipo especialista, entretanto, metódico e detalhista. 

Na prática, produtos que estimulem a criatividade e fazem o seu público pensar e raciocinar, se adequam a esse arquétipo.

Logo, escolha esse arquétipo se for capaz de provar que todas as informações estão baseadas em dados e fatos.

O Herói

Arquétipos - Herói

Esse arquétipo é conhecido por correr atrás dos seus objetivos, não medindo esforços para conquistar o que deseja.

O seu objetivo é mudar o mundo, quer e busca fazer a diferença, de forma a não mostrar a sua vulnerabilidade.

Em suas características podemos destacar a coragem, a dedicação, o esforço, a força e a confiança.

Esse arquétipo é altamente produtivo e está sempre pronto para encarar os desafios que aparecem em seu caminho.

Para o herói tudo é possível, basta esforço e dedicação.

Marcas com esse arquétipo:

  • Nike
  • Avengers
  • Adidas

O arquétipo do herói é veloz, ágil e dinâmico, além de muito disciplinado.

Busca focar todos os seus esforços em ser melhor e se destaca pelas escolhas difíceis, priorizando sempre o que é necessário e fazendo tudo aquilo que precisa ser feito. 

Na prática, marcas que trabalham com produtos inovadores e causam impacto, trazem o herói na sua identidade.

Esse arquétipo trabalha com preços moderados, e busca ajudar o seu público a alcançar resultados ainda melhores.

O Fora da Lei

Arquétipos - Fora da Lei

Esse arquétipo é também chamado de Rebelde, logo, são as marcas que possuem seus próprios valores, estão fora das regras sociais.

O fora da lei não mede esforços para fazer o que acredita, e a sensação de incômodo ao que desrespeito a sociedade, fazem com que ele revolucione o que está ao seu alcance. 

O seu objetivo é quebrar regras, gostam da liberdade e trazem soluções inovadoras e disruptivas.

Características como a rebeldia, a revolução e a quebra de padrões, fazem parte do arquétipo fora da lei.

Além disso, ele apresenta uma postura sarcástica e desajustada, possui o desejo de ser temido e não adorado.

Marcas com esse arquétipo:

  • Apple
  • Harley-Davidson
  • Chilli Beans

O fora da lei é fiel aos seus valores, e precisa atrair a atenção para si, muitas vezes faz as coisas com a intenção de chocar.

Na prática, os consumidores se identificam com essa personalidade, e desejam criar algo fora do padrão.

Trabalhe com preços mais baixos, isso vai ajudar a sua marca a alcançar esse público.

O Explorador

Arquétipos - Explorador

Esse arquétipo carrega com si outros dois arquétipos: o criativo e o herói.

O explorador acredita que a partir de pequenas mudanças em nossa rotina, conseguimos alcançar a sensação de plenitude e felicidade.

Esse arquétipo, tem como objetivo explorar o mundo e conquistar a sua liberdade, está sempre em busca do novo, sem medo.

Em suas características temos a ambição, a inquietação, é aventureiro, independente e individualista.

Marcas com esse arquétipo:

  • Land Rover
  • Discovery
  • Heineken

O Explorador está associado à geração Y, que está sempre em busca da sua individualidade.

Esse arquétipo está presente em marcas que tiram o consumidor da zona de conforto.

Além disso, incentivam esses a viverem experiências incríveis e desafiadoras.

O Mago ou Mágico

Arquétipos - Mago

Como seu próprio nome sugere, esse arquétipo está ligado à magia e a transformação do senso comum e da realidade, sempre acompanhada de um propósito.

O mago procura entender a visão das leis fundamentais do universo, mas, nem sempre pensa nas consequências.

Esse arquétipo carrega como alicerce essa transformação do senso comum e da realidade, mas, nem sempre pensa nas consequências.

O seu objetivo é criar algo especial, fazer dos sonhos realidade. O mago busca expandir a consciência das pessoas, inspirar  e ajudar essas a transformarem o seu mundo.

O mago traz em suas características o carisma, a coragem, a liberdade, é visionário, misterioso e sonhador.

Marcas com esse arquétipo:

  • Harry Potter
  • Nubank
  • Red Bull

Esse arquétipo simboliza a sabedoria mágica, ele usa da tecnologia, ciência e religião para compreender os mecanismos que conduzem as coisas e as pessoas no universo.

O Mago encoraja os consumidores a viverem experiências que desejam, mas nunca tiveram coragem.

Se a sua empresa tem como propósito oferecer momentos mágicos e mexer com a consciência do seu público, o Mago pode ser um caminho.

A Pessoa Comum

Arquétipos - A Pessoa Comum

Esse arquétipo também é chamado de cara comum, ou seja, ele deseja ser igual aos outros e  deseja fazer parte do grupo, sendo mais um em meio a tantos.

A pessoa comum não deseja se destacar em meio a multidão, prefere ter o mesmo que as pessoas à sua volta.

Seu objetivo é se conectar de forma efetiva na sociedade, trazendo um diálogo simples e acessível.

Esse arquétipo possui como característica a igualdade, conexão, pé no chão, é amigável e solidário.

Marcas com esse arquétipo:

  • Havaianas
  • GAP
  • Nivea

Esse arquétipo é o mais democrático e se faz presente em vários nichos da sociedade, e não costumam expor as suas convicções.

Na prática, esse arquétipo é usado por marcas que passam a ideia de que todos são iguais, e o seu produto não é destinado a um público específico.

Ela compreende que não deve diferenciar os seus produtos considerando raça, religião ou classe social.

O Amante

Arquétipos - O Amante

Esse arquétipo tem como foco as relações, ou seja, busca relacionar-se com outras pessoas e carrega o desejo de ser envolvente.

O Amante tem seu foco nos 5 sentidos e busca criar uma experiência multissensorial, prezando sempre pela exclusividade e a alta qualidade.

Como características ele traz a sensualidade, o comprometimento, a ousadia, a personalização e o bem-estar.

Marcas com esse arquétipo:

  • Dior
  • Channel
  • Victoria’s Secret

O Amante está relacionado a várias marcas, principalmente a marcas ligadas ao mundo da moda e nas indústrias de cosméticos.

Marcas que oferecem um produto exclusivo e personalizado, carregam o amante na sua identidade, fazendo o consumidor se sentir único.

O Bobo da Corte

Arquétipos - O Bobo da Corte

Esse arquétipo também pode ser chamado de Comediante, ele acredita no bom humor e busca levar a vida de forma simples, tranquila e despreocupada.

O bobo da corte tem como objetivo se divertir, levando alegria para todos que estão à sua volta, sem se estressar.

Logo, em suas características encontramos a alegria, a leveza, o bom humor, é divertido, irreverente e carismático.

Marcas com esse arquétipo:

  • Skol
  • Trident
  • Pepsi

Esse arquétipo é autêntico e sincero, quer ser aceito, mas deseja que as pessoas o aceitem como ele é, extrovertido e espontâneo.

Marcas com uma personalidade disruptiva e inovadora, trazem esse arquétipo em sua personalidade.

Seus produtos são de fácil acesso e consumidos em grande escala.

O Cuidador ou Prestativo

Arquétipos - O Prestativo

Esse arquétipo carrega consigo o desejo em ajudar o próximo, não medindo esforços para isso.

Seu objetivo é apresentar soluções que visem oferecer uma vida melhor aos seus consumidores. 

Para o cuidador, as pessoas são o foco, assim como as suas necessidades.

Como características, podemos ressaltar a proteção, o afeto, a generosidade, altruísta e compassivo.

Marcas com esse arquétipo:

  • Amazon
  • Nestlé
  • Johnson & Johnson

Esse arquétipo teme as dificuldades e impactos que isso pode gerar na vida das pessoas que possuem menos condições.

O cuidador está presente em marcas que se posicionam diante de assuntos sociais e ambientais.

Esse arquétipo também está presente em marcas sem fins lucrativos.

O Criador

Arquétipos - O Criador

Esse arquétipo carrega a criatividade em sua personalidade e está sempre pensando em projetos que sejam capazes de fazer a diferença na vida das pessoas.

O criador é aquele arquétipo que coloca a mão na massa e usa da sua imaginação para mudar o mundo.

Tem como objetivo criar algo de valor duradouro, deixando a sua marca registrada e não para até alcançar o seu objetivo.

Invenção, criatividade, espírito empreendedor, transformador e nada conformista, são algumas características encontradas nesse arquétipo.

Marcas com esse arquétipo:

  • Pixar
  • Lego
  • Netflix

Dentro do marketing, quase todos se expressam por meio da criatividade, seja por meio da decoração ou artes em geral.

Na prática, o criador está presente nas marcas inovadoras e que estimulam o consumidor a buscar alternativas criativas para o seu problema.

Esse arquétipo fornece aos seus consumidores, todas as oportunidades disponíveis às quais ele terá ao adquirir os seus produtos.

Além disso, marcas que buscam se diferenciar no mercado, carregam esse arquétipo em sua personalidade.

O Governante

Arquétipos - O Governador

Por fim, chegamos ao nosso último arquétipo, O Governante.

Esse arquétipo traz a liderança com ele, possui grande facilidade para se expressar e discursar com o intuito de unir pessoas em volta de uma ideia.

O seu objetivo é colocar ordem em meio ao caos, controlar e exercer o poder.

O governante se sente super confortável no meio da multidão, além disso, o poder persuasivo faz parte da sua personalidade.

Apesar de ter carisma, quando preciso se mostra autoritário e não poupa forças em seu discurso.

Como características podemos citar a liderança, é organizado, persuasivo, procura por produtos de qualidade e status.

Marcas com esse arquétipo:

  • Microsoft
  • Mercedes-Benz
  • Johnnie Walker

O governante está sempre no poder, lida com diversas responsabilidades e sempre com muita competência.

Podemos dizer, que esse arquétipo se preocupa com o bem-estar geral.

Na prática, marcas que trazem a ideia de poder aos seus consumidores, luxo e tradicionalidade, carregam esse arquétipo.

É necessário unir segurança, luxo e poder.  

Os preços dessas marcas são os mais altos do mercado, agregando o valor  de status, poder e luxo ao seu produto.

Arquétipo na construção de uma marca de sucesso

Com o mercado cada vez mais competitivo, as marcas têm a difícil tarefa de fazer com que o seu público perceba os seus produtos.

Logo, é preciso que as marcas tenham o seu posicionamento muito bem definido na mente dos consumidores.

Apesar de ainda ser desconhecido ou até mesmo desconsiderado por algumas pessoas, os arquétipos funcionam como um modelo comportamental do nosso público.

Ou seja, eles são capazes de despertar emoções e consequentemente influenciar o processo de decisão dos consumidores.

Assim, quando um arquétipo está bem alinhado à marca, é mais fácil do público identificá-la diante das concorrentes. 

Portanto, o primeiro passo é escolher o arquétipo que se adeque melhor não só a sua marca, mas também aos seus consumidores.

Entenda que, quando os seus produtos estão emocionalmente alinhados, mesmo que inconscientemente eles são reconhecidos pelo público.

Além disso, o relacionamento marca x consumidor, é criado através de conexões profundas, e isso é feito ativando gatilhos mentais certos.

Afinal, com o seu posicionamento bem definido, a comunicação se torna mais assertiva, sendo o primeiro passo rumo ao sucesso nas vendas.

É preciso que o consumidor entenda as diferenças entre a sua marca e as demais presentes no mercado.

Por fim, podemos dizer que os arquétipos são importantes ferramentas dentro do marketing de qualquer negócio.

Para isso, é de extrema importância que as marcas entendam o seu significado, ou seja, tenham claro o seu propósito.

Assim, marcas terão bons produtos, boas estratégias, um melhor posicionamento, uma comunicação mais assertiva, e com isso,  surge a percepção de valor da marca.

Conclusão

Em resumo, podemos afirmar que  os arquétipos são responsáveis por criar uma conexão entre os consumidores e as marcas.

Com isso, através de gatilhos mentais, acabam por influenciar o modo como enxergamos e interpretamos as coisas, mesmo que inconscientemente.

Lembrando que, o objetivo de toda marca não é só apresentar o que faz e ganhar leads. 

É preciso agregar valor e ter um significado na vida do seu consumidor.

Tais arquétipos ajudam não só a criar uma relação com o público, mas também transmitir valores da marca e o seu propósito.

Tenha em mente para que a sua marca existe e como ela quer se posicionar, tornando a comunicação mais assertiva e garantindo o sucesso das vendas.

Sendo assim, qual o arquétipo da sua marca?

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