As ferramentas de automação de marketing são softwares criados para otimizar o trabalho dos profissionais da área, permitindo a realização de um maior número de tarefas em um menor tempo.
Elas ajudam a diminuir os erros na execução da estratégia, garantindo que uma empresa consiga gerar leads, se comunicar com seus clientes e, assim, aumentar as suas vendas.
Atualmente, existem no mercado inúmeras ferramentas de automação à disposição das empresas. Pensando nisso, vamos mostrar neste artigo as 4 principais e como elas podem te auxiliar.
Acompanhe!
1. Hubspot
A Hubspot é, sem dúvidas, uma das ferramentas de automação de marketing mais completas do mercado.
Desenvolvida pela empresa de mesmo nome que criou o conceito de Inbound Marketing, a plataforma permite a gestão completa de uma estratégia de marketing digital, indo desde as campanhas de e-mail marketing, criação de landing pages e calls to action até a gestão completa das redes sociais de sua empresa e a formatação de toda a sua estratégia de nutrição de leads.
O investimento, no entanto, é salgado, principalmente para as empresas brasileiras. A empresa oferece planos de assinatura a partir de US$ 290 por mês.
2. RD Station
Se você procura por uma ferramenta de automação tão completa como a Hubspot, mas com preços mais atraentes, a RD Station pode ser uma opção para sua empresa.
A Resultados Digitais é tão robusta quanto a Hubspot: oferece recursos para a gestão de e-mail marketing, criação de landing pages, gestão de redes sociais e várias outras funcionalidades.
E tudo isso com um suporte totalmente em português e sem exigir um grande investimento para sua contratação (ou um profundo conhecimento de programação).
A empresa oferece planos a partir de R$ 298 mensais*, preço acessível para pequenas e médias empresas que desejam investir em marketing digital nos dias de hoje.
3. SharpSpring
Durante muito tempo, os profissionais de marketing no Brasil tinham apenas duas opções para contratar uma ferramenta de automação para gerenciar suas estratégias de Inbound Marketing: a Hubspot ou a RD Station, que já citamos para você.
Isso mudou com a chegada da SharpSpring.
A plataforma oferece serviços bem semelhantes ao das duas empresas, com a vantagem de contar com um CRM nativo integrado à plataforma que permite a gestão de todos os seus clientes de forma simples.
No Brasil, a SharpSpring atende principalmente às agências de marketing, oferecendo também opções para empresas contratarem diretamente os seus serviços. Os planos custam, em média, R$ 1.000.
4. MailChimp
Esta ferramenta é bastante popular e muito conhecida pela funcionalidade de disparo de e-mail, que apesar de limitada, tem uma versão gratuita. A plataforma está em constante atualização e oferece planos de automação, na versão paga. Apesar dos preços acessíveis, o painel e suporte é todo em inglês.
Agora que você já conhece quais são as melhores ferramentas de automação de marketing do mercado (e como elas podem te ajudar), aprenda também sobre o que não pode faltar em uma estratégia de Inbound Marketing!
*Valores atualizados em março de 2017.