Certificado SSL: Como ter um site seguro e evitar penalizações do GoogleTempo de leitura: 7 min

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IMG1: CERTIFICADO SSL

O Certificado SSL, é responsável por garantir uma maior segurança nas informações trocadas entre os usuários e os servidores de hospedagem de um site.

Além disso, ele serve como prova de que um site é confiável e autêntico, ajudando a melhorar o posicionamento do mesmo nos mecanismos de busca.

Lembrando que, a segurança oferecida pelos sites, é primordial para a avaliação do Google.

Desde 2015, os endereços que não possuem esse certificado já são penalizados nos resultados das pesquisas no buscador do Google. 

Ou seja, o Google Chrome já mostra um aviso em verde com a palavra “Seguro” antes do endereço de páginas que possuem o certificado SSL.

Do mesmo modo, a empresa passará a exibir um aviso semelhante informando aos visitantes das páginas HTTP que o site não é seguro. 

Você consegue imaginar a repercussão negativa que esse tipo de aviso pode ter nas visitas, conversões e vendas de um site? 

Por isso, páginas que ainda não possuem o HTTPS devem se apressar e corrigir essa situação para evitar problemas em um futuro muito próximo.

Neste artigo vamos mostrar:

  • O que é o Certificado SSL
  • Vantagens de ter um site HTTPS
  • Tipos de certificado SSL
  • Como instalar um certificado SSL em seu site

O que é o Certificado SSL?

IMG2: O QUE É CERTIFICADO SSL

O SSL (Secure Sockets Layer), é um protocolo de segurança que permite criptografar e proteger a comunicação entre seu site e o navegador de seus visitantes. 

Esses certificados são instalados no servidor web das páginas para prevenir que hackers leiam ou roubem informações de seus visitantes.

Essas informações podem ser: números de cartões de crédito, nome de usuários, senhas e dados pessoais em geral.

Conforme falado anteriormente, para identificar um site com o certificado SSL você deve observar a barra de endereço de seu navegador. 

Normalmente, há um cadeado perto da URL indicando que o site é seguro. 

Outra maneira é checando se a URL começa com HTTP ou HTTPS. Esse “s” a mais significa “secure” e identifica um site com certificado SSL.

Vantagens de ter um site HTTPS

IMG3: VANTAGENS CERTIFICADO SSL

Segurança

Por serem criptografados, sites HTTPS bloqueiam ataques de phishing (quando hackers tentam se passar por sua empresa).

Em outras palavras, evitam que pessoas mal-intencionadas captem dados confidenciais de seus clientes, leads e visitantes.

Confiança

Um site HTTPS mostra aos seus visitantes que você se preocupa com a segurança dos dados que eles te fornecem.

Em contrapartida, você decidiu realizar uma ação efetiva para tornar o seu site ainda mais seguro para esses usuários.

Isso gera um sentimento de confiança e credibilidade entre a sua empresa e o público.

SEO

O algoritmo do Google utiliza como critério de desempate em seu ranking a segurança dos sites. 

Ou seja, um site HTTPS irá ter vantagens no SEO em relação a sites HTTP. 

Por isso, caso sua empresa realize ações de Inbound Marketing e SEO para melhorar seus resultados, utilizar um certificado SSL é indispensável.

Tipos de Certificado SSL

IMG4: TIPOS DE CERTIFICADO SSL

Existem seis tipos principais de certificados SSL, sendo eles divididos em duas categorias:

  • Nível de Validação;
  • Quantidade de Domínios. 

Entenda a diferença entre cada um deles.

Nível de Validação

Serve para confirmar a identidade da empresa que receberá o certificado.

Existem três tipos de certificados de nível de validação.

  1. Validação do domínio: Este é um dos tipos de certificados SSL mais conhecidos. Ele valida o nível de confiança do domínio. Oferece segurança básica, seu custo é acessível e pode ser emitido rapidamente.
  2. Validação da organização: Esse certificado valida seu domínio e verifica as informações de sua organização. É uma forma de certificar a segurança de seu site e a existência e idoneidade de sua empresa. Tem um nível de segurança considerado intermediário. Esse certificado é indicado para sites de empresas de médio porte e pode levar alguns dias para ser obtido.
  3. Validação estendida: Esse certificado requer que as empresas forneçam ainda mais informações e documentos para validar sua existência e idoneidade. Ele pode ser identificado na barra de endereço do navegador, onde aparecerá o nome da empresa em verde ao lado do cadeado próximo à URL. Essa opção é recomendada para grandes empresas e pode levar semanas e meses para ser obtida.

Quantidade de Domínios

Além do nível de validação, antes de adquirir um certificado SSL você precisa analisar como está organizado seu site.

Ou seja, em um único domínio ou mais, e se tem mais de um subdomínio. Para esses três tipos de situação, você irá encontrar três tipos de certificado:

  1. Certificado SSL simples: Esse tipo de certificado pode ser instalado em apenas um domínio. Para utilizá-lo em outro endereço ou subdomínio é preciso adquirir outra licença.
  2. Certificado wildcard (ou curinga): Os certificados SSL wildcard protegem todos os subdomínios de um único domínio.
  3. Certificados SSL de múltiplos domínios: Para proteger mais de um domínio, é preciso de um certificado multidomínio, que oferece segurança para diferentes domínios de sua empresa usando a extensão SAN.

Como instalar um certificado SSL em seu site?

IMG5: COMO INSTALAR O CERTIFICADO SSL

Primeiro você deve avaliar qual tipo de certificado SSL seu site irá precisar. 

Depois, entre em contato com seu serviço de hospedagem para verificar se ele oferece essa certificação ou se é compatível com o tipo de SSL que você deseja contratar. 

Em alguns planos de hospedagem o SSL é gratuito, enquanto em outros é preciso contratar à parte.

A principal vantagem de contratar essa certificação diretamente com a empresa que hospeda o seu site é que algumas empresas oferecem a instalação gratuita e realizam esse serviço para você. 

Quando você contrata de outra empresa, precisa realizar a instalação por sua conta.

No geral, os certificados SSL oferecidos pelas empresas de hospedagem são bons e servem para quase todos os sites. 

Entretanto, para sites de e-commerce ou cursos EAD que precisam de mais segurança do que sites simples e blogs, por exemplo, o ideal é contratar a certificação por meio de empresas especializadas.

Essas garantem a segurança dos dados de seus clientes para os casos específicos.

Conclusão

Vale ressaltar, que não é só uma questão de segurança visando a experiência dos usuários, mas também uma forma de melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo.

Com isso, aumenta a credibilidade da sua marca, gera confiança aos usuários e garante a proteção de todos os dados que são colhidos em uma página.

Tudo isso alinhado a uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo, contribui para que a sua página seja encontrada de forma mais fácil pelo seu público-alvo.

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