Como fazer a sua empresa crescer com o Marketing Digital?Tempo de leitura: 9 min

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IMG1: Como crescer com o marketing digital

O primeiro passo para fazer a sua empresas crescer com o Marketing Digital, é estar ambiente digital.

Uma boa presença online é capaz de levar o seu negócio para o público certo e na hora certa.

Esse conteúdo vai ajudar você a fazer a sua empresa crescer com o Marketing Digital, confira!

Já não é novidade que recorremos diariamente a mecanismos de busca para pesquisar sobre produto ou serviço que temos interesse, não é?

Segundo pesquisas recentes, 93% dos processos de compra começam com uma busca online. E a expectativa é de que esse índice continue crescendo.

Diante disso, ter uma boa presença online é essencial para crescer com o marketing digital.

Além de atrair a atenção do público-alvo, que busca informações e feedbacks sobre determinado produto ou serviço.

Afinal, você sabe como o Marketing Digital pode aumentar a visibilidade da sua empresa na web para que ela seja encontrada por clientes em potencial?

Neste artigo vamos apresentar:

  • Comece com o planejamento
  • A importância da presença online
  • Formas de divulgar a marca
  • Benefícios do Marketing Digital
  • Por que investir em SEO

Comece com o Planejamento

IMG 2: Como crescer com o marketing digital

Para fazer a sua empresa crescer com o marketing digital, é preciso ter uma presença online marcante.

E para isso, não é necessário dispor de um orçamento muito alto.

Entretanto, antes de tomar qualquer decisão sobre o quanto você deseja investir, é necessário saber quem é o seu público-alvo e como você deseja impactá-lo.

Por isso, planeje!

A grosso modo, o planejamento consiste em estudar o comportamento dos potenciais clientes e identificar quais são os melhores meios para alcançá-los.

Com essas informações, é possível iniciar um relacionamento com o público-alvo.

O objetivo é apresentar a sua marca e mostrar como a sua empresa pode ajudar a resolver um determinado problema ou suprir uma necessidade.

Feito isso, chegou o momento de decidir quais serão as formas de contato com o público-alvo e o orçamento para cada estratégia.

Conforme falado anteriormente, não é necessário realizar um alto investimento,.

Pelo contrário, para fazer a sua empresa crescer com o marketing digital, algumas estratégias podem ser implementadas gratuitamente.

A importância da presença online

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Hoje, a maioria das empresas já reconhece que para crescer com o marketing digital, é de extrema importância de ter uma presença online.

A internet já faz parte do cotidiano do público, e pode ofertar diversas funcionalidades para a sua empresa. Por meio dela é possível, por exemplo:

  • Se comunicar com leads e clientes;
  • Divulgar sua marca;
  • Construir autoridade;
  • Acompanhar concorrentes;

Porém, percebe-se que ainda há uma resistência quando o assunto é gastar dinheiro com estratégias online.

Logo, as empresas que ignoram a força da internet para crescer estão ficando cada vez mais para trás.

Se a sua empresa ainda possui esse receio, já passou da hora de superá-lo!

Para te ajudar a entender melhor a importância de ter uma boa presença online, listamos alguns benefícios que isso pode gerar:

1. Fortalecimento da marca

Uma boa presença online diz respeito, principalmente, ao crescimento da marca no meio digital.

Dessa forma, sem dúvida, sua empresa será mais reconhecida e valorizada pelo público.

2. Mais autoridade na área

Ao desenvolver sua presença online — seja a partir de blogs ou redes sociais — você vai demonstrar que entende do assunto.

Com isso, pode oferecer a melhor solução para os problemas do seu público.

Além de fortalecer a marca, isso ainda gera autoridade, o que faz com que as pessoas se sintam confiáveis em comprar os seus produtos.

3. Aumento de alcance

Sabemos que a internet não possui barreiras geográficas.

Ou seja, se a sua empresa tiver uma boa presença online, é possível alcançar pessoas do Brasil e até do mundo.

Assim, você vai poder expandir o seu negócio sem gastar muito dinheiro.

4. Melhor comunicação com clientes

A internet oferece diversas formas de se comunicar com o público.

Você pode usar chats, blogs, redes sociais, sites, fóruns etc.

Tudo para se aproximar do cliente e oferecer informações de forma bastante acessível.

E o melhor é que um cliente bem atendido acaba se tornando, naturalmente, um defensor da sua marca.

5. Atração de novos clientes

Tudo isso se resume no aumento das vendas da sua empresa.

Afinal, uma marca mais forte, que possui autoridade no nicho e que conversa com um público amplo, possui grandes chances de vender cada vez mais.

Formas de divulgar uma marca

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O primeiro passo para que a sua marca seja encontrada na Internet é ter um site.

Nele, é recomendável que você tenha um blog, com artigos relacionados aos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.

Vale ressaltar, que o objetivo de ter um blog vai além de informar aos leitores detalhes sobre a sua empresa, produtos e serviços.

Na verdade, ele é o ponto de partida para iniciar um relacionamento consistente e de alto engajamento com os seguidores e potenciais clientes.

Publicando conteúdos de qualidade, as chances de captar mais cadastros, gerar compartilhamentos e comentários são bem maiores.

Como resultado, a sua marca se aproxima ainda mais dos leitores.

E é nesse ponto que entramos em outra estratégia do marketing digital: o E-mail marketing.

Com uma lista de contatos dos seus potenciais e atuais clientes, você passa a tornar esse relacionamento mais próximo.

Com isso, identificando oportunidades e conhecendo melhor quais são as necessidades do público.

Além disso, as redes sociais também são uma ótima estratégia para as empresas que querem crescer com o marketing digital e aumentar a sua presença online.

Contudo, é preciso ter cautela ao utilizar esses canais de comunicação. De que forma?

É simples: entregue conteúdo relevante e interaja com os comentários dos seguidores.

Esteja sempre disponível para esclarecer dúvidas, responder à críticas e solucionar possíveis problemas.

Benefícios do Marketing Digital

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De fato, os benefícios do marketing digital são inúmeros, mas destacamos aqui os mais relevantes para fazer a sua empresa crescer:

  • Maior visibilidade do que nas mídias convencionais por um preço menor;
  • Ao segmentar o público, é mais fácil descobrir quem você deve atingir;
  • Interação em tempo real com os consumidores;
  • Mensuração de resultados de forma mais precisa;
  • Grande diversidade de estratégias que podem ser utilizadas;
  • Possibilidade de mudar de estratégia, já que as interações são mensuráveis;
  • Custo reduzido, principalmente se comparado a alternativas de divulgação offline;
  • Com técnicas de SEO (Search Engine Optimization), o site de sua empresa pode ficar entre os primeiros colocados na busca orgânica no Google.

Por que investir em SEO

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Se você quer começar a investir para fazer a sua empresa crescer com o Marketing Digital, um bom começo é entender a importância do SEO.

Trata-se de um conjunto de técnicas de otimização de sites para se conquistar um bom posicionamento em buscadores, como o Google, por exemplo.

Ou seja, o SEO ajuda o seu site a aparecer nessas primeiras colocações e, com isso, gerar mais visitas e vendas.

Aliás, uma boa estratégia de SEO é baseada principalmente em conhecer o público ou definir uma persona, para assim escolher boas palavras-chave.

Elas são os termos que as pessoas pesquisam no buscador para encontrar um determinado conteúdo.

Você deve incluir essas palavras no seu site e nos artigos do seu blog para otimizá-los.

Nesse caso, para escolher boas palavras-chave, pense no comportamento do seu público e em quais assuntos eles possuem interesse.

E não deixe de analisar o volume de pesquisas, a concorrência e a relevância de cada palavra-chave escolhida.

Por fim, outro elemento importante para um bom SEO é a otimização on page.

Ou seja, a estruturação das páginas do site a partir de alguns critérios de otimização.

Nesse sentido, a partir da escolha das palavras-chave, você deve buscar inseri-las de forma natural em alguns locais estratégicos do site.

Por exemplo, nos títulos, URL, cabeçalhos, meta description etc.

Como você viu, as estratégias e ferramentas de SEO são diversas.

É preciso calma, cuidado e estudo para fazer uma boa otimização de um site ou blog.

Para isso, uma ótima alternativa é buscar uma consultoria de SEO, que ajudará você a definir quais melhorias devem ser feitas no site da sua empresa.

Conclusão

Com toda a transformação digital e as mudanças no comportamento dos consumidores, é cada vez maior o número de pessoas que usam a internet para pesquisar produtos e serviços, com o objetivo de realizar as suas compras.

Com isso, é essencial que o seu negócio tenha uma presença online, e mais  do que isso, trabalhe com estratégias que façam a sua empresa crescer com o marketing digital, ganhando maior visibilidade, alcance e fortalecendo a marca.

Para isso, investir em SEO é um dos primeiros pontos, o principal objetivo com essa estratégia é alavancar o ranqueamento do seu site, fazendo com que ele apareça nas primeiras colocações do Google.

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E para saber mais sobre Marketing Digital, confira também as 5 maiores tendências do Marketing Digital que você não pode ignorar!

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