Mensurar resultados é de extrema importância para que possamos compreender o resultado de cada ação executada pela empresa.
Já sabemos que o marketing digital é definitivamente, um oásis para quem quer empreender.
São diversos recursos, técnicas, plataformas e ferramentas ao alcance das mãos em velocidade quase imediata.
Porém, não adianta ter um bom planejamento se os resultados obtidos não são analisados.
Contudo, na internet tudo pode ser metrificado!
Neste artigo, vamos apresentar 5 ferramentas para mensurar resultados nas suas campanhas.
Por que mensurar resultados de marketing digital
Uma análise apurada dos dados recolhidos pode revelar muitas informações, como:
- Pontos fortes e fracos da sua estratégia;
- Canais de venda com melhores performances;
- Formatos e tipos de conteúdo que melhor atendem às demandas da audiência;
- Desempenho de ações coletivas e individuais.
Além disso, é o cenário ideal para realização de testes, já que na internet é possível fazer alterações em tempo real, comparar e definir qual delas é a mais eficaz.
Assim como, os seus concorrentes estarão realizando análises de relatórios, e você pode ficar para trás se não acompanhá-los.
Ferramentas para mensurar resultados online
Existem inúmeras ferramentas disponíveis na web, algumas delas pagas, outras gratuitas.
A seguir, você listar as melhores plataformas para mensurar resultados em estratégias de marketing digital:
1. Google Analytics
Uma das mais completas ferramentas de análise de websites, a Analytics.
Ela fornece uma imensidade de dados relativos ao comportamento do consumidor, performance de páginas, fontes de tráfego, entre outros.
Logo, é possível observar métricas como a taxa de rejeição, duração da sessão e informações demográficas e geográficas da audiência.
Dessa forma, ela permite análises que podem determinar o sucesso do seu negócio.
2. Facebook Insights
Atualmente, o Facebook é a rede social mais utilizada no mundo.
Ele permite que as empresas dialoguem com os seus consumidores e a criação de fanpages (ou páginas institucionais).
Além disso, a plataforma possui sua própria ferramenta de mensuração de resultados, o Facebook Insights.
Assim como, revela informações importantes sobre engajamento do usuário, desempenho e alcance das postagens e melhores dias e horários para interação.
3. Google Adwords
Se o seu negócio investe em mídia paga, você provavelmente deve conhecer a maior plataforma de publicidade online do mundo.
Por meio do Google Adwords, é possível analisar em tempo real o comportamento dos links patrocinados anunciados, tanto na rede de pesquisa quanto na rede de display.
4. RD Station
A RD Station é uma ferramenta paga, mas gerencia e monitora diversos canais ao mesmo tempo.
Com ela, é possível obter dados relativos às redes sociais, websites e listas de e-mail marketing.
5. Scup
Voltada ao monitoramento das redes sociais, o Scup tem o diferencial de focar também no SAC 2.0, ou seja, nas interações entre usuário e empresa.
Nessa plataforma, é possível, inclusive, observar referências e citações de termos específicos no Facebook e Twitter.
Logo, mensurar resultados no ambiente online pode ser um grande diferencial de mercado.
Portanto, utilize as ferramentas de recolhimento de dados como aliadas e garanta o sucesso do seu negócio!
Agora que você já está por dentro das melhores ferramentas para mensurar seus resultados, que tal continuar por dentro das melhores estratégias de marketing digital?
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