Chegou ao Brasil o WhatsApp Business, uma nova versão do famoso aplicativo de mensagens voltada para empresas de pequeno e médio porte. O objetivo da criação dessa nova ferramenta é facilitar e tornar mais segura a comunicação entre clientes e negócios, que há muito tempo já vinham utilizando o aplicativo para realizar contatos comerciais e para vendas.
Com o WhatsApp Business, as empresas podem criar um perfil comercial e preenchê-lo com informações como descrição do negócio, endereço físico, e-mail, site e horário de atendimento. Essas informações ficam disponíveis para os clientes, que poderão ter mais segurança de que estão conversando com um contato comercial de verdade pelo aplicativo.
O cadastro das empresas pode ser feito pelo número de celular que já utilizam ou, se preferirem, pelo telefone fixo. Com isso, evita-se misturar mensagens pessoais com contatos comerciais, tornando esse canal de comunicação mais profissional.
Confira, a seguir, alguns dos novos recursos criados para melhorar a conversa entre empresas e clientes e descubra como o WhatsApp Business pode ajudar no relacionamento com os seus clientes e prospects.
Novidades do aplicativo
A primeira novidade do WhatsApp Business é a possibilidade de enviar respostas rápidas padronizadas. Com ele, pode-se configurar atalhos como “/obrigado” e criar um texto padrão de agradecimento que será exibido quando esse comando for usado. Poderão ser criadas quantas respostas rápidas forem necessárias.
Outra funcionalidade é a de mensagens automáticas, que são enviadas para saudar um cliente no primeiro contato ou informar a indisponibilidade de atendimento para um determinado horário, por exemplo. Também é possível agendar o dia e hora que uma mensagem será enviada.
O aplicativo permite, ainda, criar marcadores para identificar e organizar as mensagens por assuntos, como “pago”, “novo cliente”, “pagamento pendente” etc. Ao segmentar as conversas, é possível realizar ações direcionadas com mais facilidade.
Por último, a empresa terá acesso ao menu de estatísticas, com informações sobre a quantidade de mensagens enviadas, entregues, recebidas e lidas. Dessa forma será possível acompanhar o desempenho da comunicação nesse canal e verificar o que funciona ou não para o seu público.
Como o WhatsApp Business pode ajudar o seu negócio?
Muitas empresas já usam o WhatsApp como canal de comunicação com seus clientes. De acordo com matéria publicada na Exame, 87% das pequenas e médias empresas que usam o aplicativo acreditam que ele beneficia a comunicação com os consumidores e 81% acreditam que ele auxilia no crescimento de seus negócios.
Mas, como utilizar na prática o WhatsApp Business para se relacionar com seus clientes? Para começar, você pode programar mensagens para informar seus clientes sobre promoções, oferecer cupons de desconto ou apresentar novos produtos e serviços.
Pode, ainda, utilizar o aplicativo para informar o status de um pedido ou o link para rastreamento da entrega e, assim, manter o usuário atualizado sobre sua compra.
Também é possível enviar lembretes para a renovação de um contrato de prestação de serviço ou para a presença em um compromisso agendado, como uma consulta médica ou um evento.
O aplicativo é um ótimo canal para o atendimento ao cliente. Você pode responder dúvidas e reclamações de forma mais próxima e privada, evitando, assim, que seja feita divulgação negativa de sua empresa nas redes sociais.
Aproveitando a proximidade de relacionamento que esse canal de comunicação oferece, você também pode solicitar feedback de seus clientes. Peça para eles avaliarem seus produtos e serviços e até mesmo escreverem sua opinião sobre eles.
Seja para qual uso você deseje empregar o WahtsApp Business, lembre-se sempre de oferecer durante a conversa a opção de os clientes avisarem se não querem mais receber suas mensagem. Assim, você garante que está enviando mensagens apenas para quem autorizou recebê-las.
Se você já estiver utilizando o WhatsApp Business, conte nos comentários como está sendo a sua experiência! Gostou do conteúdo? Leia também: Aplicativos que uma empresa deve conhecer.