E-mail Marketing: o que é e como conquistar a confiança do seu clienteTempo de leitura: 12 min

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×
E-mail Marketing - Inspire Digital

E-mail marketing é uma das estratégias de conteúdo mais efetivas dentro do marketing digital. Ele visa a fidelização e o relacionamento com o cliente, fortalecendo sua relação com a sua marca. 

E como toda relação é feita de troca… Você escuta o que o cliente tem a dizer e naturalmente oferece o que ele procura. 

Esse canal de comunicação não serve apenas para a conversão.  É no e-mail marketing que você tem um contato ainda mais direto e personalizado com o consumidor, inspirando-o e apresentando soluções, produtos ou serviços fornecidos pela sua empresa.

O que é E-mail Marketing e por que utilizá-lo nas minhas estratégias?

Em poucas palavras, e-mail marketing é o disparo regular de e-mails para públicos segmentados.

Se você já leu o nosso artigo Copywriting: escreva melhor utilizando os gatilhos perfeitos!, vai se lembrar do funil de vendas. São exatamente esses estágios do funil que começamos a pensar quando falarmos da segmentação. Na estratégia de conteúdo do e-mail marketing, clientes e leads que estão num mesmo estágio do funil recebem e-mails similares.

E esses e-mails marketing funcionam como cartas: diretos e humanizados, são pensados especificamente para cada lista de destinatários. Aqui, cada mensagem agrega informação e valor na jornada de compra de cada um dos usuários, educando-os e alimentando o seu relacionamento com a marca. 

E por falar em lista de destinatários… 

Você deve segmentar! Quanto mais, melhor. Faça listas de contatos com os mesmos interesses e que estão na mesma jornada de compra. Defina critérios de segmentação para tornar os envios ainda mais relevantes. 

Algumas ideias de segmentação de lista de contatos são: 

  • Características como localização, idade ou gênero;
  • Interesses gerais, como hobbies e esportes;
  • Histórico de interação, como por exemplo leads captados na última Black Friday;
  • Etapa do funil. 

Saiba que os destinatários do e-mail marketing podem ser vários: desde uma base de leads vindos de diferentes pontos de contato da sua marca até clientes que já efetuaram uma compra, ou ainda aqueles usuários que abandonaram o carrinho no seu e-commerce. 

Você ainda pode coletar e-mails através de formulários no site ou trocando esta informação por materiais ricos. 

Mas atenção: e-mail marketing é diferente de spam!

O único ponto que os destinatários do seu e-mail marketing devem ter em comum é a permissão. Para que os seus e-mails marketing não caiam na caixa de spam, é necessário que o receptor autorize este envio. 

Olha que legal: quando um lead aceita receber os seus e-mails marketing, ele está aceitando estreitar o relacionamento com a sua marca! É a mais genuína construção de relacionamento com o cliente. 

É por isso que suas peças de e-mail devem ter uma comunicação de valor, com conteúdos e promoções que sejam realmente úteis. E-mails que apenas apresentam produtos ou falam sobre o quanto a sua marca é a melhor tendem a ser bloqueados ao longo do tempo. 

Agora que você já sabe o que é ou não e-mail marketing, entenda porque ele é o terceiro canal de marketing mais utilizado no mundo. 

6 razões para começar a fazer e-mail marketing agora!

E-mail Marketing: o que é e como conquistar a confiança do seu cliente - Inspire Digital

Ainda não se convenceu de que o e-mail marketing é uma boa estratégia de conteúdo para o relacionamento da sua marca com o cliente? Então veja só:

  1. Todo mundo tem um e-mail: A caixa de e-mails é um dos poucos lugares que concentram todas as ações que fazemos na internet e fora dela: cadastros, compras e até aulas on-line. É por isso que quando você investe no e-mail marketing, a tendência é alcançar cada vez mais usuários, que não necessariamente estão em outros canais ou redes sociais.
  2. Seu conteúdo será entregue: Ao contrário das redes sociais com seus famosos algoritmos, a caixa de e-mails é democrática. Nela aparecem todas as atualizações que o usuário aceitou receber. Ou seja, o seu conteúdo certamente será entregue.
  3. Possibilidade de rastreio: Aqui vai outra vantagem das newsletters em comparação às redes sociais: quando você envia um e-mail marketing, pode parametrizar os links ou cupons de desconto. Desta maneira, fica mais fácil rastrear a efetividade da comunicação.
  1. Descubra o que o seu usuário deseja: E-mails marketing permitem que você faça testes.
    Não sabe se o público prefere os produtos A ou B? Envie e-mails marketing para diferentes pessoas dentro do mesmo estágio do funil e descubra através de testes A/B.
  2. Comunique o quanto e como quiser: O e-mail é uma tela em branco: essa peça pode ser como você desejar!
    Por não possuir limite de caracteres, elementos gráficos ou links, este formato permite que você se comunique na forma que mais combina com a sua marca. 
  3. Possui um dos ROIs mais altos: É isso mesmo. O retorno sobre o investimento do e-mail marketing é um dos mais altos entre todos os canais de marketing. E a explicação é simples: esta estratégia de conteúdo necessita de baixo investimento e garante altas taxas de conversão.

Para você ter uma ideia, o bom e-mail marketing precisa de apenas três itens: um domínio, uma ferramenta de envio e um profissional para executar esta tarefa.

De acordo com dados divulgados em 2019, para cada $1 investido em e-mails marketing, há $42 de retorno que, dependendo do produto, pode ser ainda maior.

Tipos de conteúdos para usar na sua estratégia

Existem várias maneiras de utilizar o e-mail como recurso de marketing digital. Você pode mesclar três ou mais tipos na sua estratégia, e é esta personalização que vai garantir um contato mais efetivo com o seu público-alvo.

E-mail Marketing: o que é e como conquistar a confiança do seu cliente - Inspire Digital

Veja quais são os tipos de conteúdos mais comuns que você pode utilizar: 

E-mail de boas-vindas 

Logo no topo do funil de vendas, é o material que você envia logo após o usuário se cadastrar. 

Geralmente é um e-mail mais curto. Vale apresentar os ideais da empresa e tudo o que ela tem a oferecer. Utilize textos e ilustrações para demonstrar a sua alegria ao receber este contato. 

Se for um e-commerce, experimente adicionar um cupom de desconto. Com certeza os novos usuários vão adorar continuar recebendo os seus e-mails! 

Newsletter

A newsletter nada mais é do que o próprio e-mail marketing. Ela deve ser enviada em todos os estágios do relacionamento com o cliente, funcionando ainda melhor quando os leads já estão mais avançados na jornada de compra. 

Traduzindo literalmente, newsletter significa boletim de notícias, e é este formato que a sua deve ter. Tanto esteticamente como na frequência. Reúna novidades, infográficos e dicas que possam interessar o seu leitor e envie-os em formato de boletim com certa frequência. 

Você se lembra que no início do artigo falamos sobre segmentação? É aqui que ela entra. 

Neste produto, a personalização do conteúdo é fundamental. Entender as particularidades do seu lead e traduzi-las na newsletter ajuda a estreitar ainda mais o relacionamento com o cliente. 

Dica de ouro: para entender melhor o que o seu lead procura, rastreie os links que ele clica ao ler os e-mails que você envia.  

Promocional

O e-mail promocional é um dos mais comuns e vai além da comunicação de um produto com preço baixo.

Enquanto a newsletter está focada na nutrição, o e-mail promocional visa a conversão. Esta conversão pode ser de visitantes em leads, de leads em clientes, ou até mesmo de clientes em clientes fiéis. 

O e-mail promocional pode (e deve) ser utilizado em qualquer estágio da jornada de compra, mas é importante que ele chegue no momento certo. 

A linguagem aqui é menos inspiracional e mais sedutora. Como você deseja que o cliente tenha uma ação, comunique as vantagens e descontos logo de cara. 

Não se esqueça de inserir um link para cada produto e gaste um tempo extra pensando nos call to actions, os famosos CTAs. Nós garantimos: vai valer a pena!

E-mails transacionais 

E-mails transacionais são aqueles que trazem as informações que o usuário procura, como por exemplo a confirmação de um cadastro, o recebimento de uma solicitação ou pedido, ou o aviso de que o produto já está com a transportadora. 

O foco deste e-mail é a informação, que deve ser simples e objetiva. 

Se fizer parte da sua estratégia, você ainda pode oferecer produtos e serviços complementares em segundo plano. 

Pós-venda

O e-mail de pós-venda é uma boa ferramenta para promover seus clientes a clientes fiéis. 

Experimente perguntar sobre a experiência de compra e oferecer materiais complementares, como instruções de montagem, certificado de garantia e falar um pouco sobre as melhores formas de utilizar o produto comprado. 

Se for um produto digital, aproveite este espaço para deixar o canal aberto para eventuais dúvidas ou diálogos. 

Conteúdo sazonal 

Como o próprio nome sugere, o conteúdo sazonal é aquele enviado em ocasiões especiais. São elas: datas comemorativas, aniversários e até mesmo momentos significativos do cliente ou lead com a marca. 

Este tipo de e-mail tem a função de fazer o destinatário se sentir querido, estreitando assim o relacionamento de vocês. Ele vale para todos os estágios do funil, inclusive para clientes de recompra. 

E já que o assunto é o relacionamento com o cliente…

Construindo um relacionamento com o E-mail Marketing

Já pensou como seria se você tivesse clientes que enxergam a sua marca como um amigo querido? 

Nós respondemos: você teria uma legião de fãs! E as pessoas não só viveriam o seu negócio, como também fariam propaganda sobre ele da maneira mais orgânica possível.

E-mail Marketing: o que é e como conquistar a confiança do seu cliente - Inspire Digital

Esta é a proposta do Marketing de Relacionamento, uma estratégia que busca criar uma relação contínua e progressiva com cada pessoa. 

Na contramão das outras estratégias, o Marketing de Relacionamento vai além da conversão: ele conquista e fideliza os seus clientes

Além disso, o Marketing de Relacionamento permite que você ouça a sua audiência a fim de melhorar as suas soluções. Uma vez que o seu cliente se sente acolhido com respostas rápidas e efetivas, ele fica à vontade para dar feedbacks. 

As chances dessa conversa contínua resultar em um carrinho cheio são ainda maiores.

O Marketing de Relacionamento é um plano de médio a longo prazo, que promete resultados duradouros e sem custos extras. Você pode inclusive, inseri-lo na sua estratégia de e-mail marketing! 

Confira alguns passos para se tornar um ídolo dos seus clientes através do e-mail marketing: 

Passo 1: Autorização

Como já mencionamos, você precisa pedir a permissão do seu cliente para iniciar a conversa. 

Uma boa ideia é começar este contato através de um formulário. Este é um bom formato porque você pode descobrir particularidades como quais são os produtos de interesse, além dos motivos que levaram esta pessoa até a sua marca. 

Passo 2: Conteúdos personalizados 

Aqui você já sabe quem é o seu destinatário. Ofereça, então, conteúdos personalizados. 

E como a base de todo bom relacionamento é a frequência, você pode intercalar os tipos de conteúdos dos e-mails. 

Passo 3: Venda

Neste momento, o cliente já interage e se reconhece na sua marca. 

Apresente alguns produtos que têm a ver com ele e, se possível, ofereça também um benefício. Frete grátis, cupons de desconto e itens exclusivos são sempre bem-vindos. 

Passo 4: Pós-venda 

Não deixe de saber o que o seu cliente achou do produto ou serviço oferecido. 

Se a resposta não for satisfatória, encontre uma maneira de se retratar. 

Caso o cliente esteja satisfeito, aproveite para sugerir produtos relacionados, ou até mesmo um conteúdo rico sobre quais as melhores formas de utilizar o que já foi comprado. 

Não se esqueça de continuar alimentando essa relação com conteúdos sazonais, promocionais e newsletters. 

Invista no e-mail marketing e tenha fãs!

Como você viu, o e-mail marketing pode ser uma estratégia de conteúdo ainda mais efetiva na hora de alavancar o seu Marketing de Relacionamento. Para isto acontecer, você precisa apenas de um domínio, uma ferramenta de envio e de profissionais que planejem e executem essa tarefa. 

É um processo que não varia no orçamento da sua empresa e que gera, dia após dia, cada vez mais lucro. Invista na segmentação e na personalização do seu contato e tenha um relacionamento com o cliente ainda melhor. 

Você já utiliza essa estratégia para se relacionar com o seu público-alvo? Deixe nos comentários quais são suas dúvidas sobre esse assunto e nos diga se gostou do conteúdo!

Aproveite e se cadastre na nossa Newsletter para acompanhar todas as novidades da Inspire Digital.

Compartilhe este post.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Seja o primeiro a saber!

Inscreva-se na nossa lista de emails exclusiva e receba as notícias mais recentes da equipe Inspire.

Continue lendo