Essa ferramenta é fundamental para integrar estratégias de marketing. Entenda a importância do email marketing e seus diferentes formatos.
Você é aquela pessoa que “torce o nariz” logo que escuta alguém falar sobre email marketing? Este conteúdo foi feito para que você se livre de uma vez por todas desse preconceito! Essa postura defensiva ainda está muito ligada a um passado recente em que as empresas utilizavam o email como forma de direcionar propagandas e anúncios das mais diversas ordens sem qualquer tipo de segmentação. E isso resultava em situações como o professor de literatura recebendo email de propaganda sobre pesticida.
Pois bem, o email marketing não ocupa esse lugar de vilão. A verdade é que o marketing digital evoluiu muito, assim como as estratégias para a elaboração de email marketing. De acordo com pesquisa feita pelo Radicati, a estimativa é de que hoje mais de um terço da população mundial use pelo menos uma conta de email. Esse número é expressivo demais para ser ignorado.
Além desse potencial imenso de alcance, é preciso destacar algumas vantagens do email:
- Ele é menos informal do que uma rede social. De um modo geral, as pessoas olham a caixa de entrada com mais cuidado e atenção do que aquilo que costumam “rolar” pela timeline de suas redes sociais no dia a dia.
- Seu alcance é mais previsível do que uma rede social. Quando você publica uma foto no Instagram ou um textão no Facebook, a publicação não vai alcançar todos os usuários da sua rede, ela será direcionada de acordo com o algoritmo dessas redes sociais. O email, por sua vez, vai para a caixa do destinatário que você deseja alcançar.
- O formato é mais livre, você pode moldar o seu email marketing de acordo com o que deseja alcançar. Pode ser um texto longo, curto, mais formal ou mais pessoal, pode ser só texto, como também pode contar com vídeo, imagem, gif, entre outros recursos. A criatividade é livre, o formato ideal vai depender do público que você pretende alcançar.
Sendo assim, está mais do que claro que um email marketing bem elaborado deve fazer parte da sua estratégia de marketing digital. Abaixo, vamos listar alguns tipos de email marketing bem comuns.
Newsletter
O mais interessante deste formato é que você pode trabalhar os temas de forma mais ampla e com mais leveza. Por ser bem dinâmica, a newsletter permite que você compartilhe conteúdo de relevância (como dicas e avisos importantes), como também anuncie um produto ou serviço para aquele lead que está mais maduro para o momento de compra. É interessante especialmente para empresas que possuem conteúdo vasto (como um blog que é atualizado com constância).
Email promocional
Esse formato é focado 100% na conversão. Emails promocionais são usados para divulgar promoções de produtos, assim como serviços e produtos gratuitos. Para que sua estratégia com esses emails tenha sucesso, é importante que você trabalhe bem a segmentação de seu público (mas isso é conversa para tratarmos em outro post).
Sazonal
Como o próprio nome diz, é um formato mais direcionado para datas específicas. No geral, é usado para datas comemorativas ou muito específicas: divulgação de Black Friday, promoção de carnaval, felicitações no aniversário, desejo de boas festas para Natal e Ano Novo, entre outros. De um modo geral, é um formato que dá espaço para uso de mais recursos visuais. O ideal é que o texto seja curto.
Boas vindas
A primeira impressão é a que fica, certo? Pois bem, de posse dessa informação, tenha em mente que esse é um dos emails mais importantes da sua estratégia. Esse é o momento de sensibilizar seus leads e mostrar para eles que o seu conteúdo é relevante. Não é sem razão que esse email é um grande potencializador da taxa de retorno de novos usuários.
Clientes inativos
Neste momento, é importante ter atenção na abordagem. Um cliente inativo não está muito interessado em seu conteúdo e é importante despertar a atenção dele novamente. Sendo assim, para que sua estratégia tenha sucesso, além de uma boa segmentação é importante que você tenha cuidado redobrado para o assunto do email. Ele deve ser forte o suficiente para captar a atenção desse cliente inativo. Seja claro e cativante, este é o momento de evitar que seus emails sejam direcionados para a caixa de spam.
Lojas virtuais
Os emails são fundamentais para impulsionar as vendas de e-commerces. Para que essas estratégias de venda tenham sucesso, é importante cuidar sempre da lista de emails. Incentive seus leads a preencher cadastros, de forma que você use os dados de forma inteligente para o direcionamento dessas ofertas. Teste formatos diferentes de emails e acompanhe as métricas periodicamente para entender os ajustes que pode fazer. A atenção a esses detalhes é importante para que você se mantenha longe da caixa de spam.
Automação de email marketing
A automação de emails é uma forma bem inteligente de cuidar do relacionamento com os seus leads, uma vez que a comunicação é personalizada e as mensagens que eles recebem variam de acordo com o caminho que percorrem dentro de seu site. Dessa forma, seus leads recebem informações relacionadas aos temas pelos quais eles demonstraram interesse. O intuito é que ele vá consumindo conteúdo relevante até chegar ao fundo do funil e realizar uma compra.
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