A relação entre as empresas e seus clientes é algo de grande importância para o progresso desses empreendimentos, de acordo com a dependência que os negócios possuem com esse público. Estudar os dados comportamentais é uma forma de conhecer tal audiência.
Isso porque o público de uma empresa não é composto por um grupo unidimensional, pelo contrário, por mais específico que sejam os clientes de uma empresa, esse coletivo consta com diferentes comportamentos e interesses, dentro desse amplo conjunto.
Uma associação que se expande de acordo com o tamanho de um negócio, como uma grande rede de supermercados, que trabalha com os mais diferentes produtos e por consequência disso, como os mais distintos tipos de público.
Uma realidade distante de um pequeno empreendedor que opera oferecendo serviços de mão de obra especializada para eventos em sua região, comandando uma rede de profissionais autônomos, de garçons à recepcionistas.
O que ambos esses negócios possuem em comum é a necessidade de conhecer o público com o qual trabalham, de forma a melhor se conectar a eles, e assim contar com uma maior consideração por parte deles, durante a sua decisão de compra.
Para isso sendo necessário operar com estratégias especializadas, que irão surtir o efeito desejado com tais público, a partir dos seus interesses, desejos de compra, além de outros fatores importantes para esse consumidor, como a qualidade e o preço do produto.
É o que faz com que sites especializados em coletar as avaliações dos clientes sejam tão populares hoje em dia, sendo sempre consultados por alguém que pratique na internet por “empresa de brindes corporativos” para um contrato específico.
E o seu intuito como profissional é de fato se aproximar desses clientes, oferecendo produtos e serviços que satisfaçam de forma eficaz às necessidades desse grupo, é importante ter contato com as técnicas especializadas para esse propósito.
Começando por um estudo detalhado sobre os comportamentos dos seus clientes em potencial.
Qual a função dos dados comportamentais?
Os dados de comportamento são índices que se referem aos hábitos de compra de um cliente, ou seja, qual é o tipo de comportamento que ele apresenta ao consumir algo, como o seu ticket médio de compra, a frequência dessas aquisições entre outros tópicos.
Um conjunto de situações importantes a serem analisadas, de forma com que as suas atividades comerciais tenham uma maior adoção por parte do público, mostrando-se interessados nos seus produtos oferecidos no mercado.
A partir da análise do seu público é possível criar campanhas e estratégias melhor estruturadas, conquistando a atenção dessa audiência específica.
Como na venda ou aluguel de balões para aniversário infantil, lidando com um público em particular, que são aqueles responsáveis pela organização da festa dos seus filhos, ou sendo uma empresa que trabalha com a decoração de cerimônias diversas.
Por mais que se encontrem como clientes diferentes, ambos procuram pelos serviços desse fornecedor de balões, com comportamentos similares, averiguando o preço dos produtos, mas distintos quando se pensa na quantidade de compra realizada.
Para uma empresa que pretende atuar com ambos os públicos, é essencial que a mesma investigue as condutas específicas de cada um desses grupos de clientes, dos indivíduos a aqueles que representam uma entidade jurídica, a partir de dados de comportamento.
E para que seja possível o estudo dessas informações, antes é preciso contar com o acesso aos mesmos.
Como coletar esses dados?
Quando se pensa na coleta de dados comportamentais é importante alertar que a especificidade desse serviço depende do tamanho do negócio, atuando diretamente com o número de clientes com os quais a sua empresa trabalha junto.
É possível para um restaurante de bairro, por exemplo, observar os hábitos dos seus clientes, como o tipo de sobremesa mais consumida ou quais são os clientes mais frequentes, oferecendo aos mesmo um atendimento diferenciado.
Até mesmo algumas estratégias de comunicação podem ser facilmente analisadas, como o aumento do número de visitantes em uma loja após a instalação de um display expositor próximo a entrada do estabelecimento, destacando os produtos ali comercializados.
Já quando o seu negócio trabalha com uma larga escala, com um número diverso de clientes, muitas vezes de diversas partes do país, quando se pensa em um empreendimento virtual, essa associação torna-se um pouco mais complicada.
Nesses casos é importante operar com softwares especializados com a coleta e exploração dessas informações, como no chamado CRM (Customer Relationship Management), um programa que trabalha com a análise dos dados disponíveis em uma empresa.
Uma gestão de relacionamento com o cliente capaz de estudar tanto informações disponíveis na internet, como aqueles coletados durante o cadastramento do perfil do usuário em sua loja, física ou digital. Algumas dessas informações são:
- Faixa etária;
- Dados pessoais;
- Endereço de e-mail;
- Números de contato;
- Histórico de compra na loja.
Uma série de dados que permite a uma empresa de envelopamento de veículos fazer um melhor direcionamento dos seus anúncios, atingindo um público que de fato se interesse por tais serviços, começando por alguém que tenha um carro, por exemplo.
Tendo essas informações em mãos, as empresas podem planejar diferentes estratégias, tendo como base o estudo dos dados comportamentais da sua audiência consumidora.
Estratégias baseadas em dados
A implementação de técnicas comerciais baseadas nos elementos coletados por uma empresa é algo facilmente encontrado nas mais diversas companhias disponíveis, com destaque para os grandes conglomerados de tecnologia.
Para saber se alguma dessas estratégias também pode ser adotada ao seu negócio, é importante conhecer a fundo como elas funcionam, e o porquê delas serem aplicadas a tais companhias.
Recomendação de serviços
Toda vez que um usuário acessa um sistema, como na sua navegação em um site de compras, ou então visitando uma plataforma de conteúdos via streaming, o seu histórico passa a ser disponível para as empresas por trás desses endereços virtuais.
A partir disso é possível para uma loja recomendar produtos relacionados para alguém que acabou de comprar um novo computador para o seu trabalho, como na indicação de teclados, mouse sem fio ou mochila personalizadas com porta notebook.
Um sistema também adotado por empresas de conteúdo, como a Netflix, que observa o tipo de filmes e séries consumidor por um assinante, de forma a indicar a produções que possam interessá-lo, tendo em vista o gênero mais assistido por esse usuário.
Expansão das suas atividades
Esse programa de recomendação também é adotado por grandes empresas de varejo, como a Amazon, que se destaca também pela sua expansão de mercados aos quais aborda, de acordo com as necessidades observadas pelos seus visitantes.
Já consolidada nos EUA, ao chegar ao Brasil a empresa comercializava apenas livros e produtos similares em seus primeiros meses, expandindo para outros setores de acordo com os desejos especificados por seus clientes.
Afinal, se uma loja de vestidos tradicionalmente voltada à moda feminina, percebe que na barra de pesquisa existe uma grande procura por saias masculinas, devido às mudanças no mercado de roupas, a mesma deve se adaptar a essa nova demanda.
Dados exclusivos
A internet permite que o perfil dos usuários seja um livro aberto a ser estudado, verificando por exemplo a busca de um indivíduo por aluguel de tendas, de forma a oferecer a ele produtos pertinentes a esse tipo de pesquisa.
No entanto, também é importante contar com dados particulares, ou seja, informações disponíveis de forma exclusiva, como na criação de um perfil na rede interna da sua loja.
Dessa forma é possível direcionar conteúdos e até mesmo criar produtos tendo como base os interesses dos seus clientes, algo feito pela Apple, através da coleta de informações em suas plataformas como o iTunes, a Apple Store e a Apple TV.
Integração dos sistemas
Quando se pensa na coleta de dados, e com a permissão do público para acessar tais informações, é importante dar algum tipo de retorno para essa audiência, similar ao que o Google faz através dos seus sistemas integrados.
A partir da disponibilização do usuários sobre os dados ali armazenados é possível que ele assista vídeos no youtube sobre a importância de decorar a sua loja, e ser diretamente atingido pelo anúncio de uma empresa de letreiro, facilitando o contato com tal empresa.
E para que essas empresas consigam ter acesso a tais dados é importante também reconhecer a diferença e a importância dos chamados gatilhos comportamentais. Certos hábitos involuntários que um consumidor possui em relação a uma compra.
Cabendo às empresas saberem como desenvolver esse tipo de estímulo, assim como fazem as empresas de refrigerantes, associando o seu produto a uma sensação de refrescância, facilitando a compra dessas bebidas em um momento de sede.
A partir de um estudo aprofundado dos dados de comportamento de um público, e dos seus gatilhos como consumidores, é possível para uma companhia desenvolver estratégias cada vez mais assertivas, sendo algo positivo tanto para as empresas como para o público.
Ambos os lados encontrando-se satisfeitos com a realização de uma negociação comercial.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.