Funil de Vendas – O Conteúdo Ideal para cada Etapa da Jornada de CompraTempo de leitura: 15 min

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×
IMG1 - JORNADA DE COMPRA

Sabemos que o funil de vendas é o responsável por guiar o potencial cliente em toda a sua jornada de compra.

Logo, é de extrema importância para a equipe de vendas e marketing de qualquer negócio.

Lembrando que, o funil de vendas tem ligação direta com o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

Quando falamos em produção de conteúdo, o funil de vendas é dividido em: Topo do Funil (ToFu), Meio do Funil (MoFu) e Fundo do Funil (BoFu).

Logo, é preciso compreendermos cada etapa para assim, entregar o conteúdo certo para o público certo.

Dessa forma, as chances de despertar o interesse e gerar oportunidades para a empresa, são maiores e mais assertivas.

Para isso, é preciso entender o ciclo da sua persona e os estágios pelos quais o seu cliente passa.

Assim, será possível alinhar os seus conteúdos às necessidades da sua persona em cada estágio do funil de vendas.

Neste artigo, vamos apresentar:

  • Como construir o funil de vendas
  • A importância do funil de vendas
  • Quais são os benefícios do funil de vendas
  • Conteúdo Topo do funil
  • Conteúdo Meio do funil
  • Conteúdo Fundo do funil
  • Pós funil de vendas

Como construir o Funil de Vendas

IMG2 - JORNADA DE COMPRA

O objetivo do funil de vendas, é educar o lead e guiá-lo da melhor forma até o final da jornada de compra, de modo que a venda seja efetivada.

 Logo, veja o passo a passo para começar a construir o seu.

Crie a sua persona

 Sabemos que a persona é o cliente ideal de uma empresa, ou seja, é um personagem semi fictício criado com base nos comportamentos reais do nosso público. 

Logo, o objetivo de toda empresa é entregar valor a sua persona, e isso é feito através dos seus produtos e serviços.

Portanto, a persona nos ajuda a segmentar o nosso público, a fim de atrair os consumidores que de fato apresentam interesse em nossos produtos e/ou serviços.

Com isso, as estratégias são desenvolvidas com base nas características da nossa persona, o que garante maior assertividade.

Faça o mapeamento da jornada de compras

Antes de tudo, para que você consiga criar o seu funil de vendas, é preciso ter em mente a jornada de compra da sua persona.

Ou seja, o caminho percorrido por ela desde a descoberta da sua empresa, até a conclusão da compra.

Logo, algumas perguntas podem ser feitas, a fim de, entender como eles chegaram até você, o que eles buscam, as suas dificuldades, necessidades e desejos.  

O objetivo é identificar possíveis saídas dos leads e os gatilhos essenciais para fazer com que ele evolua na jornada e avance dentro do funil de vendas.

Defina os milestones e as etapas

Milestones são os marcos, ou seja, pontos de referência dentro da jornada de compra.

Logo, eles mostram a evolução do lead, se ele amadureceu e está mais bem qualificado para seguir na jornada de compra.

Algumas perguntas podem ser feitas nesse processo:

  • Meu lead consegue avançar sozinho para o próximo estágio?
  • Preciso de um gatilho para que ele avance de forma segura e que o qualifique melhor?
  • Como assegurar que ele atinja esse estágio?

Logo, é essencial que o seu time de vendas e marketing trabalhe de forma conjunta.

Afinal, os milestones são os mesmos tanto para o processo de venda, como para a jornada de compra do cliente.

Além disso, isso vai ajudar o time de vendas a compreender quando esse lead estará pronto para uma possível abordagem.

 Automatize o seu processo com o CRM

Por último, é primordial automatizar os seus processos com um CRM.

Ou seja, através da automação é possível conduzir o lead nas etapas da jornada de compra com recursos diversos.

Logo, com a automação do funil, você consegue controlar as atividades, fazer o gerenciamento dos leads e controlar as etapas de conversão.

Além disso, com uma ferramenta de automação os processos são continuamente otimizados e os resultados são entregues de forma mais consistente.

A importância do Funil de Vendas

IMG3 - JORNADA DE COMPRA

Vimos que, o funil de vendas é o responsável por conduzir os leads em todas as etapas da sua jornada de compra, o objetivo é este se tornar cliente.

Sendo assim, o intuito é atrair, encantar, converter e fidelizar esse público, de modo que ele entenda que o seu negócio tem a solução ideal para o que ele procura. 

Porém, sabemos que alguns profissionais ainda acreditam que postar em grande quantidade nas redes sociais e ter uma lista de contatos, é o suficiente.

Sim, isso também é importante. Entretanto, isso não vai maximizar as suas vendas!

Sabemos que os consumidores estão cada dia mais exigentes, procuram melhores serviços, melhores produtos e um atendimento de melhor qualidade.

Logo, nós como prestadores de serviços, precisamos estar atentos e nos adequar ao que eles precisam.

Ou seja, precisamos acompanhar e monitorar todo o tráfego dos nossos clientes, para assim, conseguirmos compreender o que os levou a escolher ou não a nossa empresa.

  • O que eles buscam?
  • O que eles querem saber?
  • Como eles chegaram até a sua empresa?

Portanto, construir um funil de vendas direcionado a atrair mais pessoas e convertê-las em potenciais clientes, é essencial para qualquer negócio.

Além disso, com um funil de vendas bem alinhado, você é capaz de compreender a jornada de compra do seu cliente.

Sendo assim, é indispensável que você conheça as principais técnicas de venda e marketing.

Dessa forma, será capaz de estabelecer estratégias voltadas para atingir os resultados esperados pela empresa.

Por fim, definir e entender o funil de vendas, é indispensável para compreender a saúde do seu negócio.

Assim como, identificar ações necessárias para otimizar as suas vendas.

Quais são os benefícios do funil de vendas

IMG4 - JORNADA DE COMPRA

Como você pode observar, é de extrema importância criar um funil de vendas, além disso, os benefícios podem ser diversos.

Separamos 5 deles para apresentar a você.

Previsibilidade do resultado

Sabemos que no funil de vendas, uma etapa depende da outra para apresentar bons resultados, certo?

Logo, através do monitoramento, o time de vendas e marketing consegue enxergar em quanto tempo a meta será atingida e se ela será atingida.

Por exemplo,  quantas pessoas precisamos atrair para o topo do funil para assim, gerarmos vendas?

Com base nisso, as suas ações serão voltadas para que as metas sejam cumpridas.

Aumento da Produtividade

Através do funil de vendas, é possível acompanhar e mensurar a produtividade das empresas.

Ou seja, verificar quais são as maiores dificuldades dos seus vendedores e os resultados entregues por cada um deles.

Logo, quando eles sabem que dados estão sendo acompanhados, assim como o seu trabalho, eles tendem a se empenhar mais em busca de resultados cada vez melhores.

Além disso, cada etapa do funil de vendas auxilia a empresa para que essa consiga medir a efetividade das estratégias usadas por ela.

Otimização da gestão

O funil de vendas serve para que possamos padronizar e segmentar o ciclo de vendas dentro da empresa.

Assim, as análises em cada etapa se tornam mais objetivas e ágeis.

Logo, as equipes de gestão conseguem se concentrar nos objetivos da equipe, e assim, garantir maior assertividade e impulsionar o crescimento da empresa.

Oportunidades mais bem aproveitadas

Com o funil de vendas, é possível acompanhar os status de venda em tempo real, ou seja, todas as transações do negócio no momento em que ocorrem.

Assim, caso alguma estratégia precise ser usada para garantir a efetividade da venda, essa será identificada mais facilmente.

Feedback para desenvolvimento e melhorias

Manter um relacionamento com os seus clientes é de grande importância para identificar possíveis melhorias em seu processo.

Logo, você consegue obter informações capazes de auxiliar a sua empresa no aperfeiçoamento dos seus produtos e/ou serviços.

Com isso, entrega mais aos seus clientes e vai além das expectativas, mostrando que se importa com ele e com o que ele pensa.

Por fim, isso tem impacto direto na fidelização desse cliente, e consequente uma maximização no volume de vendas.

O Conteúdo Ideal para o Topo do funil (ToFu)

IMG5 - JORNADA DE COMPRA

Primeiramente, precisamos entender que o topo do funil (ToFu), é o estágio de Consciência e Descoberta.

Ou seja, os visitantes descobrem que têm uma necessidade e precisam de uma solução, logo, você precisa gerar reconhecimento e atrair esses prospects.

Portanto, a sua função é educar esse prospect e oferecer conteúdos que sejam relevantes para o que ele precisa.

Tais conteúdos podem ser acessados através de um formulário, onde ele irá fornecer alguns dados e assim, tornando-se um lead e avançando no funil de vendas.

Neste caso, os conteúdos devem ser mais generalistas, ou seja, com uma linguagem mais clara, menos técnica e de fácil entendimento.

Logo, aposte em conteúdos que visam ensinar esse visitante e respondam dúvidas, como:

  • O que é….?
  • Quais os benefícios..?
  • X Dicas para…?
  • Aprenda como…?

Os conteúdos mais usados nesse estágio, são:

  • Redes Sociais;
  • Posts de blogs (educativo, tutorial, entrevista…);
  • Webinars;
  • Vídeos;
  • Newsletters;
  • Ebooks introdutórios.

Lembre-se, ainda não é a hora de falar dos seus produtos, serviços, ou até mesmo da sua empresa!

Trabalhe com conteúdos de qualidade, para assim, fidelizar o seu prospect e engajar esse com o seu conteúdo.

O Conteúdo Ideal para o Meio do funil (MoFu)

IMG6 - JORNADA DE COMPRA

O meio do funil é o estágio onde o prospect vira lead, ou seja, ele reconhece que existe um Problema e busca por uma Solução.

Nesse estágio, o objetivo é aumentar a relevância do seu negócio e o valor percebido por esse lead, mas, vá com calma, ainda não é a hora de vender nada!

Mostre de forma objetiva, que a sua empresa tem a solução para o que ele busca, e é capaz de ajudá-lo a resolver problemas do dia a dia.

É preciso quebrar objeções, afinal, ele reconheceu que existe um problema e busca por uma solução, mas tem dúvidas se é a melhor opção para ele.

Portanto, o seu objetivo é entregar conteúdos aprofundados sobre o que ele busca, fortalecendo a sua autoridade e nutrindo esse lead.

Afinal, um lead em potencial irá fornecer seus dados de contato, em troca de conteúdos que visem sanar as suas necessidades.

Mas, atenção!!

O meio do funil é um estágio de extrema relevância, já que, quando esse lead não é trabalhado de forma eficaz, ele pode abandonar a jornada de compra.

Portanto, esses devem ajudar o lead na escolha da melhor solução, levantando questões como:

  • Você precisa mesmo de….?
  • Como escolher o melhor….?
  • Como não errar na escolha de….?

Aqui, o conteúdo é mais “vendedor” e deve fornecer mais detalhes sobre o que ele busca.

Logo, os conteúdos mais indicados são:

  • Templates;
  • Infográficos;
  • Ebooks;
  • Cursos;
  • Checklist;
  • Podcasts;
  • Ferramentas;
  • Whitepapers.

Por fim, seja sincero com o lead, ofereça opções além da compra, deixe claro que o objetivo é ajudá-lo e não vender a todo custo.

Estabelecer uma relação de confiança, será benéfico para quando o lead já estiver qualificado e puder passar para a próxima fase da jornada de compra.

O Conteúdo Ideal para o Fundo do funil (BoFu)

IMG7 - JORNADA DE COMPRA

Chegamos ao último estágio do funil de vendas.

Os leads que aqui chegam, são extremamente importantes para todo e qualquer negócio.

Eles já tomaram consciência do problema, buscaram por uma solução, e estão qualificados para serem abordados pelo time de vendas.

Logo, aqui o time de vendas entra para comprovar o valor da sua empresa e oferecer uma proposta atrativa para esse lead.

Se compararmos o fundo do funil com as etapas anteriores, o foco aqui muda um pouco, ou seja, as informações devem conduzir o lead até a compra.

Ou seja, devem responder perguntas do tipo: 

  • Por que eu devo comprar/contratar….?
  • Como ele funciona?
  • Qual o seu custo x benefício?
  • Quais as vantagens?

Logo, os conteúdos devem ser produzidos com o objetivo de persuadir o lead em potencial de que a sua empresa apresenta a melhor solução, aposte em:

  • Cases de sucesso;
  • Catálogo de produtos;
  • Depoimentos de clientes;
  • Tutorial;
  • Ofereça demonstração gratuita;
  • Cupons de desconto.

Por fim, toda relação construída até aqui, torna você autoridade e referência no nicho em que atua para esse lead.

Logo, esses enxergam a possibilidade de negociar com você, mostre que a sua empresa é a parceira ideal para eles.

Pós funil de vendas

Se você acredita que depois da venda o seu serviço “acabou”, está enganado!

A sua empresa conquistou um cliente que acredita no que você vende, e é muito mais fácil manter esse do que conquistar novos.

Afinal, sabemos que todo o processo para aquisição de novos clientes, envolve diversos investimentos.

Logo, o pós-venda é de extrema importância para manter o relacionamento criado nas etapas anteriores, empresa x consumidor.

E se pensarmos em ambiente digital, a fidelidade às marcas é um dos fatores mais importantes.

O objetivo aqui deve ser reter esse cliente, de forma a continuar agregando valor ao seu dia a dia.

Para isso, algumas estratégias podem ser usadas para que você consiga estrutura o processo de pós-vendas:

  • Tenha um suporte ao cliente;
  • Construa follow up para captar dúvidas e outras demandas pós-venda;
  • Trabalhe o relacionamento com eles, por exemplo, e-mails em datas comemorativas, criando assim, conexões emocionais;
  • Realize pesquisas de satisfação para colher feedbacks e entender melhor o seu cliente;
  • Crie conteúdos personalizados;
  • Entre outros.

Aqui, diversos conteúdos citados anteriormente, podem ser usados, além disso:

  • Videos explicativos;
  • Tutoriais avançados sobre a sua empresa, serviços e produtos;
  • Informe o cliente sobre lançamentos;
  • Crie comunidades exclusivas para esses clientes;
  • Entre outros.

Por fim, o funil de vendas é essencial para qualquer negócio, sendo um forte aliado para que você compreenda melhor o seu público.

Logo, será possível criar conteúdos personalizados e direcionados às suas necessidades, de forma mais assertiva.

Conclusão

Podemos compreender, que o funil de vendas está diretamente ligado ao Inbound Marketing e ao Marketing de Conteúdo.

Logo, é uma ferramenta indispensável na captação e atração de possíveis clientes.

Para isso, precisamos compreender cada etapa do funil de vendas, para assim, entregarmos o conteúdo certo para o público certo.

Lembrando que, o objetivo do funil de vendas, é educar o lead e guiá-lo da melhor forma até o final da jornada de compra, de modo que a venda seja efetivada.

Por fim, sabemos que mais do que criar estratégias para o funil de vendas, é importante ter estratégias para o pós-venda.

Afinal, manter um pós-venda é de extrema relevância na fidelização do seu cliente.

Além disso, ter um pós-venda integrado ao funil de vendas e marketing, com foco na experiência do consumidor, pode potencializar os resultados do seu negócio.

E se você quer aprender mais sobre Marketing Digital, assine a nossa newsletter e receba muitos conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail.

Compartilhe este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seja o primeiro a saber!

Inscreva-se na nossa lista de emails exclusiva e receba as notícias mais recentes da equipe Inspire.

Continue lendo

4 lições de 2021 para as empresas aplicarem em 2022

Certamente o ano de 2021 foi difícil para muitas pessoas. Além das incertezas causadas pela pandemia, os obstáculos tornaram o ano que se passou desafiador. Nesse contexto, você deve estar se perguntando: o que vai ser do pós-pandemia? Que modificações a pandemia promoveu nos hábitos de consumo? Responderemos essa e outras perguntas com as lições de 2021 que pretendemos colocar em prática em 2022. Confira só!

LEIA MAIS »