Estratégias Digitais para 2022 – É hora de se preparar para essas tendências!!

Com tantas mudanças, a pergunta que fica é: Em quais estratégias digitais precisamos ter atenção em 2022?

Chegamos às últimas semanas do ano de 2021!!

Um ano marcado por mudanças, transformações, evolução e novas perspectivas.

Foi preciso que as empresas adotassem, principalmente, novas estratégias digitais, para assim conseguirem se adequar às exigências feitas pelos consumidores.

Bem como, a transformação digital foi essencial para que essas sobrevivessem e ganhassem destaque frente aos concorrentes.

Marcas e consumidores, conheceram novas formas de fazer negócio e de se comunicarem.

Um novo padrão de consumo foi criado, e junto diferentes jornadas de compra no meio digital.

Assim como, o atendimento digital passou a ser a peça central quando falamos em relacionamento com o cliente.

Logo, mais do que nunca, é preciso que as marcas se reinventem para serem relevantes ao seu público.

Segundo dados apresentados na pesquisa da MIT Technology Review, em média 85% das empresas já estão atentas à transformação digital.

Ou seja, é preciso que as empresas olhem para essas tendências que ganham cada vez mais força.

Tendências para 2022

Confira quais as estratégias digitais a qual o seu negócio precisa estar atento em 2022:

  • A valorização das experiências em tempo real;
  • User Generated Content (UGC) nas estratégias, ou seja, o conteúdo gerado pelo próprio usuário;
  • Aumento na criação de conteúdos interativos;
  • Aumento no uso de assistente por voz;
  • Aumento nas buscas sem cliques no Google;
  • Marcas mais humanizadas e comprometidas;
  • Maior foco em dados e performance de conteúdo;
  • Entre outras.

Portanto, não foque apenas no trabalho dos times de marketing, mas também no comportamento dos consumidores.

É hora de se preparar para essas tendências!!

Lembre-se, empresas que se planejam e se antecipam a todas as mudanças, estarão preparadas para lidar com todas elas.

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9 habilidades as quais você profissional de Marketing precisa ficar atento em 2022

Habilidades

Você possui as habilidades necessárias para atuar com Marketing de Conteúdo?

Afinal, sabemos que o Marketing de Conteúdo é fundamental nas estratégias de qualquer negócio.

Afinal, ele serve para atrair o público por meio de conteúdos que sejam relevantes e que os ajude em suas necessidades.

Ou seja, o objetivo do marketing de conteúdo é:

  • Aumentar o engajamento com a sua marca;
  • Aumentar a visibilidade do seu negócio;
  • Manter os seus leads engajados;
  • Gerar autoridade para a marca;
  • Melhorar a experiência do consumidor no pós-venda.

Além disso, através dele é possível aumentar o tráfego do seu site, maximizar as vendas e educar o seu mercado.

Portanto, é preciso que os gerentes de marketing e de conteúdo usem estratégias visando impulsionar os mesmos em 2022.

Em outras palavras, para alcançar esses resultados, é preciso que as marcas desenvolvam 9 habilidades essenciais dentro do marketing de conteúdo.

1. Habilidades para criação de conteúdo

Embora pareça óbvio, são poucos os profissionais de marketing que conseguem desenvolver conteúdos capazes de alcançar bons resultados.

Antes de tudo, a escrita é extremamente importante não só para o blog, mas também para outras páginas do seu site.

Logo, para desenvolver habilidades de redação e minimizar possíveis erros gramaticais, é essencial ler muito.

Além disso, algumas ferramentas podem auxiliar nesse processo, como o Grammarly e o Clarice.ai, que ajudam a revisar os conteúdos.

2. Habilidades de Edição

Antes de um conteúdo ficar excelente, ele precisa ser editado, revisado e corrigido caso necessário.

Através dessas edições alguns erros podem ser observados:

  • Gramaticais;
  • Concordância;
  • Fluidez dos parágrafos;
  • Entre outros.

Ou seja, a edição auxilia para que o conteúdo se torne claro e de fácil compreensão para o leitor.

Em outras palavras, fique legível e seja capaz de fazer o leitor se conectar à situação.

Se for o caso e a sua empresa tiver um orçamento disponível para isso, contrate um editor profissional. 

Contudo, você pode capacitar seus profissionais de marketing para as habilidades de edição.

3. Compreensão do Funil de Vendas

Como todos os canais de marketing, o objetivo do marketing de conteúdo é transformar leads em clientes.

Logo, é essencial que os profissionais de marketing de conteúdo usem o funil de vendas em suas estratégias, ou seja:

  • Topo do Funil (Tofu);
  • Meio do Funil (Mofu);
  • Fundo do Funil (Bofu).

Afinal, existem públicos em diferentes estágios do funil de vendas e o conteúdo deve ser criado pensando nisso.

4. Habilidades de planejamento

O planejamento é essencial em qualquer negócio e em qualquer projeto, e dentro do marketing de conteúdo ele é indispensável.

Afinal, nós profissionais de marketing de conteúdo, sabemos que ele requer tempo e consistência até chegarmos no objetivo esperado.

Para isso, é preciso que os profissionais de marketing conheçam o seu público e as reais necessidades deles.

Assim, será possível desenvolver conteúdos que atendam ao que eles buscam e precisam.

Algumas ferramentas podem ajudar nesse planejamento, como por exemplo o Trello e o Notion.

5. Habilidades para pesquisa

Sabemos que pesquisar público e concorrência são essenciais dentro do marketing, afinal, isso trará insights relevantes para a criação de estratégias.

Além disso, para desenvolver bons conteúdos, é preciso realizar a curadoria de conteúdo.

Ou seja, pesquise sobre o assunto, veja o que os concorrentes estão falando sobre ele, tópicos abordados.

Outro ponto, é pesquisar sobre a palavra-chave, ou seja, volume de pesquisas e dificuldades do SEO.

Algumas ferramentas podem ajudar, como o Ubersuggest e o SEMrush.

Uma dica, quando falar sobre dados, pesquisas e relatórios, busque apresentar prova social, trazendo credibilidade para o assunto abordado.

6. Habilidades em SEO

Sabemos que a base para gerar tráfego ao site é o bom uso de SEO.

Dados divulgados pelo site BrightEdge, mostram que a participação do tráfego orgânico aumentou em 53% nos sites.

Logo, é preciso que os profissionais de marketing mantenham os conteúdos otimizados para um bom SEO.

Afinal, marketing de conteúdo e SEO estão interligados e devem andar lado a lado.

  • Faça pesquisas sobre a palavras-chave;
  • Use a palavra-chave de forma estratégica em seus conteúdos;
  • Realize o SEO nas páginas;
  • Use o atributo alt nas imagens;
  • Entre outros.

Com um bom SEO, os seus conteúdos serão melhor ranqueados pelo Google.

7. Habilidades para a promoção de conteúdo

Poucos profissionais dão atenção à divulgação dos conteúdos.

Contudo, não adianta termos um ótimo conteúdo em mãos e poucos terem conhecimento que ele exista.

Portanto, trabalhe a divulgação do mesmo em suas redes sociais, comunidades e e-mail.

Ao fazer isso, você consegue aumentar não só o tráfego para o seu conteúdo, mas também o alcance.

8. Habilidades para análise de dados

Hoje em dia, é quase impossível falar em estratégias sem analisar números.

É através deles, que conseguimos avaliar a eficácia dos nossos esforços dentro do marketing de conteúdo. 

Entretanto, é preciso que os profissionais saibam os números que precisam ser analisados.

Ou seja, é preciso que esses profissionais entendam os principais indicadores de desempenho (KPIs), e saiba como rastrear cada um deles.

Logo, o Google Analytics pode ajudar nesse processo, além de fornecer insights sobre o comportamento do seu público.

9. Habilidades técnicas

Chegamos na era da tecnologia, logo, algumas habilidades técnicas se fazem necessárias.

Afinal, algumas ferramentas são importantes na criação e divulgação dos conteúdos de forma eficaz.

Por exemplo, o WordPress para gerenciamento dos conteúdos e o Google Analytics para análise e captura de insights.

Portanto, é essencial capacitar os profissionais de marketing de conteúdo,para que esses consigam extrair dados que sejam relevantes na criação das estratégias. 

Por fim, para que as metas sejam alcançadas, é preciso investir em capacitação profissional.

Assim, você profissional de marketing estará preparado para as habilidades requisitadas em 2022.

Calendário 360 Ideias para se Inspirar

Calendário 360 Ideias para se Inspirar

Já imaginou ter um calendário com 360 ideias para se inspirar durante o ano todo?

Afinal, quem nunca teve um bloqueio criativo na hora de criar o seu conteúdo e desenvolver um calendário editorial?

São tantas ideias, referências, conteúdos disponíveis, mas….

Às vezes, podemos nos deparar com esse bloqueio e ter a ideia de que não temos nada para compartilhar com a nossa audiência.

Normal, nós já passamos por isso e sabemos que nem todos os dias estamos inspirados e atentos para captar esses insights e aplicar de forma estratégica em nossas redes sociais.

E pensando nisso, por entender a dificuldade que muitos enfrentam, principalmente quando estão começando, criamos o “Calendário 360 Ideias para se Inspirar”.

Nele você vai encontrar diversas dicas para Educar, Entreter e Inspirar a sua audiência de forma consistente.

Afinal, desenvolver conteúdos sem estratégia, consistência e que não entregam valor ao seu público, é um dos principais erros cometidos por muitos de nós.

Portanto, a metodologia desenvolvida foi pensada para te ajudar a desbloquear o seu processo criativo.

O que é o calendário?

  • Atemporal: Você poderá utilizar o nosso calendário em qualquer época do ano
  • Adaptável: Todas as ideias de conteúdo são adaptáveis para qualquer nicho, e nós vamos ensinar como você pode fazer isso.  
  • Estratégico: Você será capaz de aumentar a sua autoridade através do conteúdo de valor.

O que você vai ganhar ao adquirir o calendário?

Você garante acesso exclusivo a 7 vídeo aulas onde vamos te ensinar:

  • A organizar o seu perfil de forma estratégica
  • Mostrar como o Marketing de Conteúdo pode te ajudar 
  • Quais os tipos de conteúdo você pode usar nas suas estratégias 
  • A criar a sua linha editorial
  • A ter maior clareza na sua oferta
  • A definir a sua persona 
  • A criar hashtags (#) estratégicas 
  • Avaliar os seus resultados 
  • Definir suas metas no Instagram

E não para por aí, você leva junto:

  • Um calendário com todas as datas comemorativas
  • 30 ideais de conteúdo para o seus stories
  • 30 modelos para serem usados na caixinha de perguntas e enquetes 

Isso mesmo, você não leu errado, adquirindo o Calendário 360 Ideias para se Inspirar, você será beneficiado com todos esses materiais bônus.

Então, não perca essa oportunidade exclusiva, o calendário é 100% online e você terá acesso a ele quando e onde quiser.

Confira agora mesmo!

Inspire Academy – Uma Nova Escola para uma Nova Realidade

IMG - Inspire Academy

Você já deve ter visto que a Inspire Digital agora é Inspire Academy!!!

O que você ainda não deve saber, é o porquê da mudança, e hoje vamos falar dela para vocês.

Em 2015 quando a Inspire foi criada, o foco principal era a consultoria de Marketing Digital, visando atender as pequenas e médias empresas.

Durante os 6 anos de consultoria, trabalhamos com empresas que se tornaram verdadeiros parceiros e essenciais nesse processo de transição.

Em 2020, com todas as mudanças impostas pela pandemia, muitas empresas se viram obrigadas a encerrar as suas atividades e “abandonar” alguns planos.

Logo, o marketing digital sofreu um impacto positivo, o que nos motivou a investir ainda mais na empresa. 

Sendo assim, em dezembro de 2020 e começo de março 2021, conseguimos formar uma equipe alinhada aos novos propósitos.

Bem como, iniciar o processo de transformação e criar a Inspire Academy!

Aprender é a nossa paixão, e poder ensinar é extremamente gratificante.

Vamos abandonar a consultoria?

Não, vamos trazer um novo formato de consultoria em 2022, visando ajudar os nossos clientes a otimizarem os seus resultados.

Por fim, deixamos aqui o nosso convite para que você nos acompanhe, e venha aprender tudo sobre Marketing Digital de forma simples, prática e sem enrolação.

Existe um jeito melhor de aprender e a gente sabe qual é.

Entre e sinta-se em casa! 

E se você quer aprender mais sobre Marketing Digital, assine a nossa newsletter e receba muitos conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail.

Tendências do Marketing Digital para 2022 – A sua empresa está preparada?

Tendências do marketing digital para 2022

Você sabe quais são as tendências do marketing digital para 2022?

Já não é novidade, que o Marketing Digital tem um enorme impacto nas empresas.

Logo, estar por dentro das principais tendências do marketing digital para 2022 , é essencial para criar estratégias de comunicação eficazes.

Além disso, com a Covid-19, podemos notar uma mudança relevante no comportamento dos consumidores e na forma como esses se relacionam.

Com isso, as ações de marketing precisam se adequar ao “novo” consumidor.

Precisamos nos antecipar ao que está por vir, para assim, criarmos conteúdos que sejam relevantes para o nosso público.

Portanto, listamos 4 das principais tendências do marketing digital para 2022:

Inteligência Artificial

Sem dúvida, ela ganha cada vez mais espaço no meio digital, podemos observar isso através do Analytics e do Big Data.

Ou seja, tais ferramentas usam da inteligência artificial para captar informações sobre o comportamento dos consumidores e assim, direcioná-los aos melhores conteúdos.

Assim como, o Call Tracking e o Speech Analytics, que trazem de forma detalhada as necessidades dos consumidores por meio da análise de voz.

Logo, a inteligência artificial é uma das principais tendências do marketing digital para 2022.

Afinal, ela permite ampliar a capacidade das empresas em compreender e se conectar melhor com o seu público.

Estratégia Omnichannel

Muitas empresas acabaram por encerrar as suas atividades no ambiente físico, e começaram o seu negócio no ambiente online.

Contudo, devemos ressaltar que as empresas precisam estar onde os seus consumidores estão, seja no ambiente físico ou no ambiente digital.

Ou seja, combinando as características de cada um dos canais, com o objetivo de construir uma experiência única para o seu consumidor.

Entretanto, as estratégias devem ser diferentes, já que cada canal tem a sua particularidade e um público específico.

Marketing interativo

Sabemos que um site bem desenvolvido e responsivo, é essencial. Entretanto, com a pandemia isso se intensificou.

Logo, é preciso que as empresas criem novas experiências para os consumidores, diferente das já existentes no mercado.

Desenvolva conteúdos capazes de conectar os seus consumidores com a sua marca de forma interativa, de modo a despertar o interesse e o seu engajamento.

Afinal, a ideia do marketing interativo é encorajar os consumidores a interagirem com o seu negócio, a ponto de guiá-los em todas as fases do funil de vendas.

Responsabilidade social

Esse assunto tem sido cobrado cada vez mais pelos consumidores, ou seja, esses esperam que as empresas pensem no bem-estar de todos ao seu redor.

Querem que estas se comprometam não só com o seu lucro, mas com as pessoas e o planeta. 

Logo, é comum consumidores “descartarem” uma empresa por ela não prezar pela sustentabilidade e diversidade.

Portanto, ações que ressaltem o compromisso social das empresas, estarão em alta em 2022.

A sua empresa está preparada para 2022?

Inspire Academy lança seu novo E-book: Do Zero aos 250 Leads.

guia-pratico-do-zero-aos-250-leads

Chegou o e-book “Do Zero aos 250 leads!”, um guia prático e completo para ajudar a melhorar os seus resultados.

Sim, você precisa investir em e-mail Marketing, afinal, nada como um terreno próprio!

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar que as redes sociais são como um “terreno alugado”.

Ou seja, são canais digitais “emprestados” para que possamos usar as nossas estratégias e nos comunicarmos com a nossa base de contatos.

Recentemente, o Mlabs e o Facebook, acabaram por bloquear diversas contas, o que impactou diretamente nos anúncios e campanhas que essas haviam programado.

Logo, imagine só, se de um dia para o outro, os donos dessas redes resolvem simplesmente tirá-las do ar!!

Sim, isso pode ocorrer, por que não?

Sem falar, que não só o Facebook, mas outras redes sociais passam a dificultar cada vez mais o alcance orgânico.

Segundo uma pesquisa feita pelo site Statista, aponta que até 2025, o uso do e-mail deva crescer chegando a 4,6 bilhões de usuários.

Ou seja, o e-mail marketing é o canal mais eficiente para que a sua empresa consiga construir uma base engajada.

Logo, é possível trabalhar em todas as etapas do funil de vendas, e assim, garantir resultados sem muitas dificuldades.

Bem como, trabalhar o conteúdo certo e mais direcionado, ou seja, relevante e que agregue valor à sua base de contatos.

Quais as vantagens do e-mail marketing no seu negócio?

  • Maior taxa de engajamento com a segmentação do e-mail marketing
  • Retorno mais alto e rápido comparado aos outros canais
  • Custo de investimento baixo
  • Maior alcance por meio de uma única ação.

O que você vai aprender?

  • A Criar uma conta no RD Station Marketing Light
  • Criar uma landing page no RD Station Marketing Light
  • Criar um pop-ups no RD Station Marketing Light
  • Registrar um domínio
  • Criar um e-mail profissional (@seudominio)
  • Criar Landing pages que convertem
  • E conhecer os tipos de formulários para captura de leads

A quem se destina esse guia?

  • Para quem quer ter uma lista de no mínimo 250 leads
  • Para quem quer aprender como transformar leads em clientes
  • Para quem quer aumentar a visibilidade do seu negócio online
  • Para quem quer automatizar a captação de leads
  • Para quem quer aumentar os seus resultados

O que você vai aprender?

  • Uma metodologia comprovada para atrair mais leads
  • Como aumentar sua base de forma simples
  • Escalar seus resultados usando e-mail
  • Divulgar o material em outros canais

Você está a um passo do material mais completo do mercado, por um preço incrível.

A partir de agora, você começa a sua jornada pelo universo do e-mail marketing.

Garanta agora mesmo o seu e-book e ganhe um bônus exclusivo para ajudar a otimizar os seus resultados.

Certificado SSL: Como ter um site seguro e evitar penalizações do Google

IMG1: CERTIFICADO SSL

O Certificado SSL, é responsável por garantir uma maior segurança nas informações trocadas entre os usuários e os servidores de hospedagem de um site.

Além disso, ele serve como prova de que um site é confiável e autêntico, ajudando a melhorar o posicionamento do mesmo nos mecanismos de busca.

Lembrando que, a segurança oferecida pelos sites, é primordial para a avaliação do Google.

Desde 2015, os endereços que não possuem esse certificado já são penalizados nos resultados das pesquisas no buscador do Google. 

Ou seja, o Google Chrome já mostra um aviso em verde com a palavra “Seguro” antes do endereço de páginas que possuem o certificado SSL.

Do mesmo modo, a empresa passará a exibir um aviso semelhante informando aos visitantes das páginas HTTP que o site não é seguro. 

Você consegue imaginar a repercussão negativa que esse tipo de aviso pode ter nas visitas, conversões e vendas de um site? 

Por isso, páginas que ainda não possuem o HTTPS devem se apressar e corrigir essa situação para evitar problemas em um futuro muito próximo.

Neste artigo vamos mostrar:

  • O que é o Certificado SSL
  • Vantagens de ter um site HTTPS
  • Tipos de certificado SSL
  • Como instalar um certificado SSL em seu site

O que é o Certificado SSL?

IMG2: O QUE É CERTIFICADO SSL

O SSL (Secure Sockets Layer), é um protocolo de segurança que permite criptografar e proteger a comunicação entre seu site e o navegador de seus visitantes. 

Esses certificados são instalados no servidor web das páginas para prevenir que hackers leiam ou roubem informações de seus visitantes.

Essas informações podem ser: números de cartões de crédito, nome de usuários, senhas e dados pessoais em geral.

Conforme falado anteriormente, para identificar um site com o certificado SSL você deve observar a barra de endereço de seu navegador. 

Normalmente, há um cadeado perto da URL indicando que o site é seguro. 

Outra maneira é checando se a URL começa com HTTP ou HTTPS. Esse “s” a mais significa “secure” e identifica um site com certificado SSL.

Vantagens de ter um site HTTPS

IMG3: VANTAGENS CERTIFICADO SSL

Segurança

Por serem criptografados, sites HTTPS bloqueiam ataques de phishing (quando hackers tentam se passar por sua empresa).

Em outras palavras, evitam que pessoas mal-intencionadas captem dados confidenciais de seus clientes, leads e visitantes.

Confiança

Um site HTTPS mostra aos seus visitantes que você se preocupa com a segurança dos dados que eles te fornecem.

Em contrapartida, você decidiu realizar uma ação efetiva para tornar o seu site ainda mais seguro para esses usuários.

Isso gera um sentimento de confiança e credibilidade entre a sua empresa e o público.

SEO

O algoritmo do Google utiliza como critério de desempate em seu ranking a segurança dos sites. 

Ou seja, um site HTTPS irá ter vantagens no SEO em relação a sites HTTP. 

Por isso, caso sua empresa realize ações de Inbound Marketing e SEO para melhorar seus resultados, utilizar um certificado SSL é indispensável.

Tipos de Certificado SSL

IMG4: TIPOS DE CERTIFICADO SSL

Existem seis tipos principais de certificados SSL, sendo eles divididos em duas categorias:

  • Nível de Validação;
  • Quantidade de Domínios. 

Entenda a diferença entre cada um deles.

Nível de Validação

Serve para confirmar a identidade da empresa que receberá o certificado.

Existem três tipos de certificados de nível de validação.

  1. Validação do domínio: Este é um dos tipos de certificados SSL mais conhecidos. Ele valida o nível de confiança do domínio. Oferece segurança básica, seu custo é acessível e pode ser emitido rapidamente.
  2. Validação da organização: Esse certificado valida seu domínio e verifica as informações de sua organização. É uma forma de certificar a segurança de seu site e a existência e idoneidade de sua empresa. Tem um nível de segurança considerado intermediário. Esse certificado é indicado para sites de empresas de médio porte e pode levar alguns dias para ser obtido.
  3. Validação estendida: Esse certificado requer que as empresas forneçam ainda mais informações e documentos para validar sua existência e idoneidade. Ele pode ser identificado na barra de endereço do navegador, onde aparecerá o nome da empresa em verde ao lado do cadeado próximo à URL. Essa opção é recomendada para grandes empresas e pode levar semanas e meses para ser obtida.

Quantidade de Domínios

Além do nível de validação, antes de adquirir um certificado SSL você precisa analisar como está organizado seu site.

Ou seja, em um único domínio ou mais, e se tem mais de um subdomínio. Para esses três tipos de situação, você irá encontrar três tipos de certificado:

  1. Certificado SSL simples: Esse tipo de certificado pode ser instalado em apenas um domínio. Para utilizá-lo em outro endereço ou subdomínio é preciso adquirir outra licença.
  2. Certificado wildcard (ou curinga): Os certificados SSL wildcard protegem todos os subdomínios de um único domínio.
  3. Certificados SSL de múltiplos domínios: Para proteger mais de um domínio, é preciso de um certificado multidomínio, que oferece segurança para diferentes domínios de sua empresa usando a extensão SAN.

Como instalar um certificado SSL em seu site?

IMG5: COMO INSTALAR O CERTIFICADO SSL

Primeiro você deve avaliar qual tipo de certificado SSL seu site irá precisar. 

Depois, entre em contato com seu serviço de hospedagem para verificar se ele oferece essa certificação ou se é compatível com o tipo de SSL que você deseja contratar. 

Em alguns planos de hospedagem o SSL é gratuito, enquanto em outros é preciso contratar à parte.

A principal vantagem de contratar essa certificação diretamente com a empresa que hospeda o seu site é que algumas empresas oferecem a instalação gratuita e realizam esse serviço para você. 

Quando você contrata de outra empresa, precisa realizar a instalação por sua conta.

No geral, os certificados SSL oferecidos pelas empresas de hospedagem são bons e servem para quase todos os sites. 

Entretanto, para sites de e-commerce ou cursos EAD que precisam de mais segurança do que sites simples e blogs, por exemplo, o ideal é contratar a certificação por meio de empresas especializadas.

Essas garantem a segurança dos dados de seus clientes para os casos específicos.

Conclusão

Vale ressaltar, que não é só uma questão de segurança visando a experiência dos usuários, mas também uma forma de melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo.

Com isso, aumenta a credibilidade da sua marca, gera confiança aos usuários e garante a proteção de todos os dados que são colhidos em uma página.

Tudo isso alinhado a uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo, contribui para que a sua página seja encontrada de forma mais fácil pelo seu público-alvo.

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Inspire Digital de cara nova: entenda como queremos transformar o seu negócio

Novo site da Inspire
novo site inspire digital marketing


No aniversário de 5 anos da Inspire Digital, trazemos um novo site: mais moderno, simples e fluido, sempre pensando em aprimorar cada vez mais a experiência dos nossos usuários!

Os cinco anos de história da Inspire Digital são norteados por uma palavra com um potencial muito mais amplo do que se pode imaginar: empatia. Estamos de cara nova e nada mais justo do que comemorar nosso aniversário dividindo o que nos trouxe até aqui, o que nos move e onde queremos chegar junto com vocês.

Muito mais do que trazer resultados pontuais ou apenas traduzidos em números, nossa proposta de valor está focada na humanização dos processos e na abertura de mindset de nossos clientes e parceiros para novas perspectivas. A dedicação que empenhamos em nossas estratégias é a mesma que aplicamos para atender nossos clientes – e é exatamente esse viés de empatia e entrega que procuramos levar para o mindset de quem atendemos. Crescimento é uma palavra que abrange o significado quando ressoa entre muitas vozes, e por isso prezamos por um atendimento dedicado e realmente engajado na experiência de quem está do outro lado.

Nosso novo site traduz a nossa inspiração, nossa conduta e o quanto acreditamos naquilo que construímos em conjunto. “Agradeço diariamente pelo privilégio de trabalhar com o que amo e por sentir que existe um propósito claro naquilo que faço. Digo isso porque já me senti perdida e tive dúvidas se empreender era mesmo a melhor opção para mim. Pensei algumas vezes em voltar para o mundo corporativo porque a ‘conta não fechava’, mas, ao mesmo tempo, eu queria continuar essa jornada e recebi o apoio de muitas pessoas, e isso me fez persistir”, conta Raquel Bersano, publicitária, professora de marketing e negócios e fundadora da Inspire Digital.


Experiências que agregam não são esquecidas

Marianne Mata, Community Manager da Inspire, ressalta o quanto o aspecto visual do site foi elaborado em sintonia com a ideia de fluidez e facilidade na navegação – premissas que valorizamos sempre que experimentamos algum produto e serviço.

“O ponto principal na mudança em nosso site foi mostrar nossa real essência, nossa cara, a forma como trabalhamos, como nos comunicamos com nossos clientes no dia a dia, nossa autenticidade. Criamos um senso de familiaridade com quem irá acessar o site da Inspire Digital, algo que vai além da relação de ‘prestar um serviço’, mas de fato imergir no negócio de quem nos procura”.

A experiência do usuário do site foi pensada e desenvolvida pelo designer Bruno Gama, que se utilizou das ferramentas mais modernas disponíveis para construir uma experiência de usuário agradável, atual e intuitiva. “Usei o Elementor, uma das ferramentas mais poderosas na atualidade para criação de websites dentro do WordPress. O Elementor, aliado a boas práticas de experiência do usuário, usabilidade e design, pode criar websites rápidos, com recursos de ponta e navegação fluida visando sempre a facilidade no uso do site e recursos em poucos cliques”, explica.


Conhecimento e informação para cuidar de quem está conosco

Pensando no bem-estar e na evolução de nossos clientes, prospects e leads, elaboramos o novo site com um formato informativo, atual, relevante. Aqui, você encontra conteúdo atualizado sobre técnicas de marketing digital, cursos online, workshops, além de ter um entendimento mais amplo de nossa trajetória, nossos valores, nossos parceiros, clientes e um pouco mais sobre quem faz a Inspire.

Entendemos o dinamismo do nosso mercado e estamos em constante atualização, especialização, sempre em busca de informações e conhecimento de referências com credibilidade e respaldo no mercado de comunicação. Nos pautamos por informações com credibilidade, robustez, de olho nas tendências e estudos focados no mercado de comunicação, visando levar o que há de melhor e mais atual para nossos clientes e parceiros.


Como nasceu a Inspire Digital

O embrião da Inspire veio de vivência corporativa. Raquel Bersano, publicitária por formação e fundadora da empresa, vem de uma extensa experiência corporativa em companhias renomadas, como American Express e Bradesco. Passou por setores de vendas, produto e marketing e gerou resultados expressivos em trabalhos voltados para a Bolsa de Valores, HP, Médicos sem Fronteiras, entre outros. Para além da bagagem profissional, as experiências acumuladas motivavam cada vez mais o seu espírito empreendedor.

As dúvidas e o receio de empreender fizeram parte da jornada, como é comum acontecer com todos que tomam essa decisão, mas a determinação para crescer fazendo o que acredita e ajudar outros empreendedores nesse percurso, fizeram com que ela vencesse os obstáculos e abrisse as portas da Inspire Digital em 2015.

O dia a dia com clientes variados, desde pequenas empresas até grandes corporações, fez com que Raquel percebesse cada vez mais a necessidade de instigar a abertura de mindset em seus clientes. Mais do que uma escolha, a trajetória como consultora foi uma construção. “Você se torna consultor. Não acredito que você possa aprender isso em um curso, por exemplo. Você pode aprimorar o seu método de trabalho, conhecer novas ferramentas, trocar experiências. Mas ser consultor é muito mais que isso, sem repertório e sem experiência de vida e de mercado, fica muito difícil dar uma perspectiva diferente para o cliente”. 

Tem dúvidas do potencial que um projeto de comunicação estruturado e planejado com dedicação e experiência pode ter em sua empresa? Acompanhe nosso site e entenda como a realidade da sua empresa pode ser transformada para melhor!

Como reduzir os impactos do Coronavírus (COVID-19) na rotina das empresas

Coronavírus covid19

A pandemia do novo coronavírus transformou a rotina de todos nós e afetou diretamente pequenas e médias empresas. Saiba como agir neste momento de crise. 

As mudanças que estamos atravessando nas últimas semanas para tentar conter a pandemia do Coronavírus (Covid-19) vêm deixando a sociedade alarmada. Mas por mais que a perspectiva seja de dias difíceis pela frente, uma coisa é certa: deixar-se levar pelo pânico não vai salvar a sua empresa. Neste momento, por mais difícil que possa parecer, é preciso buscar equilíbrio e sangue frio para retomar o controle da situação. Em momentos emergenciais como este, a agilidade na tomada de algumas decisões é crucial para manter a saúde da sua empresa e atravessar a crise. E é exatamente sobre isso que vamos falar aqui. 


Home Office e produtividade

Para as empresas que já adotavam o home office em alguma medida, essa transição do escritório para casa provavelmente foi sentida com menos impacto. No entanto, se é a primeira vez que você testa esse modelo em sua empresa e você tem receio de que a equipe não se adapte, tenha calma. 

Momentos de crise pedem flexibilidade e mente aberta para buscar soluções. Essa é uma oportunidade de você trabalhar a capacidade de adaptação do seu negócio. Manter alguns hábitos na rotina podem ajudar a garantir a produtividade: tomar um banho logo cedo, trocar o pijama por uma roupa de dia a dia, fazer os intervalos para almoço e lanche nos mesmos horários que faz no escritório. Parece pouco, mas tudo isso ajuda. 

Aproveite as plataformas disponíveis para manter a sua equipe alinhada. A organização de tarefas fica mais fácil com o uso de ferramentas como o Trello e o Asana. Mantenha o ritmo de reuniões periódicas para ficar alinhado com sua equipe. Use ferramentas de videoconferência, como o Google Hangouts, Skype e Zoom. Para auxiliar com o planejamento neste momento de crise, o Facebook compartilhou um Guia de Resiliência para Pequenos Negócios e um Roteiro Rápido de Ações para Enfrentar o Covid-19


Entenda como conversar com o seu cliente neste momento

Assim como você está apreensivo com o Covid-19, o seu cliente certamente também está. Neste momento, toda atenção e cuidado são necessários. Ter uma boa estratégia de marketing digital é fundamental para se comunicar com seus clientes de forma clara, concisa, transparente e com o tom correto. Em tempos de dificuldade e crise, a comunicação via e-mails e redes sociais deve ser muito bem planejada e é essa nossa função. 

Na Inspire Digital, todos os planejamentos são feitos visando nutrir a base de prospects e clientes, estreitar o relacionamento com eles e ter empatia com suas necessidades. Tudo isso é fundamental para zelar pela imagem da sua marca. Afinal, passada toda a tormenta, as pessoas vão se lembrar de quem levou a elas confiança e credibilidade.


Os cuidados com o orçamento

Com certeza a reavaliação do orçamento foi a principal medida adotada por todas as empresas. O grande problema é que muitas decisões foram tomadas no calor do momento, motivadas pelo pânico gerado pela situação. Cortes massivos de funcionários e congelamentos repentinos podem parecer, em um primeiro momento, a única solução plausível, mas não é bem assim. Respire fundo e procure avaliar o impacto de suas decisões em um viés mais amplo do que o orçamento. 

Faça ajustes, movimente suas equipes, busque planos estratégicos, mas não tome decisões sem planejamento. Isso aumenta o risco de você ter um gargalo que pode inviabilizar sua operação. Nos últimos dias, o governo federal anunciou uma injeção de R$ 147 bilhões nos próximos meses para mitigar os efeitos da crise na economia. 

Bancos e fintechs também estão oferecendo linhas de crédito com taxas e prazos de pagamento mais flexíveis. Neste momento, avaliar a tomada de um empréstimo pode ser mais produtivo do que promover diversos cortes. 

Por fim, cuide bem da sua saúde e também das pessoas ao seu redor! Fique em casa, mantenha a limpeza do ambiente, lave as mãos com frequência e redobre os cuidados de isolamento se você estiver com suspeita de ter se contaminado pelo coronavírus e reforce os cuidados de saúde para sua equipe. Por fim, mantenha o pensamento de confiança, vamos atravessar este momento juntos! 

LGPD: entenda quais são os impactos para o seu negócio

LGPD: entenda quais são os impactos para o seu negócio

Em agosto de 2018, após oito anos de tramitação no Congresso, o Brasil sancionou a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que estabelece regras à iniciativa privada e ao poder público sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais. O objetivo dessa legislação, que entrará em vigor em fevereiro de 2020, é aumentar a proteção aos dados dos usuários.

A lei brasileira segue a linha da GDPR (General Data Protection Regulation), aprovada no ano passado na Europa e que alterou a política de dados de diversos serviços em todo o mundo, como Google e Facebook.

Mais quais são as principais mudanças apresentadas pela LGPD e quais os impactos dessa legislação para o mercado nacional? Confira os principais pontos neste artigo.

O que diz a LGPD?

A LGPD pretende garantir mais controle por parte dos cidadãos sobre suas informações pessoais. Para isso, ela exige que as empresas tenham o consentimento explícito do indivíduo para coleta e uso de seus dados. Os clientes deverão ser informados sobre quais dados pessoais serão recolhidos e qual a finalidade da atividade envolvendo os seus dados.

A lei obriga, ainda, que as empresas ofereçam opções para o usuário, a qualquer momento, visualizar, corrigir e excluir os dados fornecidos.

As empresas terão 18 meses para se adequarem. Em caso de descumprimento das determinações legais ou de vazamento de dados, a LGPD prevê multas de 2% do faturamento, podendo chegar até R$ 50 milhões.

Impactos da LGPD para o marketing digital

Apesar das grandes mudanças propostas pela LGPD, a nova dinâmica pode representar uma oportunidade para os profissionais de marketing, principalmente para aqueles alinhados com a metodologia do Inbound Marketing.

Empresas e profissionais que já trabalham com essa metodologia sempre buscaram oferecer conteúdos relevantes para o potencial cliente com o objetivo de atraí-lo e conquistar a permissão para se comunicar de forma espontânea. Sendo assim, pouca coisa deve mudar nas estratégias já utilizadas por esse grupo.

Porém, para aqueles que ainda não usavam essas estratégias, o momento é ideal para começar a investir nessa metodologia.

Com a nova lei, somente alguns detalhes e cuidados a mais precisarão ser observados.

1. O consentimento para uso de dados deverá ser explícito

Com a LGPD, as autorização para coletas e armazenamento de dados não poderão mais ser genéricas, com permissões automáticas ou caixas de seleção pré-marcadas.

A partir de fevereiro de 2020, os leads deverão de maneira ativa indicar que permitem sua empresa coletar seus dados. Como isso pode ser feito? Com caixas de seleção sem pré-marcação, onde fique claro que, ao selecionar a opção, a pessoa está ciente de que está fornecendo seus dados à empresa.

Outra opção é criar campos para o lead informar que tipos de conteúdo deseja receber de seu site. Essa estratégia é uma ótima forma de conseguir o consentimento explícito do cliente e ainda ter mais informações a respeito de seus interesses em relação a sua marca.

2. Listas de contatos já existentes precisarão ser reengajadas

Muito provavelmente sua empresa já possui uma lista de contatos para os quais você regularmente envia e-mails, certo? Com a LGPD, você precisará ter certeza de que todos os seus leads já existentes te deram permissão explícita para coletar e armazenar seus dados.

Como fazer isso? Primeiro, segmente aqueles que já forneceram autorização de acordo com a nova lei. Para os demais, será necessário realizar uma ação de reengajamento para que esses leads autorizem da forma correta o uso dos seus dados.

3. Maior rigidez nas ações de remarketing

Quando você pesquisa um produto em um site e, automaticamente, passa a ver anúncios desse produto em diversos outros lugares, como no Facebook, você está sendo atingido por uma ação de remarketing. Essa estratégia é muito utilizada por empresas de todos os segmentos. Mas, com as novas regras para proteção de dados, algumas coisas precisarão mudar.

Ao exibir anúncios para um usuário a partir do acesso dele a seu site, você está salvando cookies e enviando essas informações pessoais para outros lugares. Sendo assim, seu site será responsável por informar ao seu usuário que você está armazenando os cookies e como está fazendo o uso deles.

4. Permissão para uso do Pixel do Facebook

Se você utiliza o código de pixel do Facebook para rastrear o seu usuário em seu site, você também precisará conseguir o consentimento de seu visitante antes de permitir que o Faceebook acesse seus dados.

Como se preparar para a LGPD?

Para começar, busque uma análise e aconselhamento jurídico sobre os impactos da nova legislação na sua empresa. Depois de entender juridicamente o que você precisa fazer, crie estratégias junto com o time de TI para garantir que todos os pontos sensíveis sejam cobertos e estejam adequados à LGPD.

Após organizar a casa, elabore um programa de conscientização e educação de seus funcionários, para que todos entendam as novas regras e as respeitem.

E então, sua empresa está preparada para a LGPD? Um passo importante para evitar problemas futuros é manter-se sempre informado sobre as novidades do mundo digital. Para não perder nada do que publicamos por aqui, assine nossa Newsletter.

Conheça o WhatsApp Business, novo aplicativo para negócios

Conheça o WhatsApp Business

Chegou ao Brasil o WhatsApp Business, uma nova versão do famoso aplicativo de mensagens voltada para empresas de pequeno e médio porte. O objetivo da criação dessa nova ferramenta é facilitar e tornar mais segura a comunicação entre clientes e negócios, que há muito tempo já vinham utilizando o aplicativo para realizar contatos comerciais e para vendas.

Com o WhatsApp Business, as empresas podem criar um perfil comercial e preenchê-lo com informações como descrição do negócio, endereço físico, e-mail, site e horário de atendimento. Essas informações ficam disponíveis para os clientes, que poderão ter mais segurança de que estão conversando com um contato comercial de verdade pelo aplicativo.

O cadastro das empresas pode ser feito pelo número de celular que já utilizam ou, se preferirem, pelo telefone fixo. Com isso, evita-se misturar mensagens pessoais com contatos comerciais, tornando esse canal de comunicação mais profissional.

Confira, a seguir, alguns dos novos recursos criados para melhorar a conversa entre empresas e clientes e descubra como o WhatsApp Business pode ajudar no relacionamento com os seus clientes e prospects.

Novidades do aplicativo

A primeira novidade do WhatsApp Business é a possibilidade de enviar respostas rápidas padronizadas. Com ele, pode-se configurar atalhos como  “/obrigado” e criar um texto padrão de agradecimento que será exibido quando esse comando for usado. Poderão ser criadas quantas respostas rápidas forem necessárias.

Outra funcionalidade é a de mensagens automáticas, que são enviadas para saudar um cliente no primeiro contato ou informar a indisponibilidade de atendimento para um determinado horário, por exemplo. Também é possível agendar o dia e hora que uma mensagem será enviada.

O aplicativo permite, ainda, criar marcadores para identificar e organizar as mensagens por assuntos, como “pago”, “novo cliente”, “pagamento pendente” etc. Ao segmentar as conversas, é possível realizar ações direcionadas com mais facilidade.

Por último, a empresa terá acesso ao menu de estatísticas, com informações sobre a quantidade de mensagens enviadas, entregues, recebidas e lidas. Dessa forma será possível acompanhar o desempenho da comunicação nesse canal e verificar o que funciona ou não para o seu público.

Como o WhatsApp Business pode ajudar o seu negócio?

Muitas empresas já usam o WhatsApp como canal de comunicação com seus clientes. De acordo com matéria publicada na Exame, 87% das pequenas e médias empresas que usam o aplicativo acreditam que ele beneficia a comunicação com os consumidores e 81% acreditam que ele auxilia no crescimento de seus negócios.

Mas, como utilizar na prática o WhatsApp Business para se relacionar com seus clientes? Para começar, você pode programar mensagens para informar seus clientes sobre promoções, oferecer cupons de desconto ou apresentar novos produtos e serviços.

Pode, ainda, utilizar o aplicativo para informar o status de um pedido ou o link para rastreamento da entrega e, assim, manter o usuário atualizado sobre sua compra.

Também é possível enviar lembretes para a renovação de um contrato de prestação de serviço ou para a presença em um compromisso agendado, como uma consulta médica ou um evento.

O aplicativo é um ótimo canal para o atendimento ao cliente. Você pode responder dúvidas e reclamações de forma mais próxima e privada, evitando, assim, que seja feita divulgação negativa de sua empresa nas redes sociais.

Aproveitando a proximidade de relacionamento que esse canal de comunicação oferece, você também pode solicitar feedback de seus clientes. Peça para eles avaliarem seus produtos e serviços e até mesmo escreverem sua opinião sobre eles.

Seja para qual uso você deseje empregar o WahtsApp Business, lembre-se sempre de oferecer durante a conversa a opção de os clientes avisarem se não querem mais receber suas mensagem. Assim, você garante que está enviando mensagens apenas para quem autorizou recebê-las.

Se você já estiver utilizando o WhatsApp Business, conte nos comentários como está sendo a sua experiência! Gostou do conteúdo? Leia também: Aplicativos que uma empresa deve conhecer.

Case de Sucesso: Cão Cidadão & Inspire Digital

case de sucesso Cão Cidadão e Inspire Digital
CASE CÃO CIDADÃO

É com muito orgulho que compartilhamos o Case de Sucesso da Cão Cidadão.

O mesmo foi divulgado no blog do RD Station, plataforma de automação de marketing digital da Resultados Digitais, empresa parceira da Inspire Digital.

Ficamos muito felizes em contribuir e fazer parte do crescimento dos nossos clientes.

Com certeza esse resultado não teria sido alcançado sem a confiança e dedicação dos sócios e da equipe da Cão Cidadão, que nos consideram como parte do time.

Assim como, o apoio da Resultados Digitais, que tornou possível a execução do planejamento de Inbound Marketing.

Para ler o case completo aqui.

Entrevista para o caderno especial da Folha de S.Paulo

CÉREBRO NA EMPRESA

Fiquei muito feliz quando recebi o convite da Folha de S.Paulo para falar sobre como a especialização em Neurociência e Psicologia Aplicada me ajudou – e continua ajudando – na Inspire. 🙂

Empreender é bem mais difícil do que parece. No final de 2014, quando deixei meu último emprego, me deparei com uma situação que tem se tornado cada vez mais comum. O que fazer? Será que estou na profissão certa? Será que eu devo mudar de área? Eu realmente me senti perdida por alguns meses. Foi em um workshop que “redescobri” uma grande afinidade por outra área. Redescobri porque desde o vestibular já era a minha segunda opção de curso: Psicologia. Sou formada em Publicidade e Propaganda, e não tenho dúvidas de que acertei na escolha, mas o interesse pelo comportamento humano sempre existiu. Logo após o workshop comecei a pesquisar sobre como unir as duas áreas: marketing e psicologia. Dentre as inúmeras possibilidades, encontrei a neurociência.

Fiquei muito empolgada com o tema e decidi fazer a pós-graduação para me aprofundar no assunto. Quando iniciei o curso eu não sabia como “encaixar” esse conhecimento na minha carreira, mas isso nunca me preocupou. Eu estava disposta a aprender e foi uma experiência incrível.

Criei a Inspire logo após ingressar na pós-graduação, com o propósito de melhorar o relacionamento entre as pessoas através de soluções e estratégias de marketing digital. Consegui aplicar muito do que aprendi na empresa, tanto no contexto de marketing como no de administração.

Espero que você goste da entrevista! Ela também está disponível no site da Folha de S.Paulo.