O marketing digital é um dos segmentos mais dinâmicos da comunicação, em que, frequentemente, surgem novos métodos mais inovadores que ajudam as empresas a atingirem seus objetivos de maneira mais eficiente. Neste contexto, empresários que buscam encontrar o sucesso neste segmento precisam se manter atualizados sobre as mais recentes novidades na comunicação online.
O Inbound Marketing é uma das principais recentes tendências do marketing digital, e sabendo da sua importância para empresas de todos os mercados, nós preparamos este post para mostrar a você o que é Inbound Marketing e de que forma ele pode ser útil para o seu negócio. Confira!
O que é Inbound Marketing?
Inbound Marketing é uma metodologia inovadora de marketing digital que trabalha com a produção e com o compartilhamento de conteúdos relevantes e úteis para um grupo de pessoas específico. O objetivo com esta produção de conteúdo é que a marca consiga atrair a atenção destas pessoas, criando um relacionamento robusto entre ambas as partes.
Com este trabalho, a marca conquista credibilidade e confiança no mercado perante seu público-alvo, e, com isso, se transforma em uma referência naquele assunto. Dessa maneira, a proximidade entre as partes vai ficando então cada vez maior, assim como as chances de a empresa transformar estas pessoas em clientes da organização.
Como funciona o Inbound Marketing?
Apesar de ser uma metodologia relativamente nova, o Inbound Marketing já possui um processo testado e aprovado, que foi dividido em quatro etapas:
Atrair
Neste primeiro momento do processo de Inbound, o objetivo da empresa é atrair a atenção dos usuários, de maneira que eles visitem o site da organização.
Além do site como um todo, os posts de blog são ótimas ferramentas neste momento, já que, se tiverem o seu SEO bem trabalhado, a chance de garantirem um bom posicionamento nas buscas do Google é grande.
Converter
O segundo momento do processo é quando a empresa consegue converter os visitantes de seu site em leads para o seu negócio. Ou seja, eles fornecem alguns de seus dados — como nome, e-mail, telefone e empresa onde trabalham — em troca de um material de conteúdo produzido por sua equipe.
A partir daqui, a obrigação é nutrir a lead para que ela se torne um cliente efetivo.
Fechar
A terceira etapa do Inbound Marketing é quando a lead gerada se transforma efetivamente em um cliente para a empresa. O foco aqui deve ser de entender qual o objetivo da pessoa no contato com a empresa, de forma que ela possa ser qualificada e enviada ao departamento de vendas.
Neste contexto, a integração afinada entre vendas e marketing é fundamental para o sucesso da estratégia.
Encantar
Por fim, se engana quem pensa que o processo se encerra na venda para a lead. Um dos ativos de marketing mais eficazes para qualquer empresa são os seus clientes mais satisfeitos
Por este motivo que o processo continua depois da venda, com a dedicação em encantar o cliente para garantir que sua experiência com a empresa seja a mais satisfatória possível.
Por que sua empresa deve investir nesta estratégia?
Existem alguns bons motivos para a sua empresa investir em Inbound Marketing. Em primeiro lugar, sua empresa tem a grande chance de construir uma imagem de marca mais qualificada e relevante para o seu público-alvo.
Isso vai garantir, além do benefício intangível, uma geração de leads muito mais qualificada, já que com o conteúdo gerado você atinge apenas aquelas pessoas interessadas no que sua empresa tem a oferecer.
O resultado deste processo, no final do dia, é uma eficiência muito maior nas vendas — pois os vendedores só vão investir nas leads qualificadas para comprar — um custo de aquisição de clientes menor, e um retorno muito mais positivos sobre o valor investido no marketing. Ou seja, capacidade de fazer mais com menos investimento.
Agora que você já sabe o que é Inbound Marketing, compartilhe este post nas redes sociais, e ajude seus amigos a descobrirem também os benefícios desta metodologia para suas empresas!