Search Engine Optimization, ou SEO, é o conjunto de técnicas de otimização para páginas da web.
Ou seja, elas buscam alcançar bons ranqueamentos orgânicos, fazendo do seu site uma autoridade no assunto.
SEO é uma das principais estratégias de Marketing Digital e trabalha para que o seu domínio fique nas primeiras posições do Google.
Assim, garantindo maior fluxo de visitas, reconhecimento de marca e aumento das chances de conversões.
Para você ter uma ideia, os três primeiros links não-patrocinados do Google recebem cerca de 30% dos cliques totais!
Uma das grandes vantagens do SEO é a gratuidade, ou seja, você não precisa investir em mídia paga para o seu site aparecer.
Logo, basta ter uma boa estratégia e um time disposto a melhorar a experiência de busca e navegação dos usuários.
Entenda agora como funciona o SEO e a sua relação com o Google.
Como funciona o Google e o SEO?
O Google é o mecanismo de busca mais utilizado mundialmente, recebendo cerca de 92% das pesquisas.
Portanto, a cada busca o Google ranqueia os conteúdos de modo que, as respostas mais assertivas fiquem sempre nas primeiras posições das páginas.
Essas são chamadas de SERP (Search Engine Results Page).
Para ranquear essas páginas, o Google pontua muito mais do que a qualidade do conteúdo.
Em outras palavras, os sites têm que oferecer boa usabilidade, conquistar autoridade no mercado e ainda proporcionar uma boa leitura aos Googlebots.
Logo, o uso das palavras-chave é de extrema importância.
Afinal, através delas o Googlebot entende que o seu texto corresponde àquele tipo de pesquisa.
Imediatamente, ele inicia uma série de filtros que compõem o algoritmo de busca e ranqueamento.
Esse processo busca não só encontrar as respostas mais assertivas, como também elimina ou rebaixa páginas maliciosas e conteúdos de baixa qualidade.
O ranqueamento do Google acontece sempre que o usuário faz uma pesquisa.
Ou seja, ao digitar uma palavra-chave, o buscador vasculha seu índice em busca das páginas que melhor coincidam com o que foi digitado.
Logo, é nesse processo que se concentram os esforços do SEO.
Vale lembrar, que o trabalho de SEO não garante um resultado imediato como acontece nos links patrocinados.
Ou seja, no SEO o bom ranqueamento acontece de médio a longo prazo, mas tem um retorno sólido ao longo do tempo.
O que são palavras-chave?
As palavras-chave, são palavras ou termos digitados no campo de busca do navegador.
Sua finalidade é ativar a exibição das páginas indexadas que correspondem à melhor resposta.
Em outras palavras, elas são fundamentais para que o Googlebot encontre e ranqueie suas publicações.
Cada palavra-chave, diz respeito a um tipo de busca e diferentes tipos de interação do usuário.
- Busca navegacional: acontece quando o usuário já sabe qual domínio deseja visitar.
- Busca transacional: é a busca relacionada a efetivação de uma compra.
- Busca informacional: nessa pesquisa, o usuário deseja encontrar informações sobre algum produto, marca ou assunto.
- Busca local: como o nome sugere, é a pesquisa por locais em determinada região.
Vale lembrar, que o Google a cada dia tem se esforçado mais para entregar resultados específicos.
Logo, se você quiser utilizar essas e outras ferramentas a seu favor, conheça os principais tipos de palavras-chave.
Head tail
Mais abrangentes e genéricas, essas palavras-chave costumam ser utilizadas no início da jornada de compra.
Normalmente, possuem um volume de busca alto, mas com poucas chances de conversão.
Long Tail
Também chamados de cauda longa, são termos mais específicos que costumam ser utilizados no final da jornada de compra.
Ou seja, eles não possuem tanta competitividade, mas atraem visitantes com uma ideia mais madura de partir para a ação.
Por fim, para uma estratégia de SEO mais efetiva, busque trabalhar os dois tipos de palavras-chave em conjunto.
Como começar a estratégia SEO?
Listamos alguns pontos para você começar a colocar sua estratégia de SEO em prática.
Qual é o objetivo desta publicação?
Primeiramente, é preciso traçar qual será o objetivo da postagem ou melhoria de uma publicação já existente.
Ou seja, através da estratégia de SEO você pode:
- Aumentar o tráfego orgânico;
- Consolidar a autoridade da sua empresa;
- Reduzir o custo de aquisição do cliente.
Contudo, esses objetivos devem sempre caminhar juntos aos objetivos da sua marca.
Quais são os KPIs que irei utilizar?
As métricas para você saber se a publicação está tendo sucesso são várias.
Logo, com os KPIs definidos antes mesmo de a publicação ir ao ar, você pode mensurar os dados que desejar desde o princípio.
Quem é a persona?
Para quem a sua estratégia se destina?
Em outra palavras, defina a persona que você deseja tocar com esta publicação e tenha uma criação ainda mais eficiente.
Quais são as ferramentas de SEO que posso usar?
As ferramentas básicas de SEO são inúmeras e te ajudam desde o diagnóstico das páginas já existentes até o acompanhamento dos impactos de cada ação.
Logo, separamos duas delas para você conhecer.
Google Analytics
Como o nome sugere, o Google Analytics é uma ferramenta de análise de dados.
Ou seja, através dela você pode identificar quais são as páginas mais visitadas e com melhor desempenho.
Por fim, monitorar as conversões vindas da estratégia de SEO e ainda entender o engajamento do seu site.
Google Search Console
Já o Google Search Console é uma ferramenta que oferece relatórios para SEO e ainda facilita a comunicação entre seu site e o Google.
Dentre suas funções, o Google Search Console permite que você monitore a posição média das suas páginas (SERP).
Além disso, é possível observar problemas na indexação do Google e ainda identificar quais palavras-chave ativaram o seu site nos resultados de busca.
Palavras-chave: como pesquisar e trabalhar com elas?
Agora que você já viu o que são palavras-chave e como trabalhar com elas, confira quais são as ferramentas gratuitas que irão te ajudar a encontrá-las:
- Planejador de palavras-chave do Google Ads: A ferramenta verifica o número de buscas e custos por clique.
- Keyword Tool e Ubersuggest: As duas plataformas geram listas e te dão ideias de palavras-chave.
- Google Search Console: Verifique quais palavras já direcionam tráfego para o seu site e ainda aponta oportunidades.
- Google Trends: Aponta as tendências de busca pelos termos.
Também existem ferramentas pagas como:
- SEMrush;
- Ahrefs;
- Moz Keyword Explorer
São mais completas e possuem alguns recursos gratuitos.
Rastreamento, Indexação e Exibição de Resultados
Quando o assunto é SEO, rastreamento, indexação e exibição de resultados são os
principais processos de retorno de pesquisa.
- Rastreamento: nome do processo em que o Googlebot identifica, através dos algoritmos, novas páginas e links com alterações para enviar ao buscador.
- Indexação: é o processamento de cada página pelo “robô do Google”, que obtém informações como conteúdo e outras otimizações On Page.
- Exibição: após o processo de consulta, o Google sugere sua página após ela passar por mais de 200 fatores de ranqueamento.
Fatores de ranqueamento para chegar no topo do Google
Como você acabou de ver, são vários os fatores de ranqueamento para colocar as suas páginas no topo do Google.
O que você precisa saber, é que eles estão divididos em duas categorias:
- SEO On Page
- SEO Off Page
Portanto, devem ser trabalhados igualmente para que você tenha sucesso em suas publicações.
Saiba um pouco mais sobre eles.
SEO On Page
SEO On Page é o conjunto de otimizações de conteúdo e estratégias utilizadas dentro de um site.
Ou seja, essas estratégias de SEO ajudam o buscador a perceber que você está oferecendo uma experiência relevante e organizada para o usuário.
Bem como, indexando corretamente a página.
Veja alguns exemplos de SEO On Page.
Títulos e subtítulos
Os títulos e subtítulos focados em SEO devem ser claros, conter as palavras-chave e ainda obedecer a hierarquia h1, h2 e h3 (headers 1, 2 e 3).
Logo, isso contribui para que os bots percebam a ordem de relevância das informações, além de valorizar a organização do conteúdo.
Meta Description
Também conhecida como meta descrição, é o resumo do conteúdo de cada link dentro do site.
Esse texto aparecerá na página de busca e não deve ter mais do que 160 caracteres.
Alt text: descrição das imagens
Alt text é o texto de descrição que geralmente aparece quando você repousa o mouse sobre uma imagem.
Criado em função da acessibilidade, ele também é escaneável pelo bot dos mecanismos de pesquisa e pode ajudar na busca por um melhor ranqueamento.
Na hora de escrevê-lo, seja claro, relevante e único. Utilize as palavras-chave, mas com cuidado: elas devem aparecer apenas quando de fato fizerem sentido.
SEO Off Page
O SEO Off Page, por sua vez, busca elevar o grau de autoridade de um domínio.
Ele é composto por elementos que conectam seu site a outras páginas, e têm o foco na aquisição de backlinks.
Ou seja, quanto mais os outros sites enviam visitantes para as suas páginas, melhor o seu domínio é classificado.
Conheça algumas otimizações Off Page:
● Diversidade de backlinks;
● Menções à sua marca;
● Backlinks vindos de contextos diferentes.
É importante ressaltar, que o ranqueamento dos sites que enviam usuários para o seu domínio também importa.
Logo, quanto melhor eles forem, mais credibilidade o seu site também terá.
Benefícios para o seu negócio
A grande vantagem de trabalhar com estratégias SEO é que elas dispensam o investimento em mídia.
Ou seja, geram um alto Retorno sobre o Investimento (ROI).
Além disso, a necessidade de postagens atualizadas e de qualidade garante que a sua empresa mostre ao público que está antenada com as novidades do dia a dia.
Como resultado, dando a ela uma imagem de autoridade.
Conclusão
SEO é uma estratégia de marketing orgânico que busca alavancar o ranqueamento dos sites, fazendo deles verdadeiras autoridades dentro do Google.
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