Antigamente, criar um site corporativo era tudo que as empresas queriam. Hoje, muitas acreditam que o blog é uma fórmula mágica para aumentar as vendas, mas o conceito de Inbound Marketing mostra que isso não é bem assim. Confira os principais erros que as empresas cometem ao tentar gerar leads na internet:
Não definir uma persona
Sabe aquele seu amigo que te conhece bem? Ele sempre dá boas dicas de filmes, restaurantes e até mesmo de como resolver algum tipo de problema, certo?
Definir uma persona serve justamente para isso: personalizar o conteúdo de um modo que você sinta que ele não foi feito por uma empresa que quer vender um produto ou serviço, e sim por alguém que está lhe dando uma dica de valor.
Sem a criação de uma persona você corre um alto risco de usar um vocabulário impessoal, ou seja, menos propenso a estabelecer uma conexão com o público, além de coisas mais graves, como apresentar a solução para um problema que a audiência não possui.
Pensar no Inbound Marketing como algo imediato
Se você paga por um anúncio, ele aparece quase que instantaneamente na plataforma desejada, como o Facebook. Porém, um post que você acabou de publicar no blog não aparecerá automaticamente na primeira página do Google.
Os conteúdos da sua estratégia de Inbound Marketing vão demorar um pouquinho para ranquear, mas isso não é tudo. É preciso de tempo para analisar como o público se comportou com cada um dos conteúdos, quantos e quais e-mails foram abertos, entre muitos outros detalhes que devem ser levados em conta para uma melhora constante na sua estratégia.
Quem não entende isso acaba desistindo no meio do caminho e coloca todo o esforço na hora de gerar leads a perder. Inbound Marketing não é imediato, mas vale muito a pena.
Divulgar e criar promoções em excesso
Há dois erros que você pode cometer aqui: frequência e tipo de conteúdo. É claro que todo mundo gosta de ganhar 15% de desconto, mas já parou para pensar em quantas propagandas e e-mails com ofertas recebemos todos os dias?
O Inbound Marketing é diferente desse tipo de estratégia: por ser menos invasivo, ele possibilita que o cliente vá até a empresa quando precisa de ajuda ou informação online. Em outras palavras, sua empresa deixa de abordar o cliente quando ele não tem interesse para se disponibilizar a ajudá-lo quando ele realmente precisa.
O E-mail Marketing e os anúncios online devem ser esquecidos? Não, mas eles precisam trabalhar em conjunto com o Inbound e em uma frequência que não seja desagradável para o público, que deve ser descoberta por meio de testes e pesquisas.
Ignorar o funil de vendas
Iniciantes e empresas que usam e abusam de e-mails e anúncios podem cometer um erro em comum: focar apenas em conteúdos de venda.
Uma academia, por exemplo, faz isso ao promover apenas anúncios e e-mails com preços promocionais de matrícula e vantagens da própria academia — ou seja, algo atrativo para quem já está com a ideia de entrar em uma academia.
O Inbound Marketing, no entanto, é mais metódico. Ele segue um conceito chamado funil de vendas, que representa o estágio de interesse do público em um produto ou serviço. Pessoas que pesquisam sobre alimentação saudável, emagrecimento e musculação estariam no radar do Inbound Marketing, podendo se interessar por conteúdos produzidos pela academia e sendo, posteriormente, conduzidas para uma oferta.
Se suas campanhas não levam em consideração o funil de vendas, pode ter certeza que a sua empresa está deixando de gerar leads qualificados.
Achar que automação resolve tudo
Não adianta configurar uma ferramenta e achar que ela fará todo o trabalho para sempre. Estratégias sempre podem ser melhoradas, então analise todos os dados coletados durante uma campanha — como horários de postagem, tags, interação e o que mais for interessante para a sua ação — e faça as modificações necessárias para obter os melhores resultados.
E aí, ficou claro o que não se deve fazer em uma estratégia de Inbound Marketing? Quer mais exemplos de como criar estratégias eficazes e gerar leads? Confira agora neste ebook gratuito.