Phygital – Integração entre o mundo online e o mundo offlineTempo de leitura: 11 min

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IMG1: PHYGITAL

Você já ouviu falar em Phygital?

Apesar de não ser um assunto novo, algumas empresas ainda não conhecem esse conceito.

Mas, com os avanços na transformação digital muitas já estão olhando com mais atenção para ele.

Logo, todo negócio quando pensa em consumidor, precisa estar atento a esse conceito e investir em estratégias visando uma melhor experiência para o seu público.

Lembrando que, a experiência do consumidor deve ser levada em consideração independente do canal, seja ele físico ou digital. 

Afinal, sabemos que a tecnologia tem mudado muito a forma como nos comunicamos e nos relacionamos, e o meio digital traz novas demandas.

Precisamos mudar de forma rápida, afinal, essa constante transformação representa uma ruptura nos atuais modelos.

Neste artigo, vou vai encontrar:

  • O que é o Phygital
  • Quem são os consumidores Phygital
  • As tecnologias para a experiência Phygital
  • O impacto na jornada e na experiência do consumidor
  • Como aplicar o phygital na sua empresa

O que é Phygital?

Phygital significa a integração entre o mundo online e o offline.

Ou seja, o mundo físico com o mundo digital, visando uma melhor experiência para o consumidor e maior engajamento.

Na década de 90, muitos acreditavam que um dia o mundo seria 100% digital, e que todas as nossas tarefas seriam realizadas no meio online.

Então, em 2007 nos EUA, Steve Jobs apresentou ao mundo o iPhone.

Enfim, tínhamos todos os dados que queríamos à nossa disposição, e tudo de forma organizada.

Com isso, o mundo físico passou a não ser o suficiente, e a partir daí surgiu um abismo entre todas as facilidades oferecidas no meio digital para o mundo físico.

O que antes era apenas um ambiente para buscas, se tornou um terreno fértil para novos modelos de negócios.

Logo, começaram a surgir as propagandas e o comércio online, o qual teve um aumento de 40% em março, registrando 1,66 bilhões de acessos. Confira os dados.

Vale ressaltar que muitas empresas já nasceram no meio digital, como a Sallve, por exemplo.

A empresa de cosméticos fundada pela blogueira Julia Petit, Márcia Netto e Daniel Wjuniski, é a primeira empresa DNVB (Marcas Digitais Nativas Verticais).

Ou seja, nascida no meio digital e uma das mais populares nas redes sociais.

Em contrapartida, temos as empresas mais tradicionais, que iniciaram suas atividades no meio físico e com o tempo foram migrando para o meio digital. 

Tudo isso, alinhado a uma boa estratégia de branding e marketing digital.

Para muitos especialistas, o phygital é o presente e o futuro da experiência do consumidor.

Empresas precisam estudar meios de integrar o online com o offline, de modo a estar presente onde e quando o consumidor precisar.

Além disso, é preciso mudar o seu mindset de forma rápida e efetiva.

Consumidor Phygital

Segundo dados apresentados pelo índice MCC-ENET, no primeiro trimestre de 2021, a quantidade de consumidores do e-commerce já era de 17,20%.

Sendo que no mesmo período em 2020 era de 12,3%.

Por conta do coronavírus, muitas pessoas acabaram aderindo ao home office, o que equivale a quase 60% da população.

Segundo uma pesquisa realizada pela Hibou, empresa de monitoramento de mercado e consumo.

Com isso, muitas pessoas passaram a usar com mais frequência os meios digitais, bem como, conhecer mais as características dele.

Como por exemplo, a variedade de produtos e ganho de tempo.

Logo, os consumidores passaram a esperar o mesmo das lojas físicas, ou seja, todos os ganhos positivos trazidos pelo meio digital acabaram ultrapassando o varejo físico.

Assim, as empresas de todos os segmentos, viram a necessidade do look and feel somado à conveniência digital.

IMG2: PHYGITAL

O consumidor phygital, já alcançou um estágio de maturidade onde ele entende que ambos os mundos não são mais distintos.

Esse busca uma melhor experiência e o que proporciona um maior ganho para ele.

Características do consumidor Phygital

  • Exigente: ele costuma comparar a sua jornada de compra nos diferentes segmentos do mercado, e espera que todos sejam iguais, sem barreiras e simples.
  • Desconfiado: Está sempre atento aos acordos e propostas que são feitas para ele.
  • Consistente: Costuma pesquisar o que deseja em diversos meios e espera que todos apresentem as mesmas condições e até a mesma linguagem.
  • Sempre informado: Prioriza informações rápidas e está sempre atento aos sites que garantem maiores benefícios. 
  • Infiel: Por ter diversas opções no meio digital, costuma trocar de marca com mais frequência e busca sempre conhecer algo novo.

O consumidor phygital, já tem conhecimento das infinitas possibilidades disponíveis no meio digital.

Ele busca sempre comparar preços e opções de forma simples e rápida. 

Para isso, ele quer transitar do meio digital para o físico sem encontrar nenhuma dificuldade, seja dentro da loja ou na casa dele.

Portanto, cabe às empresas entenderem qual o melhor caminho a seguir para conseguirem realizar a integração dos canais.

Sempre com o objetivo de aperfeiçoar a experiência do consumidor.

Ou seja, não pode haver barreiras na comunicação, é preciso combinar a inteligência artificial com os dados.

Para assim entender as expectativas do consumidor e sanar todas possíveis.

Ao contrário do que alguns podem pensar, não é criar estratégias para que esse consumidor esteja no centro.

Mas sim, estar presente e fornecer a ele a liberdade de escolher o que for melhor.

Esses esperam por uma melhor experiência, conteúdos em redes sociais que sejam relevantes, um ótimo atendimento, entre outros. 

Por isso, conhecer quem são os seus consumidores e o que eles esperam, é de extrema importância.

Afinal, não temos como criar estratégias de marketing sem conhecer o nosso público alvo. 

Tecnologia Phygital

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Não temos como falar da integração do meio digital com o físico, sem falar em tecnologia, não é mesmo?

Afinal, ela é primordial para que os consumidores consigam usufruir ao máximo dos benefícios que podem ser oferecidos.

Logo, é preciso obter conhecimentos multidisciplinares no que tange à tecnologia.

Conheça algumas tecnologias indispensáveis.

Inteligência Artificial

Com ela, conseguimos entender os padrões, nos antecipar às mudanças, as tendências e captar melhor os dados disponíveis para essa análise.

No phygital é essencial o uso dela, já que no meio digital essa análise de dados ocorre de forma diferente.

Internet das Coisas

Ela é responsável por conectar itens do meio físico ao meio digital, criando uma experiência phygital mais direta. 

Por exemplo, a Alexa, assistente virtual da Amazon. Ela é capaz de nos manter conectados de forma simples e sem o uso de celulares.

Realidade Aumentada

Une o mundo físico com o digital, através da criação de experiências digitais, oferecendo maior praticidade e conforto na hora da compra.

Por exemplo, o QR Code, que apresenta todas as informações relevantes ao cliente sobre um determinado produto.

Reconhecimento Facial

Lembrando, que a privacidade dos dados devem ser respeitadas, é uma forma que visa garantir maior segurança aos consumidores.

Com ela é possível indicar produtos de acordo com o perfil do consumidor, como resultado é possível potencializar estratégias de venda.

O impacto phygital

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Ter uma boa estratégia phygital, pode contribuir para que o consumidor permaneça evoluindo de forma positiva na jornada de compra.

Portanto, é preciso mudar a forma de abordagem, ou seja, precisamos entender e conhecer a jornada de compra do consumidor e nos adequarmos a ela.

Precisamos ter em mente os pontos de atenção dentro dos canais de comunicação.

Lembrando sempre que o consumidor não está só na loja, mas sim em casa adquirindo produtos no meio digital e pesquisando por esses.

Assim, qualquer informação divergente que conste do meio digital para o meio físico, sendo ela: preço ou qualquer outra, causa frustrações nos consumidores.

Logo, é primordial criar estratégias que estejam voltadas para o cliente e na experiência dele com a marca, de forma sólida e personalizada.

O consumidor busca e precisa ter as suas necessidades atendidas em todos os canais da empresa e de forma totalmente integrada.

Ou seja, tanto no meio digital como no meio físico, o consumidor deve ter a possibilidade de realizar o que deseja independente do canal.

Afinal, isso é o que torna a sua experiência simples e ágil.

Aplicando o Phygital

Sabemos que tratar bem e com respeito os nossos clientes, é essencial no processo de fidelização.

E isso independe do canal de comunicação, seja ele digital ou físico.

Afinal, ter clientes engajados com a nossa marca e verdadeiros divulgadores dela, é o que todo negócio busca, independente do seu segmento ou porte.

Antes de tudo, precisamos pensar em todos os possíveis contratempos que podem aparecer na experiência do consumidor.

E assim, nos anteciparmos e oferecermos soluções rápidas.

Por exemplo, desde a experiência dele na navegação do nosso site, até o as técnicas usadas de customer experience.

Um consumidor insatisfeito pode custar mais do que você pensa.

Logo, todas as estratégias phygital, devem ser criadas pensando sempre em melhorar a experiência do consumidor, e consequentemente aumentar o retorno.

Com base nisso, vamos apresentar alguns passos para você aplicar o phygital no seu negócio.

Invista no Omnichannel

Não temos como falar de comunicação em múltiplos canais, sem apresentar um tom de voz que esteja alinhado com a marca e uma comunicação personalizada.

Logo, a estratégia omnichannel serve para padronizar a comunicação em todos os canais do seu negócio, e o intuito é engajar o seu público com a marca.

Ou seja, quando as pessoas são bem atendidas nos canais digitais, elas esperam o mesmo atendimento quando vão até as lojas físicas.

O omnichannel tem como objetivo oferecer uma única jornada ao consumidor, com excelência e enxergando ele como o centro das atenções 

Integração do digital com o físico

Podemos e devemos criar ações de marketing integradas.

Apesar de a plataforma ser diferente, com um bom planejamento e criatividade podemos unir o mundo digital e o físico.

O objetivo pode ser criar uma rede de networking, atrair parcerias, estimular as vendas, além de oferecer uma experiência única ao público.

Portanto, é preciso conhecer bem os canais que podem ser explorados, com o objetivo de chamar a atenção e engajar o consumidor nas diferentes plataformas usadas pelo seu negócio.

Entender o comportamento e as preferências do nosso consumidor, contribui e muito nesse processo.

Despertando neste, o desejo de compartilhar essa experiência com outras pessoas.

Ofereça experiências únicas

Marketing de experiência ou marketing sensorial, é uma área que tem como objetivo surpreender os consumidores em locais onde eles não esperam receber informações de marketing.

Logo, através de uma boa ação, você consegue surpreender o consumidor e fazer com que esse sinta-se parte da empresa.

Afinal, sabemos que pessoas compram mais que produtos e serviços, elas compram as experiências e as sensações oferecidas pela marca.

Empresas que conseguem realizar isso, vão se destacar em meio a concorrência.

Conclusão

Por fim, precisamos compreender que o phygital é o futuro do marketing, e nós já estamos vivendo isso.

Diariamente surgem novas tecnologias, e essas são responsáveis por impulsionar a forma como os consumidores se relacionam com as marcas.

Como resultado, as ações voltadas à comunicação e marketing das empresas, também sofrem mudanças.

Precisamos quebrar essas barreiras na comunicação, tudo isso somada a uma inteligência artificial e levantamento de dados.

Logo, é primordial criar estratégias que estejam voltadas para o cliente e na experiência dele com a marca, de forma sólida e personalizada.

Para muitos especialistas, o phygital é o presente e o futuro da experiência do consumidor.

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