Uma das maiores dificuldades da vida de uma pessoa é decidir qual área seguir. Algumas descobrem quando crianças, mas a maioria leva um certo tempo para tomar essa decisão e acabar ficando em dúvida entre Publicidade e Propaganda ou Marketing.
Essas são duas áreas que estão em constante crescimento e ganhando cada vez mais profissionais. Afinal, são duas áreas da comunicação que lidam direta ou indiretamente com o público, e por isso acabam ganhando o coração de muitos jovens.
A dificuldade da escolha deve-se diretamente pela forma como cada uma dessas áreas atuam, que apesar de serem da área da comunicação, são bastante distintas entre si.
É como comparar relações públicas com jornalismo, são duas áreas que lidam com situações próximas, mas de maneiras diferentes.
A pandemia modificou a forma como as empresas agem. Grande parte da atuação de muitas empresas precisou mudar para o ramo digital e muitas delas viram que esse é um local onde as possibilidades são promissoras e o investimento definitivo é mais que válido.
Pense na forma como antes as empresas faziam camisetas personalizadas para uniformes, era necessário que grande parte dos colaboradores estivessem vestidos de acordo para atuação sem serem vistos.
Hoje, muitos trabalham de casa com pantufas e produzindo muito mais do que antes. Esse é o futuro para muitos profissionais.
Essa nova realidade foi construída por conta de alguns fatores que precisam ser explicados para tomada de decisão sobre essas duas áreas, entre elas:
- Avanço da tecnologia;
- Mudança de prioridades causado pela mudança de gerações;
- Advento mundial da pandemia do coronavírus;
- Aumento da demanda causados pelos demais fatores.
Visto todos esses casos, dividimos em tópicos o que cada profissional formado em Publicidade e Propaganda ou Marketing podem atuar e quais as novidades do mercado para cada uma delas.Desse modo, acreditamos que será possível a construção de um conhecimento aprofundado sobre cada uma delas. Saiba que dependendo da sua escolha, você poderá trabalhar com uma empresa de brindes promocionais.
O futuro da publicidade
A publicidade passou e continua passando por mudanças. Apesar de muitas técnicas do subconsciente ainda atingirem com força as pessoas instigando-as a comprarem cada vez mais, o canal pelo qual isso precisa ser realizado mudou.
Cada vez menos as pessoas assistem televisão. Elas até podem consumir o programa de televisão, mas estão assistindo em telas de até 5 polegadas, ou seja, pelos celulares. Faça um teste pessoal, pegue o seu celular e calcule o tempo que você fica nas redes sociais.
O valor somado de todas as redes é impressionantemente maior do que o tempo que uma pessoa fica assistindo televisão. A diferença é que a televisão por mais que fique ligada uma boa parte do tempo está sem ninguém assistindo.
É como se as pessoas tivessem se acostumado com o barulho da televisão, assim como o barulho das chuvas. Logo, se uma empresa de letreiro decidir veicular uma publicidade, a melhor aposta é fazer isso nas redes.
Com o mobile é diferente, as pessoas assistem propagandas para ganhar prêmios dentro dos jogos ou assistem vídeos promocionais sem sequer saber que ali existe uma propaganda.
Sem falar que os nichos criados pelos influenciadores digitais, que são muito mais acessíveis e baratos.
Isso quer dizer que as campanhas publicitárias voltadas para os públicos de nicho podem ser bem mais efetivas do que investir milhões em uma emissora que não garante a audiência.
Além disso, existe outro grande movimento chegando no universo publicitário, que é a realidade virtual.
Realidade virtual e sua força
Já imaginou jantar ao lado do seu cantor preferido? Você pode ouvi-lo, vê-lo e até mesmo tocá-lo, mesmo que ele não esteja fisicamente ali. A realidade se aproxima tanto que você decide por comprar tudo o que está na mesa, utilizando dinheiro de verdade para continuar ali.
A interatividade é o caminho da publicidade e a imersão trazida pela realidade virtual surgirá como um novo rei da selva que tenta impor seu espaço.
Se até o serviço de digitalização de documentos foi criado, quanto tempo levará até criarem encontros de realidade virtual?
O futuro do marketing
O marketing é uma das áreas mais antigas do mundo, algo criado pelo ser humano na construção de líderes e posteriormente nas sociedades e no advento do capitalismo, o que popularizou para a conquista do lucro.
Diferente da publicidade que busca cativar, o marketing quer atrair. O objetivo é gastar cada vez menos para conseguir os melhores resultados. E se algo mostrou sua força nessa realidade, foi a construção do chamado marketing digital.
Sabe-se que essa é uma estratégia de marketing um tanto quanto nova, mas nada fora do normal. Já estamos acostumados com propagandas na internet. Ocorre que o advento da pandemia potencializou tudo isso.
Agora, toda e qualquer grande empresa precisa de alguma forma mostrar sua força no ramo digital. Investindo em formas de fazer a sua marca ser vista, seja em redes sociais ou sites criados por terceiros ou por eles mesmos.
Quando achávamos que a decadência do Facebook seria o retrocesso da influência nas redes, surgiu o TikTok e massificou todos novamente. A internet é imprevisível, e por isso é algo que precisa sempre estar no radar dos marketeiros.
Um profissional de marketing não faz um produto ser reconhecido, mas sim a empresa, e para isso é possível utilizar influenciadores e balões para aniversário infantil, mas também é preciso realizar ações constantes e estratégicas.
Qual das duas áreas é a melhor?
Ambas as áreas exigirão de você ser um profissional qualificado, mas o que diferencia uma da outra é que enquanto uma está mais voltada para a criação, a outra está voltada para a gestão.
O publicitário cria campanhas para a venda dos produtos, os kits promocionais a serem distribuídos aos clientes e tudo aquilo que deve ser feito dentro de um evento externo e coisas afins.
Já o profissional de marketing faz a gestão de recursos, organização das ações, gestão dos atendimentos e coloca os processos em ordem, fugindo um pouco da criação.
Enquanto o publicitário está pensando em fazer o produto conhecido, o marketing pensa em como levar o cliente até o produto. Ambos lidam com o consumidor, ambos lidam com processos de criação, mas cada um com intensidades e funções distintas uma das outras.
O publicitário liga para a apresentação de displays personalizados, já o marketeiro para o preço e o número de pessoas atraídas.
As duas áreas são capazes de entregar bons salários para pessoas bem capacitadas. Um profissional júnior consegue ganhar em torno de 2 a 4 salários mínimos, enquanto um pleno já ultrapassa a cada 6.
Em questão de oportunidade, o marketing oferece mais, por ser uma área de maior extensão para atuação.
Porém, as empresas atuais buscam por um profissional de publicidade com diversas qualidades. Logo, não é incomum ver ambas as áreas disputando por uma mesma vaga.
Empresas modernas não buscam necessariamente por títulos, mas por pessoas capazes de resolver problemas,por isso não haverá um controle de acessos para empresa em uma vaga de menor requisição, caso você saiba lidar com o que é pedido.
Dessa forma, as duas áreas são ótimas e oferecem boas oportunidades para profissionais de todas as esferas, mas não há como definir a melhor área, já que quem faz o profissional são as pessoas e nesse sentido somente as individualidades que se destacam.
Sites que você precisa acompanhar
Como vimos ao longo do artigo, ambas as áreas estão em constante mudança e se aprimorando, por isso é preciso se atualizar sobre tudo o que ocorre nelas.
Para te auxiliar nessa jornada, separamos dois sites com excelentes dicas, um de publicidade e um de marketing.
Cada um deles capaz de entregar atualizações sobre os mais diferentes tipos de notícias sobre o mercado atual.
Publicidade: Brainstorm9
Esse é um site que está no ar há mais de 15 anos, e é conhecido nacionalmente por falar sobre comunicação, publicidade, cultura e mídia.
Eles detêm diversas fontes internas de muitas agências de publicidade e costumam publicar muito conteúdo da área.
O site é responsivo e pode ser acessado pelo celular, pois é como se eles tivessem empresas que terceirizam serviços de TI (Tecnologia da Informação) que ajudam nessa demanda de organização de sites para mobile e outros assuntos.Diante disso, vale a pena acompanhar os conteúdos publicados, pois até mesmo podcasts sobre os assuntos do momento eles estão produzindo.
Marketing: Rockcontent
A Rock Content é uma empresa que presta serviços e cria produtos inovadores de marketing. Eles dispõem de milhares de conteúdos gratuitos com alto grau de qualidade capazes de ensinar sobre diversos assuntos, dos mais técnicos aos mais leigos.
São mais de 8 milhões de visitas com mais 500 agências de marketing que auxiliam no trabalho. Vale a pena conferir o site, principalmente se você desejar estudar sobre marketing e ficar atualizado sobre os principais assuntos do momento.
Portanto, independente da área escolhida, é sempre importante se manter atualizado e buscar por novas fontes para ampliar seu repertório e qualidade dos seus trabalhos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pelos nossos parceiros do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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