Fazer a diferença no meio digital vai além de criar redes sociais para o seu negócio. Pelo menos, é isso o que se espera quando você deseja obter mais do que um contato esporádico com seus clientes. Para cultivar um relacionamento com o consumidor, é preciso conhecer algumas práticas essenciais.
Como criá-lo e manter essa relação é uma dúvida muito comum aos que estão ingressando agora no Inbound Marketing. Por isso, aqui vão algumas dicas preciosas que separamos e que podem ajudá-lo a construir (ou consolidar) uma relação com seu público. Confira!
O problema do seu cliente é seu problema
É impossível resolver um problema sem antes compreendê-lo, certo? Por isso, fique atento às dificuldades que parecem assombrar o seu cliente, identificando aquelas que você pode solucionar. Seja proativo, e lembre-se: conhecer bem o negócio do seu público é um dos principais passos para apresentar as soluções que eles precisam.
Quanto mais pesquisar e aprimorar seu negócio para atender o cliente de forma rápida e eficiente, mais simpatia e fidelidade trará para a sua marca.
Atenção ao que seu público está dizendo
Recebeu um comentário negativo? Responda, e mais: procure descobrir se a reclamação é pertinente e trate de resolvê-la o quanto antes.
Ouvir é um dos pilares de qualquer relação, inclusive no mundo digital. Esteja disponível para o seu público e sempre a postos para avaliar as críticas e corrigir as deficiências. Aproveite as diversas ferramentas on-line e digitais disponíveis, que oferecem meios para interagir com seus clientes como os chats, e-mails, redes sociais, entre tantas outras.
Mande notícias
Não desapareça da vista do cliente após o primeiro contato. Planeje campanhas que envolvam e-mail marketing e mantenha um diálogo constante com os usuários.
Nesse momento, você tem a chance de apresentar um pouco mais sobre o seu negócio, divulgando promoções, novidades e outras informações que serão úteis para seu público — e, é claro, ajudarão você a fixar sua marca.
Atenção: não encha as caixas de entrada dos clientes com materiais sem relevância. Comece com a frequência média de um e-mail por semana e, a partir daí, monitore o número de acessos ao conteúdo até chegar ao volume ideal.
Esteja sempre presente
Utilize todas as redes sociais que se encaixem no perfil de seu negócio e dê opções aos seus clientes. Dessa forma, você conseguirá se comunicar com várias categorias de atuais consumidores e possíveis interessados na sua marca ou empresa, ampliando seu público.
Só não se esqueça que cada rede tem características particulares e exige uma linguagem específica — ou seja, você precisa produzir um conteúdo relevante e personalizado para elas.
Pense em longo prazo
Relacionamentos que dão certo são fruto de um grande investimento, principalmente de tempo e dedicação. Por isso, tenha em mente que o objetivo aqui é construir uma relação comercial duradoura, vantajosa e rentável para ambos os lados.
Mantenha o foco e dedique-se a fazer um planejamento de como cultivar o relacionamento com o cliente, incluindo ações de curto, médio e, principalmente, longo prazo.
E aí, gostou dessas dicas? Restou alguma dúvida? Compartilhe aqui suas dúvidas e conquistas sobre relacionamento com clientes e participe!