No marketing digital, uma ferramenta muito útil na hora de ajudar a maximizar os resultados da sua empresa é o funil de vendas, que visa acompanhar toda a jornada de compra do consumidor. Mas você sabe o que é funil de vendas?
No post de hoje, responderemos a essa e muitas outras perguntas. Continue a leitura e entenda de vez como o funil de vendas pode ajudar o seu negócio a vender mais!
Afinal, o que é funil de vendas e como ele pode ajudar a minha empresa?
O funil é o caminho percorrido por um consumidor desde o momento em que entra em contato com sua empresa pela primeira vez até o momento em que faz uma compra. Conhecer bem esse processo e saber utilizá-lo para veicular os conteúdos certos ao futuro cliente em cada etapa é uma grande estratégia para maximizar as suas vendas.
O funil ajuda o time de marketing a criar conteúdos adequados para cada fase. Cada conteúdo visa levar o consumidor adiante, para a próxima etapa. Eles são desenvolvidos pensando em temáticas que vão instruir o consumidor, mostrar como sua empresa pode ajudá-lo e convencê-lo de que ela é a melhor opção.
Monitorar essa jornada ajuda ainda a saber qual a hora certa para realizar a abordagem de venda. Quando um consumidor já amadureceu, tendo atravessado as primeiras etapas, e chegou ao momento da compra, é muito mais fácil abordá-lo, pois ele já está bem informado sobre a importância daquele produto ou serviço e preparado para receber propostas.
Etapa 1: Topo do Funil
Aqui, começa a jornada de compra. Seu futuro cliente ainda não conhece bem o seu produto ou serviço e precisa de informações a respeito. Ele acaba de entrar em contato com sua empresa pela primeira vez e, por isso, é importante caprichar para causar uma boa primeira impressão.
Tome muito cuidado com os conteúdos utilizados para persuadir o cliente nessa fase. Ele ainda não está preparado para receber ofertas e, por esse motivo, é interessante mostrar a ele que os problemas que ele possui podem ser resolvidos, sempre com um foco educativo.
Como aplicar?
Em termos práticos, essa é a fase em que a atenção dos possíveis clientes deve ser atraída pela primeira vez. Normalmente, os usuários entram em contato com a marca por meio de ações de segmentação de publicidade paga — posicionamento de anúncios de maneira estratégica — ou por meio dos resultados das buscas orgânicas.
Do mesmo modo, conteúdos postados em blogs e redes sociais também são capazes de atrair a atenção do público. Para isso, eles devem ser informativos e mais genéricos, além de não estabelecer um foco direto com a marca nesse primeiro momento.
Uma empresa que vende painéis de energia solar, por exemplo, pode elaborar, para essa fase do funil, materiais que expliquem a relação positiva de custo-benefício da tecnologia. Dessa forma, posts como ”10 razões para aderir à energia solar” são uma boa ideia.
Etapa 2: Meio do Funil
No meio do funil, o consumidor já conhece um pouco dos seus produtos e serviços e sabe que eles podem ajudá-lo, mas ainda não está convencido de que sua empresa é a mais adequada.
Mostrar que os seus produtos vão solucionar os problemas dele é uma excelente forma de ganhar vantagem sobre os seus concorrentes e adquirir a preferência do futuro cliente.
Como aplicar?
Digamos que um indivíduo que deseja reduzir as contas de luz de sua casa lembra-se do post ”10 razões para aderir à energia solar”, compartilhado por um amigo em uma rede social, que ele leu há alguns dias.
Essa pessoa já entrou em contato com um conteúdo produzido pela empresa e começou a avaliar a necessidade de implementar a tecnologia em sua residência.
Esse é o momento em que o negócio de painéis solares precisa tentar adquirir dados de contato de clientes em potencial, para que sejam encaminhados para a próxima fase do funil. Informações como e-mail e telefone auxiliam muito nesse processo.
Algumas estratégias que possibilitam o acesso aos dados dos possíveis clientes nessa segunda fase são a elaboração de posts mais aprofundados em blogs, vídeos tutoriais, e-books e newsletter.
Assim, por meio da oferta de conteúdos mais especializados, a empresa pode solicitar essas informações como uma etapa obrigatória para a sua aquisição. Quantas vezes você clicou em um e-book gratuito em um site, mas, para acessá-lo, precisou informar o seu e-mail?
Etapa 3: Fundo do Funil
Na etapa final do funil de vendas, o consumidor já está preparado para comprar. Chegou a hora da tão esperada abordagem de vendas. Nesse momento, você pode falar de preços, de promoções, de formas de pagamento, expor suas vantagens competitivas, entre outras possibilidades. Aqui, o time de vendas deve entrar em cena para tentar fechar o negócio.
Como aplicar?
Ao contrário das fases anteriores, nesse estágio, o tipo de conteúdo que a persona acessa deve ser totalmente especializado e voltado para a empresa.
Seguindo o mesmo exemplo dos tópicos anteriores, aqui é preciso mostrar como o trabalho de instalação das placas de energia solar é feito e porque aquele negócio apresenta a melhor opção do mercado. Assim, ele deve ser a opção que soluciona melhor os problemas e demandas, atendendo de maneira mais completa, os interesses do indivíduo.
Nesse sentido, apresentar pesquisas de mercado, tutoriais e atendimento online personalizado são algumas opções interessantes. Além disso, a equipe de vendas pode ser capacitada para realizar palestras online com o objetivo de responder questionamentos.
É importante ressaltar ainda que a abordagem deve ser direta e transmitir credibilidade, o que pode ser alcançado por meio da exposição de cases de sucesso de outros clientes, por exemplo.
Desse modo, deve-se provar que a empresa possui total capacidade de cumprir todos os pontos que foram prometidos anteriormente nas outras duas fases.
Por fim, conteúdos em blogs que direcionem o possível cliente à compra, de maneira direta, prestando-se a atender dúvidas da persona é outra possibilidade sempre muito bem-vinda.
Como você pode perceber, o funil de vendas permite que você atraia o usuário e o guie melhor pela jornada de compra de acordo com seu nível de interesse. Assim, a educação e engajamento do consumidor em relação a um produto ou serviço ofertado aumenta, aumentando também as chances de efetivar uma conversão.
E você, entendeu o que é funil de vendas? Restou alguma dúvida sobre como essa estratégia pode alavancar o seu negócio? Conte sua opinião pra gente aqui nos comentários!