Com o advento da tecnologia e as mudanças por ela causadas, cada vez mais tem se discutido a urgência da transformação digital dentro das empresas, bem como, os desafios e impactos de implementá-la aos processos de negócio.
Há quem pense que a transformação digital está relacionada somente ao setor de TI, ou mesmo ao marketing, todavia, essa é uma questão muito mais ampla, pois engloba toda a organização, desde a diretoria até o operacional.
De acordo com os especialistas, todos os segmentos deveriam adotar essa tendência, contudo, ainda existem muitas dúvidas sobre a complexidade de integrá-la à estrutura empresarial. Por essa razão, trouxemos neste conteúdo os desafios que muitos se deparam ao iniciar a transformação digital em sua organização. Confira a seguir.
O que é necessário para implementação da transformação digital?
A transformação digital consiste no uso da tecnologia (softwares, ferramentas online, aplicativos, social media, e etc) para melhor performance da organização. Como mencionado anteriormente, esse processo contempla a empresa por inteiro, levando a mudanças significativas, e até mesmo radicais em sua estruturação.
Contrariamente à visão superficial que alguns possuem sobre esse assunto, é preciso muito mais do que a criação de blogs ou perfis em redes sociais, pois existe a demanda de tempo, investimento, alterações na cultura organizacional, nova comunicação com clientes e parceiros, treinamento da equipe, e essencialmente o preparo da diretoria, dentre outros pontos que caracterizam também um desafio para a gestão.
Para iniciar a transformação digital de sua empresa, é preciso estar muito atento aos seguintes pontos:
O que sua empresa deseja com tais mudanças
Com a transformação digital, a empresa deve estabelecer quais resultados deseja alcançar, como o aumento do ticket médio, menores custos com processos, otimização da produtividade e infraestrutura, redução de problemas operacionais, integração com plataformas digitais, aprimoramento do Business Inteligence e/ou proporcionar melhorias a experiência do cliente.
Ao definir esses objetivos, sua organização poderá definir o ponto de partida e onde visa chegar, e, em alguns casos, até mesmo perceber a necessidade de mudanças no modelo de negócios, empregando a tecnologia como importante aliada.
Análise das ferramentas oferecidas para transformação digital
Existem múltiplos recursos que podem auxiliar substancialmente sua organização durante a transformação digital, muitos deles bem conhecidos no meio online e no marketing digital, sendo alguns:
· Plataformas de nutrição de leads;
· Formatos para dispositivos mobile;
· Redes sociais;
· Criação de personas;
· Análise e processamento de dados com ferramentas como o Google Adwords;
· Armazenamento em nuvem;
· TI híbrido;
· Softwares de automação;
· Internet das coisas;
Pagas ou gratuitas, pode-se utilizar combinadamente essas tecnologias, não obstante, cabe à empresa conhecer as possibilidades que estão ao seu alcance, e quais delas apresentam benefícios para sua estruturação.
Preparação da equipe para as transformações digitais
Os resultados através da transformação digital esperados, estão intrinsecamente ligados a reformulação da cultura e comportamento humano dentro das empresas que, sob uma nova óptica e alinhamento, devem trabalhar sincronicamente em prol dos objetivos de curto e médio prazo que levarão a organização a atingir suas metas e missão.
Para que tais ações sejam de facto impactantes, toda a hierarquia organizacional precisa sofrer uma reforma em sua gestão administrativa, começando de cima para baixo, isto é, o próprio CEO deve ser o primeiro a abraçar a exercer essa nova filosofia.
Se faz primordial ter uma equipe capacitada para lidar com a transformação digital implantada, afinal, toda tecnologia é criada por e para pessoas, sendo assim, os colaboradores são igualmente importantes para a orientação e sucesso das transfigurações que você deseja.
Além do treinamento, do mesmo modo vale integrar ao time profissionais focados em áreas como arquitetura da informação, marketing digital, vendas, dentre outros, pois o know how desses especialistas será de grande relevância para a organização, abrangendo inclusive o produto/serviço que chega ao consumidor final.
Todo esse processo deve ser iniciado por você, e diariamente incentivado dentro do ambiente profissional, de modo que os demais possam motivadamente ver e compreender por meio da prática, os erros e acertos ocorridos em cada etapa do processo da Jornada de transformação digital, ou em outras palavras, a Jornada Digerati.
Adaptar-se às mudanças e a velocidade do universo digital
A tecnologia dispõe uma grande pluralidade de vantagens, mas em contrapartida, um de seus principais desafios é acompanhar a velocidade e constantes inovações apresentadas pela transformação digital.
Essas mudanças acontecem a cada instante, e sua influência atinge o comportamento do mercado, assim como, a percepção e discussões que os consumidores têm sobre as marcas. Desta forma, é preciso que sua empresa esteja preparada para manter-se atualizada, combinando qualidade, agilidade, TI híbrido (local + nuvem) e comunicação omnichannel.
Como a transformação digital causa impactos na sociedade e em sua marca
A tecnologia está presente até mesmo nas tarefas mais simples do dia-a-dia, e o acesso a informação de forma cada vez mais rápida e em maior volume, consequentemente tornou o consumidor inteirado sobre os mais diversos assuntos, e igualmente mais exigente.
As empresas que tardam em implementar a transformação digital em sua estrutura, seja por falta de iniciativa, medo de inovações ou dificuldades técnicas, certamente estão fadadas enfraquecer sua representação no mercado.
Por outro lado, as organizações que tomam conhecimento e preparam-se para os desafios da transformação digital, empregando-a em conjunto com o marketing digital, têm como alguns de seus principais benefícios a otimização dos processos internos, aumento da satisfação do cliente e a obtenção de vantagem competitiva.
Os estudos de mercado mostraram alguns dados interessantes sobre a implementação da transformação digital nas empresas:
· 41% cresceram seu market share;
·32% receberam mais visitas em seus sites e redes sociais;
· 37% perceberam maior engajamento do consumidor;
· 30% aumentaram o faturamento do consumidor;
Essa união entre marketing e transformação digital, dispõe uma gama de vantagens para as estratégias empresariais, uma vez que viabiliza a criação de personas, uso das metodologias de inbound marketing e marketing de conteúdo, identificação da jornada do consumidor por meio da coleta de dados, assim como a análise precisa de métricas.
Transformação digital e Inbound Marketing
Como você pode perceber, a transformação digital, apesar de apresentar certas dificuldades, é imprescindível para o potencial competitivo das empresas, seja qual for seu segmento. Do mesmo modo, o inbound marketing oferece diversificadas vantagens para as estratégias de marketing e fortalecimento da marca.
Enquanto o inbound marketing performa atraindo, engajando e fidelizando a persona por meio da distribuição e automação de materiais ricos, a transformação digital oferece suporte de qualidade para realização dessas e outras ações, como SAC 2.0.
A união entre esses dois pontos estratégicos, reconhecidos hoje como duas das principais investidas empresariais, quando implementados corretamente, podem qualificar o processo para captação de clientes, novas vendas, otimização da comunicação institucional, apresentação índices profícuos sobre o ROI, e solidificar o posicionamento da empresa.
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