O Instagram é a rede social com melhor desempenho em termos de engajamento, de acordo com pesquisa recente. Entenda como cuidar do perfil da sua empresa.
Você entra no vagão do metrô e olha em volta, praticamente todos com os olhos nas telas dos smartphones. Entra em um café e o que encontra não é muito diferente. Quantas vezes já se deparou com aquela cena de ter uma sala repleta de gente que ao invés de interagir entre si, está focada no smartphone? E não há como negar: nesse processo de imersão online, o Instagram está entre os aplicativos mais acessados. Aliás, segundo pesquisa feita em 2019 pela Socialbakers, empresa de análise e desempenho de marketing digital, o Instagram é a mídia social que mais se destaca em termos de engajamento de usuários – à frente, inclusive, do próprio Facebook. O estudo levou em consideração dados de mais de 10 bilhões de conteúdos gerados por mais de 17 milhões de perfis de redes sociais.
Presença digital: não fique fora do Instagram
Antes de mais nada, você precisa conhecer bem o público para o qual se direciona. Isso vai influenciar a linguagem visual que será adotada, o tom e a comunicação dos conteúdos, a frequência de postagens, os formatos adotados, entre outros detalhes.
Use um perfil de Instagram comercial
Se você quer atingir bons resultados, é importante que a sua conta seja comercial. Além de demonstrar profissionalismo, você pode também aproveitar alguns recursos exclusivos para perfis comerciais, como a criação de uma loja virtual na plataforma. Se não quiser criar sua lojinha ali, você pode usar o link clicável “Compre agora” nos seus posts e direcionar seu público para o seu e-commerce.
Além dessas facilidades, a conta comercial fornece informações extremamente relevantes sobre o seu público, tais como impressão, alcance e engajamento dos posts. As análises também mostram informações de acesso por gênero, idade, localização, horários e dias com maior volume de acesso. Enfim, a conta comercial te permite acessar dados estratégicos para que você converse com seu público de forma cada vez mais assertiva.
Caso você tenha feito a conta da sua empresa como um perfil de usuário comum, é possível migrá-la para um perfil comercial (no link ao final do texto a gente te ensina como fazer isso).
Seja claro e objetivo
Se nas legendas você tem mais espaço criativo para textos (o tamanho ideal varia muito de acordo com cada negócio e com o propósito que se quer alcançar), na bio é preciso prezar pela objetividade! Afinal, são apenas 150 caracteres para mostrar aos visitantes quem é você, onde está e o que oferece.
Cuide sua conta com carinho
De nada adianta produzir material para o Instagram se você não monitorar o desempenho de tudo com atenção e cuidado. Responda comentários, interaja com seus usuários, responda prontamente as dúvidas que surgirem.
Se você quiser saber mais sobre como transformar o Instagram da sua empresa, baixe o nosso checklist aqui!