E-mail marketing é uma das estratégias de conteúdo mais efetivas dentro do marketing digital. Ele visa a fidelização e o relacionamento com o cliente, fortalecendo sua relação com a sua marca.
E como toda relação é feita de troca… Você escuta o que o cliente tem a dizer e naturalmente oferece o que ele procura.
Esse canal de comunicação não serve apenas para a conversão. É no e-mail marketing que você tem um contato ainda mais direto e personalizado com o consumidor, inspirando-o e apresentando soluções, produtos ou serviços fornecidos pela sua empresa.
O que é E-mail Marketing e por que utilizá-lo nas minhas estratégias?
Em poucas palavras, e-mail marketing é o disparo regular de e-mails para públicos segmentados.
Se você já leu o nosso artigo Copywriting: escreva melhor utilizando os gatilhos perfeitos!, vai se lembrar do funil de vendas. São exatamente esses estágios do funil que começamos a pensar quando falarmos da segmentação. Na estratégia de conteúdo do e-mail marketing, clientes e leads que estão num mesmo estágio do funil recebem e-mails similares.
E esses e-mails marketing funcionam como cartas: diretos e humanizados, são pensados especificamente para cada lista de destinatários. Aqui, cada mensagem agrega informação e valor na jornada de compra de cada um dos usuários, educando-os e alimentando o seu relacionamento com a marca.
E por falar em lista de destinatários…
Você deve segmentar! Quanto mais, melhor. Faça listas de contatos com os mesmos interesses e que estão na mesma jornada de compra. Defina critérios de segmentação para tornar os envios ainda mais relevantes.
Algumas ideias de segmentação de lista de contatos são:
- Características como localização, idade ou gênero;
- Interesses gerais, como hobbies e esportes;
- Histórico de interação, como por exemplo leads captados na última Black Friday;
- Etapa do funil.
Saiba que os destinatários do e-mail marketing podem ser vários: desde uma base de leads vindos de diferentes pontos de contato da sua marca até clientes que já efetuaram uma compra, ou ainda aqueles usuários que abandonaram o carrinho no seu e-commerce.
Você ainda pode coletar e-mails através de formulários no site ou trocando esta informação por materiais ricos.
Mas atenção: e-mail marketing é diferente de spam!
O único ponto que os destinatários do seu e-mail marketing devem ter em comum é a permissão. Para que os seus e-mails marketing não caiam na caixa de spam, é necessário que o receptor autorize este envio.
Olha que legal: quando um lead aceita receber os seus e-mails marketing, ele está aceitando estreitar o relacionamento com a sua marca! É a mais genuína construção de relacionamento com o cliente.
É por isso que suas peças de e-mail devem ter uma comunicação de valor, com conteúdos e promoções que sejam realmente úteis. E-mails que apenas apresentam produtos ou falam sobre o quanto a sua marca é a melhor tendem a ser bloqueados ao longo do tempo.
Agora que você já sabe o que é ou não e-mail marketing, entenda porque ele é o terceiro canal de marketing mais utilizado no mundo.
6 razões para começar a fazer e-mail marketing agora!
Ainda não se convenceu de que o e-mail marketing é uma boa estratégia de conteúdo para o relacionamento da sua marca com o cliente? Então veja só:
- Todo mundo tem um e-mail: A caixa de e-mails é um dos poucos lugares que concentram todas as ações que fazemos na internet e fora dela: cadastros, compras e até aulas on-line. É por isso que quando você investe no e-mail marketing, a tendência é alcançar cada vez mais usuários, que não necessariamente estão em outros canais ou redes sociais.
- Seu conteúdo será entregue: Ao contrário das redes sociais com seus famosos algoritmos, a caixa de e-mails é democrática. Nela aparecem todas as atualizações que o usuário aceitou receber. Ou seja, o seu conteúdo certamente será entregue.
- Possibilidade de rastreio: Aqui vai outra vantagem das newsletters em comparação às redes sociais: quando você envia um e-mail marketing, pode parametrizar os links ou cupons de desconto. Desta maneira, fica mais fácil rastrear a efetividade da comunicação.
- Descubra o que o seu usuário deseja: E-mails marketing permitem que você faça testes.
Não sabe se o público prefere os produtos A ou B? Envie e-mails marketing para diferentes pessoas dentro do mesmo estágio do funil e descubra através de testes A/B. - Comunique o quanto e como quiser: O e-mail é uma tela em branco: essa peça pode ser como você desejar!
Por não possuir limite de caracteres, elementos gráficos ou links, este formato permite que você se comunique na forma que mais combina com a sua marca. - Possui um dos ROIs mais altos: É isso mesmo. O retorno sobre o investimento do e-mail marketing é um dos mais altos entre todos os canais de marketing. E a explicação é simples: esta estratégia de conteúdo necessita de baixo investimento e garante altas taxas de conversão.
Para você ter uma ideia, o bom e-mail marketing precisa de apenas três itens: um domínio, uma ferramenta de envio e um profissional para executar esta tarefa.
De acordo com dados divulgados em 2019, para cada $1 investido em e-mails marketing, há $42 de retorno que, dependendo do produto, pode ser ainda maior.
Tipos de conteúdos para usar na sua estratégia
Existem várias maneiras de utilizar o e-mail como recurso de marketing digital. Você pode mesclar três ou mais tipos na sua estratégia, e é esta personalização que vai garantir um contato mais efetivo com o seu público-alvo.
Veja quais são os tipos de conteúdos mais comuns que você pode utilizar:
E-mail de boas-vindas
Logo no topo do funil de vendas, é o material que você envia logo após o usuário se cadastrar.
Geralmente é um e-mail mais curto. Vale apresentar os ideais da empresa e tudo o que ela tem a oferecer. Utilize textos e ilustrações para demonstrar a sua alegria ao receber este contato.
Se for um e-commerce, experimente adicionar um cupom de desconto. Com certeza os novos usuários vão adorar continuar recebendo os seus e-mails!
Newsletter
A newsletter nada mais é do que o próprio e-mail marketing. Ela deve ser enviada em todos os estágios do relacionamento com o cliente, funcionando ainda melhor quando os leads já estão mais avançados na jornada de compra.
Traduzindo literalmente, newsletter significa boletim de notícias, e é este formato que a sua deve ter. Tanto esteticamente como na frequência. Reúna novidades, infográficos e dicas que possam interessar o seu leitor e envie-os em formato de boletim com certa frequência.
Você se lembra que no início do artigo falamos sobre segmentação? É aqui que ela entra.
Neste produto, a personalização do conteúdo é fundamental. Entender as particularidades do seu lead e traduzi-las na newsletter ajuda a estreitar ainda mais o relacionamento com o cliente.
Dica de ouro: para entender melhor o que o seu lead procura, rastreie os links que ele clica ao ler os e-mails que você envia.
Promocional
O e-mail promocional é um dos mais comuns e vai além da comunicação de um produto com preço baixo.
Enquanto a newsletter está focada na nutrição, o e-mail promocional visa a conversão. Esta conversão pode ser de visitantes em leads, de leads em clientes, ou até mesmo de clientes em clientes fiéis.
O e-mail promocional pode (e deve) ser utilizado em qualquer estágio da jornada de compra, mas é importante que ele chegue no momento certo.
A linguagem aqui é menos inspiracional e mais sedutora. Como você deseja que o cliente tenha uma ação, comunique as vantagens e descontos logo de cara.
Não se esqueça de inserir um link para cada produto e gaste um tempo extra pensando nos call to actions, os famosos CTAs. Nós garantimos: vai valer a pena!
E-mails transacionais
E-mails transacionais são aqueles que trazem as informações que o usuário procura, como por exemplo a confirmação de um cadastro, o recebimento de uma solicitação ou pedido, ou o aviso de que o produto já está com a transportadora.
O foco deste e-mail é a informação, que deve ser simples e objetiva.
Se fizer parte da sua estratégia, você ainda pode oferecer produtos e serviços complementares em segundo plano.
Pós-venda
O e-mail de pós-venda é uma boa ferramenta para promover seus clientes a clientes fiéis.
Experimente perguntar sobre a experiência de compra e oferecer materiais complementares, como instruções de montagem, certificado de garantia e falar um pouco sobre as melhores formas de utilizar o produto comprado.
Se for um produto digital, aproveite este espaço para deixar o canal aberto para eventuais dúvidas ou diálogos.
Conteúdo sazonal
Como o próprio nome sugere, o conteúdo sazonal é aquele enviado em ocasiões especiais. São elas: datas comemorativas, aniversários e até mesmo momentos significativos do cliente ou lead com a marca.
Este tipo de e-mail tem a função de fazer o destinatário se sentir querido, estreitando assim o relacionamento de vocês. Ele vale para todos os estágios do funil, inclusive para clientes de recompra.
E já que o assunto é o relacionamento com o cliente…
Construindo um relacionamento com o E-mail Marketing
Já pensou como seria se você tivesse clientes que enxergam a sua marca como um amigo querido?
Nós respondemos: você teria uma legião de fãs! E as pessoas não só viveriam o seu negócio, como também fariam propaganda sobre ele da maneira mais orgânica possível.
Esta é a proposta do Marketing de Relacionamento, uma estratégia que busca criar uma relação contínua e progressiva com cada pessoa.
Na contramão das outras estratégias, o Marketing de Relacionamento vai além da conversão: ele conquista e fideliza os seus clientes.
Além disso, o Marketing de Relacionamento permite que você ouça a sua audiência a fim de melhorar as suas soluções. Uma vez que o seu cliente se sente acolhido com respostas rápidas e efetivas, ele fica à vontade para dar feedbacks.
As chances dessa conversa contínua resultar em um carrinho cheio são ainda maiores.
O Marketing de Relacionamento é um plano de médio a longo prazo, que promete resultados duradouros e sem custos extras. Você pode inclusive, inseri-lo na sua estratégia de e-mail marketing!
Confira alguns passos para se tornar um ídolo dos seus clientes através do e-mail marketing:
Passo 1: Autorização
Como já mencionamos, você precisa pedir a permissão do seu cliente para iniciar a conversa.
Uma boa ideia é começar este contato através de um formulário. Este é um bom formato porque você pode descobrir particularidades como quais são os produtos de interesse, além dos motivos que levaram esta pessoa até a sua marca.
Passo 2: Conteúdos personalizados
Aqui você já sabe quem é o seu destinatário. Ofereça, então, conteúdos personalizados.
E como a base de todo bom relacionamento é a frequência, você pode intercalar os tipos de conteúdos dos e-mails.
Passo 3: Venda
Neste momento, o cliente já interage e se reconhece na sua marca.
Apresente alguns produtos que têm a ver com ele e, se possível, ofereça também um benefício. Frete grátis, cupons de desconto e itens exclusivos são sempre bem-vindos.
Passo 4: Pós-venda
Não deixe de saber o que o seu cliente achou do produto ou serviço oferecido.
Se a resposta não for satisfatória, encontre uma maneira de se retratar.
Caso o cliente esteja satisfeito, aproveite para sugerir produtos relacionados, ou até mesmo um conteúdo rico sobre quais as melhores formas de utilizar o que já foi comprado.
Não se esqueça de continuar alimentando essa relação com conteúdos sazonais, promocionais e newsletters.
Invista no e-mail marketing e tenha fãs!
Como você viu, o e-mail marketing pode ser uma estratégia de conteúdo ainda mais efetiva na hora de alavancar o seu Marketing de Relacionamento. Para isto acontecer, você precisa apenas de um domínio, uma ferramenta de envio e de profissionais que planejem e executem essa tarefa.
É um processo que não varia no orçamento da sua empresa e que gera, dia após dia, cada vez mais lucro. Invista na segmentação e na personalização do seu contato e tenha um relacionamento com o cliente ainda melhor.
Você já utiliza essa estratégia para se relacionar com o seu público-alvo? Deixe nos comentários quais são suas dúvidas sobre esse assunto e nos diga se gostou do conteúdo!
Aproveite e se cadastre na nossa Newsletter para acompanhar todas as novidades da Inspire Digital.