E-mail Marketing: o que é e como conquistar a confiança do seu clienteTempo de leitura: 12 min

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E-mail Marketing - Inspire Digital

E-mail marketing é uma das estratégias de conteúdo mais efetivas dentro do marketing digital. Ele visa a fidelização e o relacionamento com o cliente, fortalecendo sua relação com a sua marca. 

E como toda relação é feita de troca… Você escuta o que o cliente tem a dizer e naturalmente oferece o que ele procura. 

Esse canal de comunicação não serve apenas para a conversão.  É no e-mail marketing que você tem um contato ainda mais direto e personalizado com o consumidor, inspirando-o e apresentando soluções, produtos ou serviços fornecidos pela sua empresa.

O que é E-mail Marketing e por que utilizá-lo nas minhas estratégias?

Em poucas palavras, e-mail marketing é o disparo regular de e-mails para públicos segmentados.

Se você já leu o nosso artigo Copywriting: escreva melhor utilizando os gatilhos perfeitos!, vai se lembrar do funil de vendas. São exatamente esses estágios do funil que começamos a pensar quando falarmos da segmentação. Na estratégia de conteúdo do e-mail marketing, clientes e leads que estão num mesmo estágio do funil recebem e-mails similares.

E esses e-mails marketing funcionam como cartas: diretos e humanizados, são pensados especificamente para cada lista de destinatários. Aqui, cada mensagem agrega informação e valor na jornada de compra de cada um dos usuários, educando-os e alimentando o seu relacionamento com a marca. 

E por falar em lista de destinatários… 

Você deve segmentar! Quanto mais, melhor. Faça listas de contatos com os mesmos interesses e que estão na mesma jornada de compra. Defina critérios de segmentação para tornar os envios ainda mais relevantes. 

Algumas ideias de segmentação de lista de contatos são: 

  • Características como localização, idade ou gênero;
  • Interesses gerais, como hobbies e esportes;
  • Histórico de interação, como por exemplo leads captados na última Black Friday;
  • Etapa do funil. 

Saiba que os destinatários do e-mail marketing podem ser vários: desde uma base de leads vindos de diferentes pontos de contato da sua marca até clientes que já efetuaram uma compra, ou ainda aqueles usuários que abandonaram o carrinho no seu e-commerce. 

Você ainda pode coletar e-mails através de formulários no site ou trocando esta informação por materiais ricos. 

Mas atenção: e-mail marketing é diferente de spam!

O único ponto que os destinatários do seu e-mail marketing devem ter em comum é a permissão. Para que os seus e-mails marketing não caiam na caixa de spam, é necessário que o receptor autorize este envio. 

Olha que legal: quando um lead aceita receber os seus e-mails marketing, ele está aceitando estreitar o relacionamento com a sua marca! É a mais genuína construção de relacionamento com o cliente. 

É por isso que suas peças de e-mail devem ter uma comunicação de valor, com conteúdos e promoções que sejam realmente úteis. E-mails que apenas apresentam produtos ou falam sobre o quanto a sua marca é a melhor tendem a ser bloqueados ao longo do tempo. 

Agora que você já sabe o que é ou não e-mail marketing, entenda porque ele é o terceiro canal de marketing mais utilizado no mundo. 

6 razões para começar a fazer e-mail marketing agora!

E-mail Marketing: o que é e como conquistar a confiança do seu cliente - Inspire Digital

Ainda não se convenceu de que o e-mail marketing é uma boa estratégia de conteúdo para o relacionamento da sua marca com o cliente? Então veja só:

  1. Todo mundo tem um e-mail: A caixa de e-mails é um dos poucos lugares que concentram todas as ações que fazemos na internet e fora dela: cadastros, compras e até aulas on-line. É por isso que quando você investe no e-mail marketing, a tendência é alcançar cada vez mais usuários, que não necessariamente estão em outros canais ou redes sociais.
  2. Seu conteúdo será entregue: Ao contrário das redes sociais com seus famosos algoritmos, a caixa de e-mails é democrática. Nela aparecem todas as atualizações que o usuário aceitou receber. Ou seja, o seu conteúdo certamente será entregue.
  3. Possibilidade de rastreio: Aqui vai outra vantagem das newsletters em comparação às redes sociais: quando você envia um e-mail marketing, pode parametrizar os links ou cupons de desconto. Desta maneira, fica mais fácil rastrear a efetividade da comunicação.
  1. Descubra o que o seu usuário deseja: E-mails marketing permitem que você faça testes.
    Não sabe se o público prefere os produtos A ou B? Envie e-mails marketing para diferentes pessoas dentro do mesmo estágio do funil e descubra através de testes A/B.
  2. Comunique o quanto e como quiser: O e-mail é uma tela em branco: essa peça pode ser como você desejar!
    Por não possuir limite de caracteres, elementos gráficos ou links, este formato permite que você se comunique na forma que mais combina com a sua marca. 
  3. Possui um dos ROIs mais altos: É isso mesmo. O retorno sobre o investimento do e-mail marketing é um dos mais altos entre todos os canais de marketing. E a explicação é simples: esta estratégia de conteúdo necessita de baixo investimento e garante altas taxas de conversão.

Para você ter uma ideia, o bom e-mail marketing precisa de apenas três itens: um domínio, uma ferramenta de envio e um profissional para executar esta tarefa.

De acordo com dados divulgados em 2019, para cada $1 investido em e-mails marketing, há $42 de retorno que, dependendo do produto, pode ser ainda maior.

Tipos de conteúdos para usar na sua estratégia

Existem várias maneiras de utilizar o e-mail como recurso de marketing digital. Você pode mesclar três ou mais tipos na sua estratégia, e é esta personalização que vai garantir um contato mais efetivo com o seu público-alvo.

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Veja quais são os tipos de conteúdos mais comuns que você pode utilizar: 

E-mail de boas-vindas 

Logo no topo do funil de vendas, é o material que você envia logo após o usuário se cadastrar. 

Geralmente é um e-mail mais curto. Vale apresentar os ideais da empresa e tudo o que ela tem a oferecer. Utilize textos e ilustrações para demonstrar a sua alegria ao receber este contato. 

Se for um e-commerce, experimente adicionar um cupom de desconto. Com certeza os novos usuários vão adorar continuar recebendo os seus e-mails! 

Newsletter

A newsletter nada mais é do que o próprio e-mail marketing. Ela deve ser enviada em todos os estágios do relacionamento com o cliente, funcionando ainda melhor quando os leads já estão mais avançados na jornada de compra. 

Traduzindo literalmente, newsletter significa boletim de notícias, e é este formato que a sua deve ter. Tanto esteticamente como na frequência. Reúna novidades, infográficos e dicas que possam interessar o seu leitor e envie-os em formato de boletim com certa frequência. 

Você se lembra que no início do artigo falamos sobre segmentação? É aqui que ela entra. 

Neste produto, a personalização do conteúdo é fundamental. Entender as particularidades do seu lead e traduzi-las na newsletter ajuda a estreitar ainda mais o relacionamento com o cliente. 

Dica de ouro: para entender melhor o que o seu lead procura, rastreie os links que ele clica ao ler os e-mails que você envia.  

Promocional

O e-mail promocional é um dos mais comuns e vai além da comunicação de um produto com preço baixo.

Enquanto a newsletter está focada na nutrição, o e-mail promocional visa a conversão. Esta conversão pode ser de visitantes em leads, de leads em clientes, ou até mesmo de clientes em clientes fiéis. 

O e-mail promocional pode (e deve) ser utilizado em qualquer estágio da jornada de compra, mas é importante que ele chegue no momento certo. 

A linguagem aqui é menos inspiracional e mais sedutora. Como você deseja que o cliente tenha uma ação, comunique as vantagens e descontos logo de cara. 

Não se esqueça de inserir um link para cada produto e gaste um tempo extra pensando nos call to actions, os famosos CTAs. Nós garantimos: vai valer a pena!

E-mails transacionais 

E-mails transacionais são aqueles que trazem as informações que o usuário procura, como por exemplo a confirmação de um cadastro, o recebimento de uma solicitação ou pedido, ou o aviso de que o produto já está com a transportadora. 

O foco deste e-mail é a informação, que deve ser simples e objetiva. 

Se fizer parte da sua estratégia, você ainda pode oferecer produtos e serviços complementares em segundo plano. 

Pós-venda

O e-mail de pós-venda é uma boa ferramenta para promover seus clientes a clientes fiéis. 

Experimente perguntar sobre a experiência de compra e oferecer materiais complementares, como instruções de montagem, certificado de garantia e falar um pouco sobre as melhores formas de utilizar o produto comprado. 

Se for um produto digital, aproveite este espaço para deixar o canal aberto para eventuais dúvidas ou diálogos. 

Conteúdo sazonal 

Como o próprio nome sugere, o conteúdo sazonal é aquele enviado em ocasiões especiais. São elas: datas comemorativas, aniversários e até mesmo momentos significativos do cliente ou lead com a marca. 

Este tipo de e-mail tem a função de fazer o destinatário se sentir querido, estreitando assim o relacionamento de vocês. Ele vale para todos os estágios do funil, inclusive para clientes de recompra. 

E já que o assunto é o relacionamento com o cliente…

Construindo um relacionamento com o E-mail Marketing

Já pensou como seria se você tivesse clientes que enxergam a sua marca como um amigo querido? 

Nós respondemos: você teria uma legião de fãs! E as pessoas não só viveriam o seu negócio, como também fariam propaganda sobre ele da maneira mais orgânica possível.

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Esta é a proposta do Marketing de Relacionamento, uma estratégia que busca criar uma relação contínua e progressiva com cada pessoa. 

Na contramão das outras estratégias, o Marketing de Relacionamento vai além da conversão: ele conquista e fideliza os seus clientes

Além disso, o Marketing de Relacionamento permite que você ouça a sua audiência a fim de melhorar as suas soluções. Uma vez que o seu cliente se sente acolhido com respostas rápidas e efetivas, ele fica à vontade para dar feedbacks. 

As chances dessa conversa contínua resultar em um carrinho cheio são ainda maiores.

O Marketing de Relacionamento é um plano de médio a longo prazo, que promete resultados duradouros e sem custos extras. Você pode inclusive, inseri-lo na sua estratégia de e-mail marketing! 

Confira alguns passos para se tornar um ídolo dos seus clientes através do e-mail marketing: 

Passo 1: Autorização

Como já mencionamos, você precisa pedir a permissão do seu cliente para iniciar a conversa. 

Uma boa ideia é começar este contato através de um formulário. Este é um bom formato porque você pode descobrir particularidades como quais são os produtos de interesse, além dos motivos que levaram esta pessoa até a sua marca. 

Passo 2: Conteúdos personalizados 

Aqui você já sabe quem é o seu destinatário. Ofereça, então, conteúdos personalizados. 

E como a base de todo bom relacionamento é a frequência, você pode intercalar os tipos de conteúdos dos e-mails. 

Passo 3: Venda

Neste momento, o cliente já interage e se reconhece na sua marca. 

Apresente alguns produtos que têm a ver com ele e, se possível, ofereça também um benefício. Frete grátis, cupons de desconto e itens exclusivos são sempre bem-vindos. 

Passo 4: Pós-venda 

Não deixe de saber o que o seu cliente achou do produto ou serviço oferecido. 

Se a resposta não for satisfatória, encontre uma maneira de se retratar. 

Caso o cliente esteja satisfeito, aproveite para sugerir produtos relacionados, ou até mesmo um conteúdo rico sobre quais as melhores formas de utilizar o que já foi comprado. 

Não se esqueça de continuar alimentando essa relação com conteúdos sazonais, promocionais e newsletters. 

Invista no e-mail marketing e tenha fãs!

Como você viu, o e-mail marketing pode ser uma estratégia de conteúdo ainda mais efetiva na hora de alavancar o seu Marketing de Relacionamento. Para isto acontecer, você precisa apenas de um domínio, uma ferramenta de envio e de profissionais que planejem e executem essa tarefa. 

É um processo que não varia no orçamento da sua empresa e que gera, dia após dia, cada vez mais lucro. Invista na segmentação e na personalização do seu contato e tenha um relacionamento com o cliente ainda melhor. 

Você já utiliza essa estratégia para se relacionar com o seu público-alvo? Deixe nos comentários quais são suas dúvidas sobre esse assunto e nos diga se gostou do conteúdo!

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