Marketing no Instagram: 7 dicas para você colocar em práticaTempo de leitura: 17 min

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Marketing no Instagram: 7 dicas para você colocar em prática - Inspire

Marketing no Instagram é fundamental para alavancar o seu negócio. Sabemos que o Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo.

Segundo dados do report da We Are Social e da Hootsuite, o Instagram conta com 110 milhões de usuários e é a 4ª rede mais usada no Brasil.

Logo, abriga potenciais clientes para a sua empresa, além de possuir ferramentas gratuitas para ajudar no relacionamento com o seu público.

Neste artigo, vamos apresentar 7 dicas para você começar o seu marketing no Instagram:

● A importância do Marketing no Instagram para as empresas;
● Por que investir em Marketing no Instagram;
● Instagram for Business;
● 7 Dicas para você colocar em prática

A importância do marketing no Instagram para as empresas

É cada vez maior o número de pessoas conectadas as redes sociais, seja no Instagram, Facebook, Twitter ou em outras redes.

Marketing para Instagram: 7 dicas para você colocar em prática - Inspire

Segundo dados divulgados no site DataReportal, os brasileiros passam em média mais de 3h por dia nas redes sociais.

Ou seja, elas servem como um meio de interação entre as pessoas no ambiente online, sendo possível obter dicas, captar feedbacks, trocar informações e compartilhar curiosidades do dia a dia.

Entretanto, o Instagram vai além dessa interação, sendo um ótimo meio para gerar oportunidades e divulgar a sua marca.

Afinal, o objetivo do Instagram é conectar pessoas, e negócios são feitos a partir dessas conexões.

Vale lembrar, que o Instagram traz uma proposta diferente das outras redes sociais, por ele é possível compartilhar fotos com efeitos diferentes e vídeos.

O objetivo principal, é criar conexões e, assim, promover o propósito da sua empresa.

Além disso, o mesmo conteúdo pode ser compartilhado em outros canais da empresa, visando conquistar novos seguidores e atrair mais visualizações.

Bem como, quando falamos em conteúdos criados por uma empresa, o Instagram possibilita que as marcas se conectem de maneira mais humanizada.

Com isso, acabam gerando maior empatia e criam conexões mais profundas com os possíveis clientes. 

Em resumo, podemos dizer que o Instagram serve para maximizar o alcance das empresas e assim, impulsionar a visibilidade do seu negócio de forma estratégica.

Por que investir em Marketing no Instagram?

O Brasil é o segundo país com o maior número de usuários no Instagram, ficando atrás somente dos norte-americanos. 

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Alguns dados:

● 53% são mulheres;
● 47% são homens;
● 67% do público está entre a faixa etária de 18 a 34 anos;
● Em média 1 bilhão de usuários ativos de diferentes comunidades, estilos, preferências pessoais e profissionais ao redor do mundo.

Além disso, os usuários do Instagram interagem 15 vezes mais do que no Facebook, e passam mais de duas horas por dia na ferramenta.

Dados divulgados pelo próprio Instagram, mostram que:

● 60% dos usuários descobrem novos produtos no aplicativo; 
● 73% dos usuários acompanham as marcas que gostam; 
● 57% dos usuários querem ver conteúdos de marca autênticos; 
● 61% dos usuários seguem marcas que não consomem, mas que fazem um conteúdo interessante. 

Logo, tais dados confirmam que o Instagram pode gerar inúmeros benefícios para a imagem e visibilidade da sua empresa no meio digital.

Pensando nisso, em 2016 o Instagram lançou a ferramenta Instagram for Business.

Instagram for business

De acordo com dados do próprio Instagram, 80% dos usuários presentes na rede social, seguem algum perfil comercial.

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Logo, é de extrema importância que a sua empresa esteja presente na rede e realize ações de marketing visando criar um relacionamento com o público.

Antigamente, os perfis se misturavam (pessoal x marca), o que acabava por impactar dentro das empresas.

Em outras palavras, isso dificulta o acesso a métricas e dados que são de extrema relevância para criar ações de marketing e medir o desempenho das mesmas.

Contudo, com a criação do Instagram for Business, passou a ser possível:

  • Ter um perfil exclusivo para fins comerciais;
  • Ter acesso a dados e métricas, e assim, planejar ações mais estratégicas;
  • Acompanhar essas métricas em tempo real e assim, promover ações visando a melhoria das ações;
  • É possível conhecer o público e entender o seu comportamento;
  • Criar anúncios a fim de promover produtos e/ou serviços;
  • Entre outras vantagens.

Sendo assim, o Instagram for Business ou Instagram para Negócios, tem como objetivo fornecer uma conta comercial a todos que oferecem algum tipo de produto e/ou serviço.

Mas, você deve estar se perguntando: Como eu faço para converter meu perfil pessoal para um comercial dentro do Instagram?

  • Acesse as configurações do seu perfil;
  • Em seguida, escolha a opção “Alterar para o perfil comercial”;
  • Escolha uma categoria;
  • Conecte um perfil do Facebook, caso deseje associar esse ao perfil comercial do Instagram, para isso, deixe as configurações dele como “Público”;
  • Caso não queira, escolha a opção “Não conectar ao Facebook”;
  • Na parte “Configurar seu perfil comercial”, é só inserir seus contatos empresariais e pronto!

Contudo, é preciso fortalecer a sua marca no Instagram:

  • Crie autoridade;
  • Gere a gerar engajamento;
  • Crie relações e conexões com o seu público.

Para isso, confira 7 dicas que vão te ajudar!

7 Dicas para você colocar em prática no Instagram

Agora que você já compreendeu a importância do Marketing no Instagram da empresa, confira algumas dicas para colocar em prática.

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1 – Defina sua Linha Editorial

Antes de tudo, para começarmos a publicação de conteúdo no Instagram, precisamos definir a linha editorial da empresa.

Ou seja, quais temas e assuntos serão abordados pela nossa marca nas redes sociais. Para isso, algumas perguntas podem ser feitas:

● Quais são os assuntos mais relevantes para o meu público-alvo?;
● Quais deles engajam melhor?;
● Qual a linguagem, tom e voz que mais combina com a minha marca e com o meu público-alvo? 

Por exemplo, aqui na Inspire a nossa linha editorial é sobre Inbound Marketing e Estratégias Digitais, que são os assuntos mais buscados pelo nosso público. 

Através dela, conseguimos nos comunicar de forma clara e objetiva com os nossos seguidores, além disso, conseguimos otimizar o tempo na criação de conteúdos.

Afinal, com os temas separados e bem definidos, conseguimos programar os conteúdos que serão postados e quando serão postados.

Além disso, atente-se às datas mais importantes dentro do seu setor, vale colocar elas dentro do seu planejamento editorial.

2 – Invista em Branding

Sabemos que Branding nada mais é que a gestão da marca, ou seja, uma estratégia usada para que a marca seja reconhecida no mercado em que atua.

O objetivo é despertar emoções e criar conexões junto ao público-alvo através das suas ações, sendo esses fatores determinantes para que o cliente escolha a sua marca e não outra.

Lembre-se, o branding precisa estar alinhado aos propósitos, posicionamento e valores da marca!

No Instagram, umas das principais estratégias é o compartilhamento de fotos e vídeos com o objetivo de engajar o público.

Contudo, é preciso saber como usar isso para promover a marca e gerar maior engajamento com os seguidores, logo:

  • Use as hashtags de forma estratégica;
  • Ofereça algo aos seus seguidores;
  • Conte histórias que visam engajar e que o público se identifique.

Além disso, existem alguns recursos “obrigatórios” para que as empresas consigam se comunicar, tanto com o público interno como externo:

  • Identidade visual (cores, logo, tipografia e formas de aplicação);
  • Posicionamento (valores, canais, linguagem, tom de voz e conteúdo).

E como fazer isso?

Através dos Arquétipos de Marca. Eles são os responsáveis por criar a personalidade da nossa marca e criar essas conexões.

Para saber mais, baixe o nosso e-book sobre arquétipos gratuito!

3 – Seja constante, quem não é visto não é lembrado.

Para ajudar a manter a constância, o calendário editorial é indispensável.

O calendário editorial funciona como um guia, contém datas, objetivos e eventos importantes.

Com isso, é possível criar um planejamento mais estratégico e direcionado aos seus objetivos.

Afinal, com um cronograma é mais fácil definir estratégias, conteúdos que serão criados e prazos para a produção de conteúdo.

Uma boa maneira de segmentar o seu calendário de postagens é com a regra 80/20, ou seja:

● 80% dos conteúdos são voltados à autoridade e conexão com o cliente;
● 20% desses conteúdos serão voltados para conversão.

Além disso, poste em diferentes horários para ver onde o seu público interage mais, quais são os melhores horários, dias e formatos de conteúdo.

Veja algumas dicas: 

● Se o segmento da sua empresa for B2C (cliente final), aposte nas postagens aos finais de semana;
● Se o segmento da sua empresa for B2B (empresas), programe todas as postagens para horários fora do período comercial.
● Á noite e um pouco antes do horário do almoço são sempre uma boa ideia;
● Quartas e quintas-feiras, aparentemente, são melhores para o engajamento;
● Postagens entre 15h e 16h geralmente trazem resultados mais fracos. 

O Instagram é uma rede social altamente interativa e é interessante que a sua marca esteja por dentro dos assuntos mais comentados. 

Ou seja, aproveite-os para construir uma comunicação mais espontânea com o público, e se precisar de ideias, baixe o nosso Calendário 360 Ideias para se Inspirar!

4 – Conteúdo humanizado

Você já leu algum post nas redes sociais ou até mesmo um e-book e teve a sensação de que aquilo foi escrito para você?

Pois bem, isso é conteúdo humanizado!

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Quando falamos em marca, precisamos entender que ela é feita por pessoas, e pessoas buscam por conteúdos que tragam empatia, identificação e verdade.

O objetivo é se aproximar do público, e fazer com que esse perceba que a marca entende as suas necessidades, estabelecendo assim, uma conexão entre marca x consumidor.

Afinal, já sabemos que para conquistar, educar, engajar e fidelizar o nosso público é preciso investir em um bom conteúdo.

Lembrando que, esse conteúdo precisa ser relevante e estar alinhado às necessidades do  consumidor.

Para isso, alguns pilares são levados em conta na hora de criar os conteúdos humanizados:

● Propósito da marca;
● Emoção e aproximação, lembre-se: Pessoas não gostam de ser atendidas por robô;
● Fale sempre a verdade;
● Tenha empatia, mostre que entende o consumidor e esteja disposto a ajudar.

Ter um conteúdo mais humanizado é a melhor forma de se aproximar do público e criar relações sólidas.

5 – Utilize as ferramentas do Instagram para expandir seus canais

O Instagram vai além do compartilhamento de fotos e vídeos no feed. 

Ou seja, outras funcionalidades estão disponíveis para maximizar os seus resultados.

Instagram Stories

Com o objetivo de promover maior interação entre os usuários, o Instagram Stories é composto por fotos e vídeos que desaparecem após 24 horas. 

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São diversas as possibilidades e motivos, que vêm fazendo do Instagram Stories uma estratégia cada vez mais interessante para os negócios. 

Dentre eles, podemos citar:

● A comunicação de ofertas que duram 24 horas; 
● A apresentação de novos produtos, podendo ser salva nos destaques;
● Maior aproximação com o público ao mostrar o dia a dia da empresa;
● Facilidade em abrir enquetes, caixas de perguntas e compartilhar conteúdos.

Direct Messages

Também conhecidas como Directs, as mensagens diretas são meios mais eficazes para criar uma conexão maior e mais próxima com os seguidores. 

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Com elas, podemos enviar textos, vídeos, fotos e até mesmo áudios, e somente quem está neste fluxo consegue ver. 

Assim, a conversa com o público se torna mais assertiva, e consequentemente conseguimos fazer com que ele avance mais rápido no funil de vendas.

Esta ferramenta também pode ser utilizada para se conectar com pessoas influentes no seu ramo de atuação.

Já pensou enviar um direct para alguém do mesmo segmento e começar uma parceria?

Reels

Lançado em julho de 2020, o Reels é uma ferramenta lançada para concorrer com o Tik Tok.

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Seus vídeos são de até 60 segundos e fáceis de produzir, garantindo assim, maior alcance para as contas que utilizam desse recurso. 

Além disso, os reels garantem maior aproximação com o público, por exemplo, é possível optar pelo humor ou pelos challenges da moda.

Logo, conquistando o público e divulgando a sua marca. 

A dica aqui é: Abuse da criatividade!

Lives

Sendo umas das opções mais simples, práticas e baratas para se comunicar com o público.

Através das lives, conseguimos nos comunicar com toda a nossa audiência em tempo real, e assim, estabelecer conversas ainda mais efetivas e próximas com o público. 

Podemos fazer demonstrações, apresentar lançamentos e responder a perguntas sem a necessidade de grandes produções.

Além disso, por ter a possibilidade dos seguidores participarem, esses acabam se sentido parte da marca.

Assim como, convidar parceiros que estejam alinhados com o nosso propósito e nicho de atuação, para bater um papo com os nossos seguidores e ajudar a sanar possíveis dúvidas..

Logo, é uma maneira de promover não só a interação, como também ganhar visibilidade e autoridade no segmento de atuação.

Instagram TV (Vídeos)

Em 2018, o Instagram lançou o IGTV com o objetivo de competir com alguns canais, como por exemplo, o Youtube.

Contudo, a ideia não teve tanto sucesso como o esperado.

Sendo assim, o app passa a se chamar “Instagram TV”, fazendo parte das publicações do feed e com a possibilidade de publicar vídeos de até 60 minutos de duração.

Com isso, a guia do IGTV foi substituída por um guia de vídeos, o que acabou facilitando a navegação pelos conteúdos de uma conta em um único lugar.

Se o objetivo da sua marca é publicar conteúdos mais densos, e assim, se conectar com a sua audiência, essa é uma boa opção:

● Mostre como os seus produtos e serviços podem ser melhor otimizados;
● Faça vídeos respondendo as principais dúvidas do seu público;
● Mostre os bastidores do seu negócio, compartilhe o seu dia a dia, mostre como um produto é criado ou um serviço é prestado;
● Mostre as coberturas dos eventos que a sua marca faz ou participa;
● Realize entrevistas com convidados;
● Promover webinars com palestras gratuitas;
● Entre outras possibilidades.

Além disso, eles ajudam a aumentar o engajamento, possuem alto potencial para viralizar e maior tempo de exposição para as marcas.

6 – Use hashtags

Assim como as palavras-chave, as hashtags ajudam a categorizar o conteúdo.

Quando você usa as hashtags, automaticamente você cria um hiperlink para hospedar a sua publicação ao lado de outras com a mesma característica. 

Desta maneira, pessoas que procuram por esta palavra ou tema conseguem chegar mais facilmente até a sua publicação. 

As hashtags fazem com que o público associe a imagem da sua empresa ou produtos àquela expressão, fazendo do seu conteúdo uma referência no mercado. 

Uma boa forma de viralizar nas redes, é utilizar hashtags interativas, ou seja, criar hashtags com o nome da empresa.

Além disso, podemos trazer expressões-chave e incentivar o uso delas pelos usuários, que se tornarão verdadeiros promotores da marca. 

Mas lembre-se, a hashtag deve ser clara e não muito longa.

● Além disso, é importante que você:
● Seja sucinto, usar 5 hashtags bem pensadas é melhor que 15 aleatórias;
● Evite palavras que já são muito utilizadas;
● Para evitar spams, comunique somente o que de fato for relevante para a imagem publicada;
● Atente-se às hashtags banidas, elas podem prejudicar o alcance dos posts.

Por fim, se usadas de forma estratégica, as hashtags podem aumentar a visibilidade dos seus posts, além de potencializar os seus resultados.

7 – Use CTA nos conteúdos.

Como você já sabe, o Call to Actions (CTAs) convida o leitor a tomar uma ação. 

Geralmente, eles vêm acompanhados de um hiperlink, que ainda é uma ferramenta restrita no Instagram. 

Logo, isso acaba por tornar o uso dos CTAs um pouco mais “complicado”, mas não impossível! 

Essa ação pode ser:

● Acessar o link da sua bio;
● Realizar o download de um e-book;
● Se inscrever em algum evento;
● Participar de algum sorteio;
● Convidar para comentar no post;
● Convidar para seguir sua marca em outros canais;
● Entre outras que façam sentido para o seu objetivo.

Lembra das hashtags? 

Uma forma estratégia de divulgação, é fazer um CTA incentivando o usuário a postar uma foto com a hashtag da sua marca.

Para isso, é preciso compreender as ações que são mais vantajosas para o seu negócio, para assim, usar CTAs que façam sentido para os objetivos da marca.

Conclusão

Podemos compreender que o marketing no Instagram é indispensável para as empresas.

Maior visibilidade, maior alcance, autoridade no nicho de atuação, relacionamentos duradouros, são alguns dos benefícios que as empresas obtêm ao investir nessa estratégia.

Lembrando, que o Instagram abriga potenciais clientes para a sua empresa, além de possuir ferramentas gratuitas para ajudar no relacionamento com o seu público. 

Em resumo, podemos dizer que o Instagram serve para maximizar o alcance das empresas e assim, impulsionar a visibilidade do seu negócio de forma estratégica.

Contudo, não deixe de estudar cada uma das dicas citadas aqui e aplicar de forma eficiente na sua empresa.


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