O Marketing de Conteúdo deixou de ser apenas uma tendência de mercado, e se tornou um investimento indispensável em qualquer negócio.
Mas afinal, o que é Marketing de Conteúdo?
Marketing de Conteúdo é a estratégia usada para a atração de clientes, através de conteúdos relevantes, sendo eles: e-book, textos em blog, post em rede social, etc.
O Marketing de Conteúdo não promove sua marca diretamente, ele apresenta soluções que o seu negócio pode oferecer para o público que você deseja atingir e que busca por essa solução.
O objetivo é:
- Aumentar o engajamento com a marca;
- Aumentar a visibilidade do seu negócio;
- Manter a sua base de leads engajada;
- Gerar credibilidade para a marca;
- Melhorar a experiência do cliente com o pós-venda;
O conceito Marketing de Conteúdo nasceu em 1895 no ambiente digital, e começou quando a John Deere, empresa norte-americana líder no segmento de máquinas agrícolas, publicou sua primeira edição do “The Furrow”, revista com foco em assuntos relacionados à agricultura, existente até hoje.
O lançamento e a interação com o público, é o que podemos considerar como um dos maiores propósitos do Marketing de Conteúdo, pessoas consumiam a publicação com o objetivo de se informar e acabavam descobrindo dores que até o momento não sabiam que existia.
Ao sentirem a necessidade e o desejo de realizar uma compra, o público acaba por optar por uma marca de confiança, no caso a John Deere.
Na contramão dos anúncios que invadem páginas e mais páginas, a revista educa, ganha autoridade no assunto e influência na decisão de compra, assim como o Marketing de Conteúdo.
Benefícios do Marketing de Conteúdo
- Aumentar o tráfego do site;
- Tornar a sua marca conhecida, assim como os produtos e serviços oferecidos por ela;
- Educar o seu mercado;
- Aumentar o engajamento com a sua marca;
- Impulsionar a geração de leads;
- Maximizar as vendas;
Sendo assim, Marketing de Conteúdo nada mais é, do que falar sobre o seu nicho de mercado para quem precisa dele. Podemos considerar uma o Marketing de Conteúdo, uma parte importante da estratégia de Inbound Marketing ou também chamada de Marketing de Atração.
Vamos falar um pouco sobre ele.
Inbound Marketing – Entenda como Funciona
O Inbound Marketing é a principal estratégia quando nos referimos ao Marketing Digital, e junto com ele está o Marketing de Conteúdo, sendo qualquer estratégia usada com o objetivo de captar o interesse do púbico de modo não invasivo ou interruptivo, atraindo a atenção do público de forma natural e mais sutil.
O objetivo é trazer esse público até você no tempo dele, por isso o nome marketing de atração, para depois você entregar a sua mensagem.
Quando bem realizado, o Inbound Marketing faz da sua empresa uma autoridade no assunto, aqui os clientes escolhem sua marca por conta do conteúdo que ela oferece, o que acaba por fidelizar seus clientes ao seu negócio.
Além disso, o Inbound Marketing permite que você alcance o público correto e estabeleça um relacionamento próximo com os clientes, sendo possível mensurar as interações e resultados em tempo real.
Uma das vantagens do Inbound Marketing, é a capacidade apresentada em aumentar o poder de persuasão, encurtando o ciclo de vendas e minimizando os custos.
Antes de começar a aplicar o Inbound Marketing na sua produção de conteúdo, saiba que ele possui quatro pilares, sendo eles:
Atração
Como o nome sugere, o pilar da atração visa atrair visitantes através do conteúdo.
É importante que você conheça muito bem o público que deseja atingir, suas necessidades e os lugares onde ele busca informações (como por exemplo as redes sociais, o Google ou até mesmo fóruns na internet). Só assim, você conseguirá criar publicações que sejam úteis, relevantes e que transmitam o diferencial exclusivo da sua marca.
Conversão
Neste pilar, o intuito é transformar os visitantes em leads. Aproxime-os do seu negócio e os transforme em potenciais compradores.
Para isso, conheça melhor o usuário que interagiu com os seus pontos de contato: quem é ele e o que ele procura? Colha informações através de formulários ou em troca de benefícios, consequentemente sua base começará a ser criada. Assim, esta etapa de fluxo nutrição será ainda mais assertiva.
Venda
Neste fluxo, a venda só acontece quando o seu lead demonstra interesse no produto ou serviço que a sua empresa oferece.
Para isso, mostre que a sua empresa está presente para conversar com quem interage com ela. O cliente baixou um e-book? Envie um e-mail personalizado e dê continuidade a essa comunicação.
Encantamento
Este é o pilar do pós-compra.
Como o Inbound Marketing visa um relacionamento duradouro, é necessário que você ofereça o suporte necessário ao cliente, além de encantá-lo com materiais complementares, o intuito nessa fase é fazer o cliente virar fã ou até mesmo um promotor voluntário da sua marca.
Para isso, invista em ações de relacionamento para conquistar de vez os clientes. Pergunte se deu tudo certo com o produto adquirido e envie, por exemplo, conteúdos que são do interesse dele, sempre que puder, ofereça benefícios exclusivos, como frete grátis ou cupons de desconto.
Canais para Aplicar o Marketing de Conteúdo
Agora que você já entendeu como funciona o Marketing de Conteúdo, entenda quais são os principais canais para se comunicar com o público:
Blog
Não é à toa que o blog é considerado o guarda-chuva da estratégia de Marketing de Conteúdo.
Além de permitir que você hospede textos ricos em SEO que garantem o tráfego orgânico e a criação e compartilhamento de links que levem as pessoas até o seu site, ele permite que as pessoas conheçam melhor a sua empresa dentro de uma única plataforma.
Redes Sociais
As redes sociais, por sua vez, facilitam a divulgação da sua marca, o engajamento e a audiência, aumentando a geração de tráfego para o seu blog ou site, sendo quase que indispensáveis para a distribuição do conteúdo autoral.
Confira algumas características das principais redes sociais utilizadas:
É a maior rede social do mundo. Para se destacar, trabalhe conteúdos criativos e estratégicos, e não deixe de compartilhar os posts que estão nas outras redes sociais.
Concorrida como o Facebook, esta plataforma inspira os seus usuários. Para se destacar no Instagram, capriche nas imagens e utilize as hashtags corretas. Invista criatividade e tempo na produção de vídeos e não renuncie à divulgação através dos Stories e do IGTV.
Com publicações mais enxutas, a rede segue firme e forte. Utilize-o como uma espécie de blog com mensagens limitadas. Com ele você pode otimizar o atendimento, melhorar o engajamento e solidificar o relacionamento com o cliente.
Encontre pessoas influentes. Para se destacar no LinkedIn, utilize suas ferramentas próprias de Marketing de Conteúdo. Compartilhe novidades, números e inovações da sua empresa e prepare-se para gerar leads em escala.
E-mail Marketing
O e-mail marketing, continua sendo uma das ferramentas de maior retorno sobre investimento (ROI). Isso porque ele possui baixo custo e permite que você faça a análise de quantas pessoas interagem e quais foram os maiores interesses com a sua mensagem.
Para que a produção de conteúdo de e-mail marketing seja ainda mais efetiva, é importante que você tenha sua própria base de dados e segmente estes contatos. Além disso, é relevante que você trabalhe com templates de e-mail em HTML e utilize alt tags.
A frequência do envio desses e-mails também é importante. Para entender qual é a melhor, pense primeiro no conteúdo, para informar sobre eventos e novidades, por exemplo, não passe de um e-mail por semana. Já se precisa amadurecer este relacionamento, pergunte para o próprio cliente qual é a melhor opção.
Marketing de Conteúdo no Funil de Vendas
O Marketing de conteúdo ainda pode fazer com que o cliente avance mais rápido no funil de vendas. Veja quais podem ser os melhores formatos para a criação de conteúdo dedicada a cada estágio:
Topo do Funil
Como essa é a fase em que ocorre o aprendizado e a descoberta, é interessante que você atraia a atenção do público através de blog, posts, podcasts e vídeos.
Meio do funil
Essa é a fase do reconhecimento do problema e da consideração. Sua empresa tem a oportunidade de transformar a pessoa interessada em lead. Para isso, é interessante que você envie blog, posts, ofereça e-books e webinars focados em soluções.
Fundo do funil
Aqui é o momento mais importante do funil de vendas, onde acontece a decisão.
Tudo o que você precisa oferecer são as instruções para que o cliente efetive a compra. Se necessário, pincele o senso de urgência. Foque no conteúdo de marca e nos produtos ou serviços que a sua empresa oferece.
Mostrar cases de clientes ou até mesmo demonstrações do produto também pode ser algo bem efetivo.
Conteúdo para o pós-venda
A estratégia de conteúdo não acaba com a efetivação da venda. Para incentivar a recompra no seu negócio, ofereça uma experiência positiva através do conteúdo. Utilize blog, posts e infográficos para manter o seu cliente satisfeito.
Como Planejar sua Estratégia de Conteúdo?
Existem três etapas a serem seguidas, quando se trabalha uma estratégia de marketing com conteúdo consistente, são elas: o planejamento, a execução e a mensuração.
Quanto mais detalhado o seu planejamento, melhor. Ele existe para que você aponte os resultados que deseja obter e trabalhe até chegar neles. É importante que você leve em consideração o perfil das personas envolvidas: o objetivo da estratégia, os KPIs que pretende seguir e como este conteúdo se encaixa no funil de vendas.
Agora é só pesquisar os temas e encontrar palavras-chave relevantes. Ainda não está confiante? Então confira algumas dicas.
Definição da Persona
Entender quem é o público que você deseja atingir, é a base do seu planejamento e é por isso que utilizamos as personas.
Caso você ainda não tenha familiaridade, saiba que as personas são representações semi-fictícias de um tipo de cliente. Esses personagens geralmente são construídos com base em informações levantadas em entrevistas sobre idade, preferências, ou até mesmo o tipo de produto procurado.
Isso contribui e muito, para que você faça um conteúdo mais assertivo, pois quanto melhor você conhece a sua persona, mais fácil será de mapear e entregar um conteúdo que condiz com esta jornada de compra.
Definição dos Objetivos e KPIs
Agora que você já sabe quem são as personas a serem alcançadas, decida qual objetivo seguir. Veja alguns exemplos:
● Minha marca precisa ser mais bem reconhecida?
● Preciso aumentar o engajamento com o cliente?
● Preciso educar os meus clientes?
● É hora de alavancar as vendas?
Este objetivo deve ser capaz de ajudar o seu negócio a chegar em um resultado no menor tempo possível.
É por isso que com o objetivo da estratégia em mãos, você deve definir também quais são os indicadores-chave (KPIs) que irão medir se ela está funcionando bem ou se ainda precisa melhorar.
Veja quais são alguns KPIs que você pode seguir:
- Para reconhecimento de marca: mensure o número de curtidas, seguidores, visitas e visualizações;
- Para avaliar o engajamento com o cliente: olhe sempre para o número de comentários, páginas visitadas e compartilhamentos;
- Para educar o seu cliente: análise o número de assinantes do feed RSS e a quantidade de usuários inscritos na newsletter;
- Para alavancar as vendas: olhe para o tempo que cada cliente permanece no site da sua empresa.
Além disso, vale lembrar, que o melhor KPI é aquele fácil de ser mensurado e compreendido por toda a equipe.
Definição dos Formatos
O formato do conteúdo varia conforme o público-alvo: quais são os canais onde a sua persona está?
Para chegar até ela, você pode fazer blogs, posts, e-books, vídeos, infográficos ou até mesmo podcasts.
Mensurando os Resultados das suas Campanhas
Como você viu acima, existem diversas maneiras de mensurar se o conteúdo está cumprindo o objetivo desejado. Aprenda um pouco mais sobre os tipos de métricas da estratégia de conteúdo.
Métricas Editoriais
As métricas editoriais são aquelas que apresentam os resultados mais amplos com base nos conteúdos divulgados.
Você pode observá-las no comportamento dos backlinks, comentários, compartilhamentos, número de visitantes únicos e até mesmo o tempo de permanência na página.
Métricas de Negócio
Relacionadas com as conversões geradas através dos conteúdos, as métricas de negócio são mais específicas.
Você pode observá-las na geração de leads, nos pedidos de demonstrações ou até mesmo nas vendas.
Marketing de Conteúdo: Estratégia para Atrair e Fidelizar seus Clientes
Como pode ser observado, o Marketing de Conteúdo pode ser muito efetivo se bem usado, para isso:
- Entenda qual objetivo você deseja alcançar;
- Trace uma estratégia tendo em vista a sua persona;
- Coloque o plano em execução;
- Faça um balanço do que deu certo ou pode melhorar.
Vale ressaltar, que não é só estar na internet, mas como você se apresenta nela visando conquistar o interesse do seu público, como você se destaca em meio a concorrência.
Para saber mais sobre o assunto, conheça 6 exemplos de Marketing de Conteúdo para você se inspirar, e não deixe de se cadastrar em nossa newsletter para ficar atualizado sobre as novidades do Marketing Digital.