Certamente o ano de 2021 foi difícil para muitas pessoas.
Além das incertezas causadas pela pandemia, os obstáculos tornaram o ano que se passou desafiador para todos, especialmente para as empresas.
Entretanto, não tem como não admitir que o jeito de se viver no mundo mudou. A nossa forma de consumir produtos e serviços foram um dos pontos decisivos para que o mercado se adaptasse.
Nesse contexto, você deve estar se perguntando: o que vai ser do pós-pandemia?
Que modificações a pandemia promoveu nos hábitos de consumo? Como ser mais eficiente na hora de criar um anúncio ou produto?
Responderemos essa e outras perguntas com as lições de 2021 que pretendemos colocar em prática em 2022. Confira só!
1 – Dois anos de pandemia e a mudança nos brasileiros?
O Isolamento Social trouxe consigo a adaptação de atividades externas para as atividades dentro de casa.
Diante desse cenário, o mundo do marketing se modificou para entender o novo consumidor que surgiu com esse contexto.
Segundo a Google, as mudanças digitais têm sido sem precedentes.
Por conta do tédio do isolamento social, foi visto um aumento nas buscas por cursos de meditação, encontros online, delivery, planejamento de finanças e até mesmo assuntos como almoço de família.
2 – Liberdade: a tendência do corpo livre entre as mulheres.
O movimento body positive, que visa a aceitação corporal, ganhou força durante a pandemia. Além disso, outro ponto interessante é a busca emergente por transição capilar que aqueceu as pesquisas sobre o assunto no Google.
Nesse sentido, o que as marcas têm a ver com isso?
Por conta desse movimento, espera-se que as marcas estejam cada vez mais engajadas com uma publicidade que mostre quebra de padrões, equidade e comprometimento com assuntos como bem-estar.
3 – Deslocamento em tempos de pandemia
Sem dúvidas, outro ponto importante de ser comentado é que a privação de ir às ruas diminuiu o movimento em bares, restaurantes e até mesmo em supermercados.
Nesse contexto, além da maior presença de fornecedores em aplicativos de entrega de refeição, agora também já existe a disputa das marcas pelos minimercados em condomínios.
As compras por impulso migraram para o online e as marcas se aproveitam disso para estarem cada vez mais posicionadas nas redes sociais, nos sites e nos aplicativos.
4 – Tecnologia ajuda as empresas no e-commerce
O User Experience é um ponto crucial e relevante para qualquer e-commerce.
Durante a pandemia, as empresas perceberam a importância de se atentar à experiência que o seu usuário está tendo ao acessar o seu produto.
Listamos alguns pontos:
- Como está a usabilidade do seu site?
- O seu site está preparado para receber um alto volume de acessos?
- Existe alguma forma de facilitar a compra no seu site?
Curioso, não? Pode ser que você nunca tenha pensado nesses pontos que são cruciais para que o seu cliente finalize a jornada de compra e se sinta satisfeito dentro do seu site.
O que fica de aprendizado para os negócios?
Diante da retrospectiva acima, você deve estar se perguntando: mas o que podemos aprender com todo esse estudo de impacto da pandemia no consumo e estilo de vida?
Um dos pontos mais importantes que podemos destacar como aprendizado é o “viver o presente”, sem planejar minuciosamente o futuro, mas ao mesmo tempo trabalhar bastante para tirar suas ideias do tempo presente do papel.
Acreditamos que a pandemia veio para mostrar que não temos controle total sobre tudo, concorda?
É importante se preparar, mas de forma que seus planos e de sua empresa possam ser adaptáveis, abertos a sugestões.
O “novo” e uma mudança de mindset podem te surpreender, acredite!
Lembre-se sempre que as empresas que se preparam conseguem lidar melhor com os obstáculos que encontram no caminho.
Curtiu o nosso conteúdo? Envie para um amigo empreendedor que adoraria saber mais sobre o assunto.
E não se esqueça de acompanhar mais sobre o mundo do marketing digital no nosso linkedin e instagram.