Saiba qual o canal de divulgação é o ideal para sua empresaTempo de leitura: 8 min

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Canal de divulgação

Um bom canal de divulgação para sua empresa é fundamental, principalmente para o crescimento dela e do bom rendimento da marca.

Afinal, não adianta nada ter um negócio que possa ajudar nas dores de inúmeros clientes se ele fica escondido e ninguém conhece. 

Pode ser uma empresa de brindes corporativos ou de qualquer setor dentro do mercado.

Uma boa comunicação vai fazer com que mais pessoas possam adquirir o seu produto e o seu serviço, bem como vai fazer com que você ganhe credibilidade. 

Inclusive, agora é fácil encontrar formas de divulgação.

Se antes você era obrigado a comprar um espaço na rádio ou nos classificados do jornal, hoje dá para falar sobre a sua empresa nas redes sociais. 

Além disso, as ferramentas de impulsionamento ainda estimulam que mais pessoas possam ver o seu serviço, bem como comprar com a sua empresa. 

Por exemplo, os displays personalizados divulgam rapidamente o que você posta.

E assim, inúmeras pessoas que seguem ou que têm interesse em algo relacionado à sua empresa podem ver.

Mas para isso você precisa saber tudo sobre a sua marca, como:

  • O que ela pode oferecer?
  • Quais são os seus pontos fortes?
  • Quais são os seus pontos fracos?
  • Como é a concorrência?

Com essas informações, você terá condições de falar e comunicar o que o seu negócio tem de melhor, e, assim, atrair cada vez mais pessoas.

O resultado mais efetivo virá quando você conhecer também o seu público-alvo e optar por se comunicar de forma mais coerente para essas pessoas.

Afinal, pense só, não dá para vender etiquetas em branco para quem tem dificuldades de escrita. 

Tendo isso em vista, estudantes e certos comerciantes são o público mais indicado para receber esse material.

Por isso saiba muito bem o que você tem a oferecer e quem pode comprar. 

Não vacile, porque o mercado está cada vez mais competitivo e qualquer erro na comunicação pode ser fatal para o seu negócio!

Por que investir em marketing?

O marketing digital oferece inúmeras maneiras de você divulgar o seu negócio da melhor forma.

E não importa se sua empresa está começando, se é pequena ou se está a muito tempo no mercado. 

A divulgação do seu serviço vai fazer toda a diferença para o sucesso do empreendimento.

Ou seja, desde uma empresa que venda chinelos personalizados e brindes até produtos mais complexos.

Inclusive, segundo pesquisas, o marketing digital no Brasil deve continuar crescendo e se expandindo.

Por isso, não deixe de atuar no marketing, pois ele fará uma grande diferença e pode ser um diferencial no mercado.

Inclusive, existem três canais de vendas no Marketing, que são os seguintes:

1 – Vendas diretas

Neste tipo de venda, não existe um agente intermediador, ou seja, a venda é entre fabricante e consumidor final.

Dessa forma, esse canal é mais personalizado, criando um vínculo bem forte entre a empresa e o seu cliente.

Ademais, é um modelo bem visto em vendas porta em porta, lojas virtuais e catálogos.

2 – Vendas indiretas

Já neste modelo, o agente intermediário passa a fazer parte.

Por isso, podemos dizer que é um tipo que acontece mais no varejo, no atacado, nas revendedoras e, até mesmo, nas distribuidoras.

Isso porque quem faz o produto não é quem vende.

3 – Vendas dual

Neste último caso, podemos dizer que ela é uma junção dos outros dois.

Isso porque, o fabricante pode ser o vendedor ou optar por um agente para fazer a venda, é comum em empresas que fabricam, mas que tem loja própria também. 

O amplo universo da internet

Não dá para não estar na internet. Se sua empresa não está nela, é como se “não existisse”. Isso se prova quando pensamos que o investimento nas redes chega na casa dos bilhões. 

Além disso, o marketing digital, como foi falado antes, traz inúmeras vantagens para a divulgação do seu serviço.

As redes sociais ajudam o impulsionamento, assim como blogs corporativos. 

Caso seja necessário, também opte por um software de call center para resolver os problemas de seus clientes.

Entenda mais sobre a divulgação na televisão

Mesmo com muitas pessoas achando que a TV está “datada” e ninguém vê, ela segue como um grande canal de comunicação.

E, inclusive, está dentro da casa da maioria dos brasileiros. 

Pensando nisso, alguns dados comprovam essa informação, isso porque o IBGE diz que menos de 3% das pessoas não têm o aparelho de TV.

Ou seja, ficou claro que não dá para desprezar esse meio de divulgação. 

Entretanto, para uma boa campanha, é preciso saber qual horário o seu público está mais vidrado na televisão e qual é o melhor jeito de informar.

Além disso, é preciso investir em uma imagem bonita e agradável e com uma linguagem simples para ser assimilada facilmente.

Ademais, a TV pode divulgar de uma forma melhor produtos que são mais visuais, como mochilas personalizadas com rodinhas e também brinquedos infantis.

Afinal, na televisão é mais fácil ver como é uma mochila do que no rádio, por exemplo, assim como os brinquedos.

O rádio segue como uma opção para a sua empresa 

Este é outro meio de comunicação que as pessoas acham que está morto, mas o rádio continua sendo um “canhão” de audiência.

Porém, o anúncio nesse veículo costuma ser mais barato do que o da TV.

Ademais, a qualidade e o bom texto é primordial para fazer uma boa propaganda no rádio, afinal, quem não se lembra de um bom jingle?

A música gruda na cabeça e faz com que sua marca seja assimilada mais facilmente. 

E como o rádio não tem imagem, é importante criar cenas na cabeça do ouvinte para que ele entenda como funciona o seu negócio.

Sendo ideal para serviços, ao invés de produtos materiais. 

Jornal saiu de moda? Claro que não!

Antigamente, os classificados eram uma excelente forma de propaganda, mas, hoje, com as mudanças ocasionadas pela internet, pode existir uma dúvida com relação a isso.

Entretanto, ainda existem pessoas fiéis ao jornal.

Além disso, os jornais são vistos com mais credibilidade pelas pessoas, o que ajuda a sua empresa a ser vista com melhores olhos.

E como os jornais seguem regras editoriais e verificam as informações divulgadas, as pessoas passam a acreditar mais no impresso, que dificilmente fala alguma fake news.

Por isso, se sua marca estiver lá será bem vista. 

Veja como escolher melhor veículo para o seu negócio 

Como em qualquer situação, é preciso entender o que você quer com o seu negócio e como quer divulgá-lo.

Dependendo do que quer falar, um jornal ou rádio pode ser um veículo mais propício e eficaz na divulgação. 

Mas também é bom não focar em só um deles.

Diversificar fará com que mais pessoas confiram e vejam como é o seu serviço.

Seja você uma empresa que faz balões para decoração de aniversário ou que trabalha com contabilidade.

Os meios de comunicação têm suas vantagens e desvantagens, sendo assim, a escolha deve ser baseada em alguns aspectos, por exemplo:

Saiba as características de seu público-alvo  

É  primordial conhecer o seu público-alvo para fazer uma propaganda corretamente. Se não souber, você já está um passo atrás na disputa do mercado.

Para saber como são as pessoas que mais procuram por seu serviço, atente-se ao:

  • Sexo;
  • Idade;
  • Profissão;
  • Renda média.

Esses dados ajudam na pesquisa e na atuação de um marketing mais efetivo. Assim você vai saber qual é a melhor linguagem e forma de falar com o público.

Se o seu público é mais velho, o investimento em anúncios nos jornais impressos pode ser a melhor opção. Mas, não deixe de anunciar em outros lugares como o rádio, TV e, claro, internet.

E mesmo com inúmeras vantagens na divulgação do seu serviço nos meios de comunicação.

Não se esqueça do boca a boca e faça camisetas promocionais como brinde de seu serviço, pois assim seus clientes ficarão contentes com a surpresa.

Além disso, mesmo com a modernidade, fatores do offline ainda são eficientes para o seu empreendimento.

Além das campanhas e divulgação nas redes sociais e veículos de comunicação, ter uma boa equipe fará a diferença para o seu negócio. 

Ou seja, não deixe de ter uma mão de obra especializada para eventos ou  para o seu serviço. 

Faça um bom orçamento 

Antes de tudo, é preciso deixar uma parte da renda para investimento em marketing, pois ele será o responsável pela sua divulgação e captação de novos clientes. 

Então, mesmo que a situação esteja difícil, arrume uma forma de fazer anúncios, pois eles darão um bom retorno se forem bem feitos e destinados da forma correta para o público certo.

E não deixe de entender qual é o seu maior objetivo, pois assim você fará boas propagandas e atingirá o público que deseja obter.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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