Website Profissional ou Loja E-commerce – Como construir o seu?Tempo de leitura: 6 min

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Quer dar início à sua jornada como empreendedor digital ou então alargar o seu negócio ou projeto para um website profissional?

Se a sua resposta for sim, você precisa começar construindo um website para a sua empresa.

Logo, é preciso entender quais são os passos para construir o website ou o seu e-commerce.

Sem dúvida, todo o processo é complexo e exige um planejamento aprofundado.

Contudo, felizmente, os recursos, aplicativos e softwares de construção para websites estão se multiplicando e oferecendo maiores opções.

No entanto, para que não haja desperdícios de recursos logo de cara, iremos analisar um dos principais passos a ser considerado.

Logo, avançar para a construção de um  website profissional e minimizando ao máximo possíveis erros.

Nos dias atuais, uma das formas usadas para atrair os clientes é no meio digital, e a porta de entrada para isso pode ser um site ou um e-commerce.

Neste artigo, vamos mostrar como começar o seu site do zero, e como estar no meu digital pode maximizar o seu negócio:

  • Você apresenta de forma clara o propósito da sua empresa;
  • Ganha visibilidade e clientes;
  • Melhora o engajamento com os clientes e consumidores da sua marca;
  • Deixa o seu contato visível para que as pessoas te encontrem;
  • Cria credibilidade profissional;
  • Entre outros.

Listamos 4 tópicos para ajudar nesse processo de criação.

1. Determine o orçamento para a criação do seu website profissional

IMG2 - ORÇAMENTO WEBSITE PROFISSIONAL

Tomada a decisão de elevar o seu negócio ao próximo nível, com a construção do seu website ou loja profissional, é hora de verificar o orçamento disponível.

Lembrando que, é preciso considerar alguns fatores que podem influenciar no seu orçamento, como:

  • Optar por um software de construção de websites gratuito:

Existem algumas plataformas com essa opção, mas nem todos os softwares apresentam planos gratuitos ou recursos relevantes para o seu website.

Logo, comparativos de softwares de construção de websites, são fundamentais para entender os custos finais e optar pelo software que melhor lhe atenda.

  • Contratar um ou mais freelances:

Caso disponha de um orçamento mais expressivo e não tenha tempo para estruturar o seu website, poderá recorrer a profissionais freelances.

Esses profissionais podem ser especialistas da área, capazes de construir um website conforme o modelo idealizado por você. 

  • Contratar uma Agência Web:

Pode ser a melhor opção caso você não tenha o domínio para a construção do mesmo e nem tempo.

Contudo, vai demandar maior disponibilidade no orçamento.

2. Conheça o seu público-alvo de forma detalhada

IMG3 - PUBLICO-ALVO WEBSITE PROFISSIONAL

Para se alcançar os melhores resultados como empreendedor digital, é imprescindível que você conheça o seu público-alvo de forma mais detalhada.

Tal informação, permite que você tenha maior clareza do conteúdo ideal para esse público.

Bem como, as cores, a estrutura e as páginas web que devem ser incluídas na construção do seu website, o que garante maior assertividade.

Além disso, tenha em mente que as suas páginas web deverão transmitir o máximo de credibilidade e qualidade, e como resultado, a fidelização do público.

Estude os seus hábitos, gostos e interesses, forneça a melhor resposta dentro do que eles esperam de você.

Essa etapa é de extrema importância não só para a construção do seu website, mas também para as suas campanhas de marketing.

Quanto maior a clareza e a compreensão do seu público-alvo, maior será a sua assertividade e chances de conversão.

3. Saiba quais os tipo de recursos e aplicativos serão importantes

IMG4 - WORDPRESS WEBSITE PROFISSIONAL

Existem softwares destinados à construção de websites, que disponibilizam recursos, ferramentas e aplicativos que agregam maior valor ao seu website.

Por exemplo, o WordPress disponibiliza a opção de escolha em termos de plugins, tal diversidade não é apresentada por outros softwares.

Sendo assim, escolha por um software que disponibilize os aplicativos aos quais você necessita.

Escolha o template e planeje o tipo de página web que atende melhor ao que você precisa.

Ou seja, conteúdos e outras funcionalidades extras que você considera serem necessárias no seu website ou loja online.

Com essas informações, compare as diferentes lojas de softwares e escolha aquela que atenda melhor ao que você precisa.

Vale ressaltar, que na maioria desses aplicativos ou plug-ins, você terá acesso a revisões detalhadas e a opinião de outros empreendedores digitais.

Em outras palavras, que já usaram ou usam tal software, assim será possível avaliar e escolher aplicativos mais bem avaliados por quem usa.

Essa análise é importante para minimizar possíveis “dores de cabeça” e perda de tempo.

4. Estabeleça estratégias para gerar tráfego ao seu website profissional

IMG5 - ESTRATÉGIA WEBSITE PROFISSIONAL

No WordPress existem plugins para esse efeito, que indicam onde o conteúdo da sua página web pode ser melhorado.

Dessa forma, contribui para o seu site estar bem posicionado nos principais mecanismos de busca, como por exemplo no Google.

Logo, todo o tráfego gerado através das boas práticas de SEO, é considerado tráfego orgânico ou tráfego não pago.

Caso você tenha pressa para que os resultados comecem a surgir, poderá optar pelo tráfego pago.

Além do investimento exigido nas campanhas, é preciso entender como as páginas da web precisam ser construídas.

O objetivo é maximizar as suas taxas de conversão.

Páginas como a “Landing Page” ou páginas com call to action, podem ser a solução para que as suas campanhas obtenham ótimos resultados.

Conclusão

Podemos concluir que realizar um planejamento é essencial no desenvolvimento do seu website profissional.

Antes de mais nada, é preciso ter um orçamento claro e o seu público-alvo bem definido.

Assim como, identificar quais softwares são capazes de atender a suas necessidades.

Por fim, defina as estratégias que você irá utilizar para gerar tráfego ao site e consequentemente a venda do seu produto ou serviço.

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