Tráfego – Conheça os 6 tipos a serem usados para atrair mais visitas ao seu site.Tempo de leitura: 12 min

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IMG1 - TRÁFEGO

Tráfego é o fluxo de usuários que entram ou navegam entre as páginas de um site.

Ou seja, é toda a movimentação dos usuários pela internet.

Aumentar o tráfego de uma página significa atrair leads, consolidar relacionamentos e conversar diretamente com o público-alvo.

Vale lembrar, que todo site consolidado faz bom uso das práticas de SEO, sendo eficiente para atrair novos visitantes e usuários mais qualificados.

Logo, se você não tem o domínio sobre SEO, leia o artigo sobre o tema.

Neste artigo, vamos explicar o que é tráfego qualificado e os diferentes tipos para você trabalhar na construção da sua página na web.

Tráfego Qualificado

IMG2 - TRÁFEGO QUALIFICADO

Tráfego qualificado é formado pelo público que mostra interesse no conteúdo do seu site e interage com ele.

Ou seja, garantindo maior relevância para a página e também maior potencial de conversão.

Esse público pode chegar até o seu site tanto de maneira orgânica, como através da publicidade nos sites e mídias sociais.

Por serem visitantes que desejam comprar um produto ou contratar um serviço, o tráfego qualificado vai trazer o real retorno sobre o investimento.

Entre esses públicos marcantes, podemos citar:

●     Visitantes que se interessam pelo conteúdo que a sua marca oferece;

●     Clientes leais;

●     Visitantes que interagem positivamente e sempre retornam;

●     Visitantes que sabem o que querem e efetuam a compra rapidamente.

Repare que dentro do tráfego qualificado, pontuamos diferentes públicos e seus momentos de compra.

Logo, é importante definir as suas personas, são elas que vão ajudar a definir quais tipos de tráfego adotar.

A Importância do Tráfego Qualificado

IMG3 - TRÁFEGO QUALIFICADO

Investir no tráfego qualificado eleva a autoridade da sua empresa, agrega maior valor ao conteúdo e ainda gera maior engajamento.

Entenda, o Potencial de Conversão é consequência.

Ou seja, quanto mais a sua página é vista por quem deseja consumir os seus produtos, maiores são as chances de conversão.

Quando falamos em Marketing Digital, a criação de um novo tráfego e a qualificação dos leads são etapas estratégicas.

Isso porque uma etapa puxa a outra, por exemplo: uma lista de e-mails é gerada a partir de uma landing page, e assim por diante.

Conheça agora os 6 tipos de tráfego qualificado e entenda quando utilizar cada um deles.

Tráfego Orgânico

IMG4 - TRÁFEGO ORGÂNICO

Tráfego Orgânico não precisa de impulsionamento pago.

Ou seja, você consegue através de postagens nas redes sociais ou até mesmo do e-mail marketing.

Geralmente está ligado ao acesso de usuários que encontram o seu site através das pesquisas no Google.

Uma das vantagens do tráfego orgânico é a gratuidade, logo, não é preciso investir na plataforma para ser encontrado.

Portanto, para que a sua empresa tenha um tráfego orgânico efetivo, não deixe de investir no Marketing de Conteúdo.

Elabore artigos com técnicas SEO e com o tempo o seu site aparecerá nos resultados para mais usuários.

Tráfego pago

IMG5 - TRÁFEGO PAGO

Tráfego Pago é aquele gerado pelos anúncios.

Pode vir através de um link patrocinado nos buscadores ou das mídias pagas, como as redes sociais ou sites de notícias. 

No Google, por exemplo, estes links aparecem antes dos resultados orgânicos e são sinalizados com a etiqueta “ad”.

Já no Instagram, aparecem como “Patrocinado”

Esta é uma boa estratégia para quem está começando, pois exige menos tempo e tem um bom ranqueamento. 

Tráfego Direto

IMG6 - TRÁFEGO DIRETO

O Tráfego Direto vem do conceito de venda direta.

Ou seja, acontece quando o visitante busca o site na barra de pesquisa sem a necessidade de intermediários para direcioná-lo.  

Para que o público-alvo chegue até o seu site através do tráfego direto, é importante fazer com que ele seja conhecido. 

Você pode promover o endereço do seu site através de canais digitais, ou até mesmo no ambiente off-line.

Caso tenha um escritório ou loja física, experimente deixar a url do site em evidência.

Esta é uma boa maneira de começar. 

Tráfego Social

IMG7 - TRÁFEGO SOCIAL

O Tráfego Social é gerado a partir das redes sociais, ou seja, Instagram e Facebook, por exemplo. 

Ele é um bom indicador para a sua estratégia, pois o público passa um tempo considerável nestas redes.

Serve para inspirar o consumidor e despertar o interesse pelo seu produto ou serviço.

Além disso, as mídias sociais permitem o compartilhamento: crie um conteúdo viral e veja o seu site se espalhando por aí!

Tráfego Referência

IMG8 - TRÁFEGO REFERÊNCIA

O Tráfego de Referência acontece quando o público chega até a sua página através de outros sites.

Ou seja, blogs ou outras páginas que vinculam links que direcionam o público até o seu site.

Ele reforça a importância de utilizar guest posts na sua estratégia de conteúdo.

Ao acessá-la, o usuário mostra ao Google que o conteúdo do seu site é relevante e deve ser melhor ranqueado.

Tráfego de E-mail Marketing

IMG9 - TRÁFEGO EMAIL

O Tráfego de E-mail Marketing vem dos visitantes que têm contato com a newsletter do seu site e utilizam a ferramenta para avançar no funil de vendas.

Sendo assim, é ideal para testar novas possibilidades, uma vez que você pode direcionar o público para os mais diversos fluxos de nutrição.

Como escolher o melhor canal?

IMG10 - TRÁFEGO CANAIS

Se  você estiver se perguntando quais são os melhores canais para gerar tráfego para o seu site, a resposta é: Avalie!

Cada site possui um público diferente e é somente testando que você conseguirá saber qual é o melhor caminho.

Para começar, olhe para o seu público-alvo:

  • Quem são as personas que o compõe e onde elas estão?
  • Quais canais elas consomem?

Se forem pessoas mais presentes em determinada rede social, invista mais no tráfego social.

O importante é não deixar de estar presente nos outros pontos de contato, principalmente nos orgânicos.

Através dessa avaliação, você descobre os canais que devem ser mantidos, os que precisam ser ajustados e quais poderão ser descontinuados.

Nessa hora, use o Google Analytics para te ajudar.

O cálculo do ROI (Retorno Sobre o Investimento) também é muito importante nessas horas.

Ao avaliar as métricas individualmente, você será capaz de avaliar qual investimento é válido e os melhores canais de aquisição.

Preste atenção aos canais que geram maior tráfego qualificado.

Nem sempre a mídia que gera maior fluxo para o seu site é a melhor.

Confira algumas dicas para gerar tráfego ao seu site

IMG11 - TRÁFEGO SITE

Agora que você já sabe quais são os tipos de tráfego qualificado, veja o que é necessário para deixar o seu site pronto para os visitantes.

Lembre-se, a página deve ser agradável para os clientes, escolha um servidor de qualidade e invista no design aliado à identidade visual.

Otimize a página com técnicas de SEO

IMG12 - TRÁFEGO SEO

SEO é a estratégia de otimização de sites, que faz com que o público encontre o que procura com maior facilidade.

Como consequência do trabalho de SEO, o domínio da sua empresa fica na primeira página do buscador e mais pessoas têm acesso ao seu site.

Otimizar as páginas usando técnicas de SEO, é essencial para quem deseja atrair maior tráfego qualificado e melhorar a geração de leads.

Uma vez que os leads são atraídos e visitam a sua página, você deve garantir que eles tenham a sua atenção tomada e caminhem pelo funil de vendas.

Aposte em Conteúdos Relevantes

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Com o alto número de informações sobre o mesmo assunto, os clientes passam a ouvir quem fala diretamente com eles.

Logo, precisamos ter estratégias de conteúdo para cada um deles.

A mais eficiente é o Inbound Marketing, que trabalha na produção de conteúdo de maneira indireta e funciona a partir do funil de vendas.

Nele o público é atraído através do material de alta qualidade, você se destaca ao se tornar uma autoridade no assunto e os clientes te procuram no futuro.

Publique textos que convertam

IMG14 - TRÁFEGO CONVERSÃO

E para isto, não adianta somente publicar conteúdos relevantes.

Utilize chamadas criativas para atrair o olhar do leitor e CTAs sedutores a ponto do lead realizar a ação que você deseja.

Conteúdos além do texto

IMG15- TRÁFEGO TEXTO

Invista também na produção e publicação de vídeos, infográficos, áudios e e-books.

Esses formatos não só permitem que a sua marca esteja em diferentes pontos de contato, como despertam a curiosidade do usuário.

Logo, aumentam o tráfego e alavancam o engajamento.

Estratégias nas Mídias Sociais

IMG16 - TRÁFEGO DE MIDIAS

Assim como o investimento nas técnicas de SEO, é indispensável que a sua marca esteja nas redes sociais.

Para isso, olhe o seu público-alvo e veja em quais redes sociais ele está presente.

Direcione os esforços a ela e produza conteúdos de acordo com a sua persona, assim o tráfego social passa a ser uma via de mão dupla.

Invista em anúncios pagos

IMG17 -  TRÁFEGO ANUNCIOS

Como pode notar, existem estratégias orgânicas e de baixo custo para gerar tráfego para o seu site, mas o resultado pode ser mais demorado.

Se deseja alcançar bons resultados em pouco tempo, uma alternativa são os anúncios pagos.

Eles podem aumentar o número de visitantes, a relevância da sua marca e divulgar o seu site para o público.

Para fazê-los, basta pagar um valor para que uma publicação ou link se destaque na plataforma.

Pense nisso na hora de lançar o seu site no mercado, ou comunicar alguma ação específica.

Os resultados podem ser muito vantajosos!

Conclusão

Notamos que além do tráfego pago, existem diferentes tipos de tráfego para a sua estratégia.

O importante é que os fluxos que chegam até o seu site, sejam de qualidade e alcancem o público certo para o seu negócio.

Por isso, não meça esforços para criar conteúdos, utilize as estratégias de SEO e divulgue postagens autênticas nas mídias sociais.

Ao mensurar os resultados, o Google Analytics pode ajudar a traçar estratégias ainda mais sólidas.

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